Aprenda a decorar 7 ambientes com pé direito duplo
Sinônimo de imponência e luxo, o pé direito duplo está presente na arquitetura desde a Antiguidade, principalmente em mansões e castelos, e vem se mostrando um dos grandes desejos de muita gente em busca do lar perfeito!
Só que, ao se deparar com todo o espaço extra que ele traz, é normal que surjam dúvidas quanto a melhor forma de personalizá-lo sem acabar pesando no visual. Afinal, com tanta amplitude, é impossível não querer aplicar os elementos dos seus estilos de decoração preferidos do chão ao teto, não é mesmo?
Mas calma, pois a missão de embelezar essa grande construção não precisa ser complicada — se você tem os truques certos em mãos, é claro. É por isso que hoje nós, do Simplifica eFácil, chegamos com 7 dicas de como decorar o pé direito duplo, da casa inteira a cômodos específicos, para te inspirar a transformar seu lar do jeito que sempre quis. Acompanhe a leitura para saber mais!
Afinal, o que é o pé direito duplo?
De forma simples, o pé direito duplo indica a altura interna duplicada de uma construção, com base na distância entre o chão e o teto, que tem, em média, de 5 a 8 metros — isso considerando que a versão normal dessa medida tem, por padrão, 2,70 m.
Esse tipo de arquitetura costumava ser comum apenas em prédios industriais, comerciais, salões de festas e mansões. Foi só no meio da década de 60 que o conceito ganhou espaço em casas e apartamentos, já que muitos prédios de indústrias se tornaram residenciais com o crescimento do mercado imobiliário nas grandes cidades.
Dentre as vantagens que fazem a galera investir nessa estrutura numa reforma residencial, o frescor e a luz natural são os grandes destaques, já que trazem mais conforto e aconchego sem que a gente tenha que investir muito por isso. Por outro lado, muitos torcem o nariz para o conceito, por conta da dificuldade de manter ou de limpar objetos instalados no teto, por exemplo.
Mas amando ou odiando, fato é que esse conceito veio para ficar e, para quem gosta, saber decorá-lo perfeitamente é a garantia de um lar muito mais convidativo.
Como decorar o pé direito duplo? 7 ambientes para se inspirar
Ao fazer uma decoração com pé direito duplo, o segredo está em encontrar o equilíbrio entre aproveitar bem a lacuna sem pesar no visual com o excesso de objetos pêndulos e/ou cores nas paredes. Para te ajudar, separamos dicas práticas para 7 espaços, olha só:
1. Decoração de apartamento e casa com pé direito duplo
Encontrou uma casa com pé direito duplo, mas não sabe como deixá-la ambientada? Nossa dica é investir na troca parcial ou total da parede mais ampla por vidros voltados para um jardim. Com isso, você ganha uma vista digna de casas de campo ou praia, com luminosidade natural para qualquer um do lado de dentro e integração entre as áreas internas e externas. Aliás, o quintal pode começar dentro do lar, com plantas amplas que podem ser criadas em interiores!
Já em apartamentos, esse tipo de estrutura é perfeita para otimizar o espaço com a construção de um mezanino, seja para acrescentar mais um quarto, área comum ou escritório. A escada pode ser feita de forma reta ou em espiral — perfeita para rodear um belo lustre ou acomodar um armário para organizar utilidades domésticas e objetos de uso pessoal com facilidade.
2. Decoração de cozinha com pé direito duplo
Se você tem uma cozinha com pé direito duplo, a decoração fica incrível com uma bela coifa suspensa, digna de restaurantes cinco estrelas, instalada sobre uma uma ilha para receber família e amigos. Ah, e você pode aproveitar o espaço ao redor para adicionar estruturas metálicas que acomodem taças e garrafas, criando uma adega suspensa super diferenciada!
3. Decoração de sala com pé direito duplo
As salas com pé direito duplo são relativamente comuns em casas modernas e oferecem diversas possibilidades quando o assunto é decoração. Se você é um leitor assíduo, essa pode ser a oportunidade perfeita de construir uma mega estante de livros com uma escada corrediça, a qual você pode levar de um lado ao outro para escolher o próximo título a ler.
Para os cinéfilos, esse ambiente permite investir em um telão + projetor para substituir o televisor nos finais de semana, reunindo toda família para aquela sessão exclusiva de cinema em casa. Ah, e a amplitude do ambiente também cria uma acústica incrível para você adicionar seu aparelho de áudio dos sonhos a esse combo.
Faltou algo? Então, aproveite para conhecer ainda mais formas de embelezar esse ambiente com nossas 5 dicas de como decorar a sala de estar com truques para escolher os móveis e até as paletas certas de cores!
4. Decoração de quarto com pé direito duplo
Ter um quarto com pé direito duplo é perfeito para dar total personalidade ao ambiente sem interferir na decoração de toda casa.
Se o cômodo for de um casal ou adulto que mora sozinho, uma boa ideia é investir num mural personalizado, seja com pintura direta na parede ou colagem de pôsteres e/ou quadros. Ah, e você ainda pode intercalar essa arte única com janelas para criar um jogo de luzes e cores super sofisticado — especialmente se o artista usar o círculo cromático!
Já nos quartos infantis, é possível criar uma espécie de mezanino com a cama na parte superior e aproveitar todo piso do cômodo para lazer e estudos, com uma boa escrivaninha e equipamentos de informática, estante com livros, brinquedos e afins.
5. Decoração de banheiro com pé direito duplo
A decoração de banheiro pode não ser, exatamente, a primeira coisa que temos em mente quando pensamos em ambientes com pé direito duplo, mas você pode se surpreender com as possibilidades que ela oferece.
Uma das nossas ideias preferidas é a construção de um jardim de inverno próximo ao box, onde você pode colocar plantas que se dão bem com a alta umidade, como peperômias, avencas, jiboias e samambaias. Essa instalação traz uma luminosidade natural ao ambiente, o qual tende a ser um dos mais “escuros” na casa, e, de quebra, garante toda água que a vegetação precisa para crescer.
6. Decoração de fachada com pé direito duplo
Chegando na área externa da casa, que tal aproveitar a fachada com pé direito duplo para investir numa parede texturizada? Nossa dica é apostar nos cobogós — aqueles tijolinhos vazados, clássicos da arquitetura brasileira, que ajudam a criar mosaicos naturais com a luz e já dão uma estética diferenciada ao espaço, sem que você tenha que gastar muito com a obra.
7. Decoração de área de lazer com pé direito duplo
Por fim, a área de lazer com pé direito duplo também pode ter sua cara com os elementos certos. Uma boa ideia é criar um arco de vigas, de madeira para os rústicos ou concreto para os modernos, para adicionar personalidade sem impedir a ventilação — tão importante, considerando os preparos feitos na churrasqueira, por exemplo.
Aliás, é possível aproveitar essa estrutura para criar um jardim vertical ou, até mesmo, adicionar plantas suspensas, que ajudam a purificar e a refrescar a área de forma orgânica e super charmosa.
E aí, curtiu as dicas de como decorar com pé direito duplo? Agora, é só escolher as ideias que mais têm a ver com o lar dos seus sonhos e torná-las realidade. Ah, quer ainda mais inspirações para deixar seu espaço completo? Então, aproveite para conferir nossas 6 dicas de decoração para área de churrasco, seja em casa, na chácara ou em qualquer outro lugar!
Deixe um comentário