
Como escolher uma Smart TV para sua casa
Quando as Smart TVs surgiram, elas eram equipamentos pouco acessíveis, porém, atualmente, mais opções surgiram no mercado, tornando-as mais populares entre os consumidores. Nós do Simplifica sabemos que, com tantos modelos de televisão disponíveis, pode ser difícil encontrar o certo e, por isso, preparamos este guia sobre como escolher uma Smart TV. Confira!
Principais critérios para escolher uma Smart TV
Veja a seguir uma lista com alguns dos principais critérios para analisar quando for decidir qual Smart TV comprar:
1. Tamanho da tela de acordo com o seu ambiente
Um dos principais fatores a se considerar na hora de escolher uma Smart TV é o tamanho da tela, uma vez que, se seu espaço for pequeno, não será possível colocar uma televisão muito grande nele. Já um espaço muito amplo com uma televisão muito pequena pode gerar uma estética desarmoniosa.

Além disso, o tamanho da tela impacta na distância ideal na qual o espectador deve ficar para ter uma boa experiência. Por exemplo: uma TV grande exige que as pessoas fiquem a uma distância maior da tela para conseguir ver as imagens por completo, enquanto uma TV menor permite que os espectadores se sentem mais próximos a ela.
2. Resolução da tela: HD, Full HD, 4K ou 8K
Outro detalhe importante a considerar na hora de escolher seu televisor é a resolução de imagem que ele oferece. Isso porque de nada adianta ter uma grande tela se a qualidade da imagem é baixa, portanto, o aparelho precisa ter pixels (p) suficientes para oferecer ao usuário imagens nítidas e agradáveis. Veja a seguir uma comparação entre as principais resoluções que você pode encontrar em uma Smart TV:

- HD (1280 x 720p): é uma das mais baratas do mercado, sendo encontrada apenas em modelos menores e/ou mais simples;
- Full HD (1920 x 1080p): é encontrada em modelos de médio porte, acima de 38 e abaixo de 50 polegadas, garantindo uma imagem mais nítida que a HD;
- 4K (3840 x 2160p): ideal para quem busca alta resolução e preço competitivo, já que os custos das telas 4K não apresentam uma grande diferença em relação às Full HD;
- 8K (7680 x 4320p): apresenta preços e qualidade significativamente mais elevados, sendo indicada para quem está disposto a investir em uma experiência de cinema em casa.
Quanto mais pixels uma TV tiver, melhor a resolução e melhor será a nitidez da imagem. Vale lembrar ainda que aparelhos menores entregam bons resultados mesmo quando possuem resoluções mais baixas, já para aparelhos maiores a diferença de nitidez fica mais perceptível quando se altera o número de pixels.
3. Tipo de painel: LED, OLED ou QLED
O tipo de painel é outra característica que influencia na qualidade da imagem exibida pela Smart TV. Os painéis disponíveis no mercado são: LED, OLED e QLED. O modelo LED costuma apresentar um bom custo-benefício, mas pode resultar em pretos menos profundos na imagem e vazamentos de luz. Por outro lado, o modelo QLED oferece contrastes e pretos melhores, embora ainda mantenha vazamentos de luz.
Já o painel OLED oferece cores mais vivas, pretos profundos e alto contraste para as imagens, porém possui custos mais elevados que os modelos anteriores.
4. Sistema operacional e compatibilidade com aplicativos
Para se ter acesso às centenas de aplicativos disponíveis em sua Smart TV e também para conseguir usar de forma fácil as conectividades diversas que ela oferece com outros aparelhos, é necessário que a TV tenha um bom sistema operacional (SO). Então, é necessário levar em conta esse fator na hora de escolher uma Smart TV, especialmente se você é uma pessoa que tem pouca afinidade com tecnologias digitais.

Os principais sistemas operacionais encontrados atualmente são o Android TV, encontrado principalmente em aparelhos Sony e TCL, o WebOS, exclusivo da LG, o Tizen, exclusivo da Samsung e o Roku TV, presente em aparelhos das marcas Philco, TCL e AOC.
5. Taxa de atualização e desempenho para games e esportes
Se você pretende usar sua Smart TV como monitor para o PC gamer ou para assistir a esportes que ocorrem ao vivo, a taxa de atualização e desempenho, medida em Hz, pode fazer uma grande diferença para você. Os modelos mais tradicionais costumam apresentar uma taxa de 60Hz, sendo ideais para uso comum. Já os modelos com 120 Hz tornam as imagens mais fluidas, sendo ótimos para jogos e esportes.

6. Conectividade: entradas HDMI, USB e Wi-Fi
A principal vantagem da Smart TV é sua conectividade com a internet, que pode ocorrer apenas via cabo, Wi-Fi ou de ambas as formas. Além dessa forma de conexão, as Smart TVs podem apresentar entradas HDMI e USB, que permitem o uso de aparelhos como computadores, pen drives, videogames, DVDs e Blu-rays. Por isso, se você pretende usar algum desses equipamentos em sua TV, confira se ela apresenta as entradas necessárias.

Recursos extras que fazem a diferença na experiência com a Smart TV
Atualmente, é possível encontrar recursos que alteram significativamente a experiência com uma Smart TV e, por isso, devem ser considerados na hora de escolher o aparelho certo para você. Um deles é a possibilidade de integração com equipamentos que tornam uma casa inteligente, como assistentes de voz que ligam e desligam a TV. Outro recurso é o tipo de áudio emitido pelo equipamento, que pode colaborar para uma maior imersão nos filmes e nas séries.

Para escolher uma Smart TV, é importante que você considere aspectos técnicos do produto, as necessidades de uso que você tem e o orçamento disponível. Assim, é possível garantir que o aparelho cumprirá bem a função que você quer dar para ele.
Agora que você já sabe como escolher a televisão certa para você, acesse o site do eFácil e garanta já sua Smart TV ideal!
Comentários (1)
Tenho 69 anos e estou muito confusa para comprar uma nova smart tv. A minha tem panassonic 55 polegadas estragou e ela ate e nova, mas não compensa arrumar. E nem cabe no meu carro para eu levar para fazer orçamento. Tenho uma Sony de 32 polegadas mas nao atualiza ou instala os aplicativos por falta de suporte.
Gostaria de uma de 43 polegadas para eu assistir netflix e globoplay. Gosto de filmes, mas quero uma tv mais barata pois sou aposentada, tambem quero uma tv menos complicada para entender e que tem vida mais longa.
PODE ME AJUDAR?