Vem saber o que é Vermute, tipos e drinks com a bebida!

Vem saber o que é Vermute, tipos e drinks com a bebida!

várias taças com drinks feitos com vermute e frutas

A coquetelaria é um universo fascinante, cheio de bebidas alcoólicas que carregam histórias centenárias, fazem sucesso na mão de figuras famosas e até hoje têm seu espaço em bares do mundo todo, sejam apreciadas em sua pura forma ou como ingredientes de coquetéis clássicos que agradam os mais variados paladares.

Uma dessas bebidas é o Vermute, com nome um pouco desconhecido para muitos, mas que você com certeza já viu por aí e até já provou, já que seu sabor especiado e aromatizado o tornou um elemento indispensável na receita de diversos drinks por aí.

Hoje no Simplifica nós vamos fazer um raio-X completo desse componente único e tão importante no mudo da mixologia, contando o que é o Vermute, explorando seus tipos principais e mostrando 3 receitas de drinks clássicos feitos com ele. Continue a leitura e saiba mais!

O que é e qual a origem do Vermute?

O Vermute, ou Vermouth como também é conhecido, é uma bebida alcoólica fermentada a base de vinho (cerca de 70 – 80% da composição) e aromatizada com infusões de ervas e especiarias, como canela, cravo-da-índia, cardamomo, noz-moscada e, além de açúcar.

A quantidade e presença de cada um desses ingredientes complementares varia conforme a marca que o fabrica, mas um componente é indispensável nessa receita: o chá de losna artemisia, um botânico também presente no Absinto e que, em alemão, se chama Wermut — nome que deu origem ao Vermute.

Não se sabe a exata origem desse drink, já que vários países da Europa e Ásia possuem o hábito milenar de criar fermentações de vinho com botânicos e condimentos que potencializam sua qualidade digestiva. O que se sabe até hoje é que essa bebida se popularizou na Itália em 1786, com o surgimento da empresa Carpano, que até hoje é referência na sua fabricação.

Logo, outras marcas também apresentaram suas próprias versões do Vermouth, sendo uma delas a também italiana Martini, que ficou tão famosa que batizou algumas das receitas mais clássicas e requintadas do mundo da coquetelaria com seu nome. Com sua história centenária, não é de se surpreender que até hoje ele seja um dos principais elementos do mundo da mixologia.

Quais os principais tipos de Vermute?

Existem diferentes tipos de Vermute que se diferenciam pela cor e natureza do próprio vinho (suave ou seco), além da quantidade de condimentos e botânicos presentes em sua infusão. Das diversas variações dessa bebida, as que mais se destacam são:

várias taças com drinks feitos de vermute

  • Dry: de característica seca, feito com vinho branco;
  • Bianco: de característica suave/doce, feito também com vinho branco e açúcar;
  • Rosso/Clássico: suave/doce, feito com vinho tinto e caramelo;
  • Rosé: suave/doce, feito com vinho rosé e açúcar;
  • Put Mes: de caráter seco, feito com vinho tinto.

É possível tomar Vermute puro?

Sim, é possível tomar Vermute puro, principalmente como aperitivo antes das refeições para abrir o apetite, ou como digestivo logo após elas. Mas ainda assim, é mais comum vê-lo como ingrediente de coquetéis, pois seu sabor característico se torna mais suave quando misturado a outras bebidas, sendo mais agradável para quem não gosta de drinks muito doces ou fortes.

Como fazer coquetéis com Vermute? 3 receitas clássicas!

Se depois desse raio-X completo sobre essa bebida tão única, você só consegue pensar experimentar as diferentes possibilidades que essa bebida proporciona, não se preocupe! Separamos 3 receitas clássicas de drinks com Vermute para você conhecer e se tornar o mestre da mixologia, acompanhe:

mulher na piscina tomando drink de laranja 1. Dry / Dirty Martini

Sabe aquele coquetel super requintado com azeitona no topo, dos tipos que vemos em filmes? Esse é o Dry Martini, um preparo simples e levemente forte de Vermouth e Gin que pode ser bebido “puro” ou na versão Dirty — uma variação amada por alguns e não tão querida por outros devido ao elemento um tanto peculiar que é adicionado à receita. Veja como fazer as duas alternativas:

taça com martini e azeitonas na bordaINGREDIENTES (1 porção):

  • 50ml (1 dose) de Gin clássico;
  • 20ml (cerca de 1 colher/sopa cheia) de Vermute Dry;
  • Cerca de 3 azeitonas;
  • Cubos de gelo;
  • (Para o Dirty: 10ml de água da conserva da azeitona).

MODO DE PREPARO:

  1. Deixe a taça onde o drink será servido gelar, seja com gelo ou dentro da geladeira;
  2. Junte todos os ingredientes (exceto a azeitona) em um copo grande, ou jarra;
  3. Com uma colher bailarina (usada por bartenders), mexa o líquido no sentido horário, dando cerca de 10 voltas completas;
  4. Repita o processo, agora no sentido anti-horário;
  5. Coe o drink dentro da taça onde ele vai ser servido — lembre-se de jogar o gelo fora antes;
  6. Junte as azeitonas com um palito de dente e coloque sobre a bebida como guarnição.

Se você preferir, é possível trocar o Gim por Vodka para deixar o coquetel com um sabor mais neutro. A guarnição de azeitonas também pode ser trocada por um twist de casca de limão-siciliano, que fica melhor ainda se for previamente passado na taça para aromatizá-la.

Leia também: Como fazer Gin Tônica: 7 receitas incríveis!

2. Manhattan

Requintado e imponente, o Manhattan é outro da lista de queridinhos dos happy hours mundo afora e ganhou fama como um dos drinks preferidos do mafioso Al Capone. E não por menos: ele é uma mistura sofisticada de Vermute e whisky Bourbon, veja como preparar:

INGREDIENTES (1 porção):

  • 50ml (uma dose) de whisky;
  • 25ml (meia dose) de Vermute Dry;
  • 25ml (meia dose) de Vermute Bianco;
  • Cerca de 2 gotas de Angostura bitters;
  • Gelo;
  • cereja em calda — 2 já bastam.

MODO DE PREPARO:

taça com drink manhattan e pedaços de cereja na borda

  1. Separe a taça onde a bebida vai ser servida com bastante gelo, assim como no preparo do Dry/Dirty Martini;
  2. Junte todos os ingredientes (exceto a cereja) em um copo largo;
  3. Mexa tudo, seguindo o mesmo processo do passo 3 do Dry/Dirty Martini;
  4. Coe a bebida dentro da taça (sem o gelo) e adicione as cerejas em calda como guarnição.

Leia também: Top 7 melhores whiskys: veja qual é o melhor para comprar!

3. Negroni

Um dos coquetéis preferidos dos italianos, o Negroni se popularizou no mundo inteiro como aperitivo e é ideal para quem curte um drink de sabor amargo, já que é feito também com Campari. Veja como prepará-lo:

copo de vidro com drink negroni com laranja em cimaINGREDIENTES (1 porção):

  • 25ml de Gin;
  • 25ml de Campari;
  • 25ml de Vermouth Rosso/Clássico;
  • Cubos de gelo;
  • 1 fatia de laranja.

MODO DE PREPARO:

  1. Em um copo grande, adicione todos os ingredientes (exceto a fatia de laranja);
  2. Mexa bem com uma colher tipo bailarina;
  3. Com a ajuda de uma peneira fina, coe em um copo de whisky e adicione cubos de gelo a gosto;
  4. Coloque a fatia de laranja por cima (como guarnição) e sirva.

Agora que você sabe tudo sobre Vermute, adquira o seu e convide a galera para apreciar tudo o que essa bebida tem a oferecer de requinte e personalidade.

E se você curtiu esse conteúdo e quer continuar aprendendo sobre drinks, aproveite para conferir nosso post de coquetéis com espumante, com 8 receitas cheias de sofisticação que vão surpreender. Até a próxima!


Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *