Congelando para evitar o desperdício
Quem pode dizer atualmente que o trabalho, estudo e os compromissos do dia a dia não nos impedem de fazer uma refeição em casa e com qualidade? Isso nos traz problemas na hora de manter uma alimentação saudável, que depende muito do que consumimos diariamente.
Mas existe um outro problema: a falta de tempo resulta, muitas vezes, em alimentos indo para o lixo. Ainda bem que há uma saída para isso, afinal, podemos evitar esse desperdício e ainda ganhar tempo e praticidade para preparar os alimentos com uma atitude muito simples: congelando.
Frutas e vegetais devem fazer parte de nosso cardápio de duas a três vezes por dia, porém, na correria da rotina, fica difícil se alimentar corretamente. O processo de congelamento nos dá mais tempo para programar o uso desses alimentos, além disso, se preparada com antecedência, levar uma fruta para o trabalho ou faculdade fica muito mais fácil.
O congelamento de alimentos é simples, porém, para manter todas as suas propriedades, devemos tomar alguns cuidados. Para lhe ajudar, separamos algumas dicas infalíveis para congelar tudo, mas sem perder nenhum nutriente. Confira:
Frutas
Com exceção da banana e da pera d’água, todas as frutas se adaptam muito bem ao processo de congelar e descongelar. O segredo é lavá-las muito bem, secar, descascar (as que necessitarem), retirar as sementes, picar ou ralar e embalar da forma mais conveniente para a sua utilização.
As frutas podem ser congeladas in natura, cozidas, em calda ou purê. Cada preparo altera o tempo de validade do alimento após ser congelado, mas a praticidade do produto é um alívio para quem vive um dia a dia agitado.
Frutas que escurecem não devem ser congeladas inteiras, como abacate, maçã, nectarina e pêssego. Para isso, após lavar e picar, acrescente uma colher de sopa de limão antes de congelar. O ácido fará com que ela fique com a coloração natural após ser descongelada.
É indicado que as frutas sejam descongeladas em temperatura ambiente ou na geladeira por, no máximo, 4 horas.
Vegetais
As leguminosas, diferente das verduras que serão consumidas cruas (como alface, por exemplo), podem ser congeladas sem problemas. Para manter os nutrientes, os vegetais devem ser branqueados (ou escaldados) antes do congelamento, para evitar perda cor, textura e sabor, além de facilitar o preparo de pratos após descongelar.
O processo é simples: cozinhe-os até que fiquem al dente antes de levá-los ao freezer. A proporção é de um litro de água para cada 100g de vegetais e o tempo de cozimento varia de acordo com a textura do alimento. Após branqueá-los, retire os vegetais da água quente e coloque-os em água com gelo, para interromper o processo de cozimento. Em seguida é só escorrer e congelar.
Temperos e ervas
Os temperos como salsinha, cebolinha, coentro, salsa e hortelã podem ser congelados em infusão de azeite ou óleo, o que facilita a utilização para preparar pratos salgados.
O processo é o mesmo: lavar, secar e picar as ervas. Em seguida é só acrescentar o azeite ou óleo ao ingrediente já picado e separar em pequenas porções. Uma boa dica é utilizar as forminhas de gelo para congelar todos os seus temperos frescos.
Se preferir congelá-los in natura, lave, seque e pique, coloque em embalagem própria e leve ao freezer.
Carnes e embutidos
As carnes, brancas e vermelhas, precisam ser congeladas frescas e não devem ser temperadas antes do congelamento, para evitar a proliferação de bactérias ou contaminação do alimento.
Elas devem ser limpas, fatiadas ou picadas e separadas em porções, para facilitar a utilização depois.
Embalagens para congelamento
As opções de embalagens para congelar alimentos são muitas. Porém, o mais importante é que elas deve ser fechadas hermeticamente e, de preferência, sem que o alimento fique em contato com o ar (a chamada embalagem à vácuo).
Potes com tampa, vidros, plásticos aderentes ou sacos plásticos próprios para congelamento podem ser utilizados dentro das condições citadas acima. O ideal é que você adapte sua escolha ao espaço do seu freezer, assim é possível se organizar.
Etiquetas de controle
Independente do recipiente escolhido para congelar seus alimentos, é indicado etiquetar todos eles para ter maior controle da validade de cada um. Você pode fazer etiquetas a mão, imprimir alguns modelos ou personalizar os seus.
Olho no freezer
Para congelar seus alimentos com segurança, você deve ficar atento à temperatura do seu freezer, que NUNCA deve estar acima de 15ºC negativos (-15°C).
Antes de mais nada, seu freezer ou congelador deve estar bem limpo, para evitar a contaminação dos alimentos. Se for necessário fazer o degelo, retire tudo de dentro dele (incluindo prateleiras, bandejas e formas), espere todo o gelo derreter, retire a água que se formou e comece a limpeza.
O ideal é fazer uma mistura de água morna com vinagre branco ou com bicarbonato de sódio (2 colheres de sopa de bicarbonato para cada litro de água), umedecendo um pano limpo no preparado e passando em todos os locais do freezer, incluindo o teto, as laterais e o fundo. Lave com água e sabão os acessórios, seque bem e devolva ao freezer. Em seguida é só religar na tomada e começar a congelar seus alimentos.
Com essas dicas fica mais fácil evitar o desperdício de alimentos e manter uma alimentação mais saudável. Gostou? Então comente!
Deixe um comentário