Ragu, um molho aprimorado pelo tempo
Se existe uma coisa que faz toda a diferença na cozinha é o tempo. Talvez por isso que o ragu seja o rei da culinária em todo o mundo, mesmo sendo um prato que é tão saboroso quanto é simples. Na verdade, a única coisa que o faz tão especial é exatamente o tempo, que parece amadurecer seu incrível sabor e deixar na boca a sensação de comida de vovó.
O ragu é basicamente um molho, porém não deve ser reduzido a isso. Aliás, redução é a palavra exata. É ela que transforma um molho simples em um saboroso e grosso caldo a base de proteína, cozido lentamente e por, no mínimo, 3 horas, que dá a qualquer prato um ar sofisticado.
Ideal para acompanhar massas e risotos, o ragu pode ser utilizado também como base para caldos e sopas. As proteínas variam, indo de uma suculenta carne de pato até o apreciado cordeiro, deixando espaço para linguiças, carne de porco, frutos do mar e até cogumelos.
Para nos mostrar essa maravilha da culinária italiana, convidamos a nutricionista Alessandra Dantas que nos ensinou 5 receitas de ragu, aproveitando todo o seu lado nutritivo e delicioso. Confira.
Ragu de Carne
Ingredientes
600g de contra filé picado em cubos
700ml de água
3 cebolas picadas
5 dentes de alho amassados
1 xícara de 3 chá de ervas frescas (tomilho, sálvia, manjericão) e orégano
2 cravos da índia
4 folhas de louro
1 alho poró picado
2 cenouras raladas
2 talos de salsão sem folhas picados
1 kg de tomates picados sem pele e sem sementes
2 colheres de sopa de açúcar
1 garrafa de vinho tinto seco
340g de extrato de tomate
50g de bacon
2 colheres de sopa de caldo de carne
2 colheres de sopa de sal
2 colheres de sopa de molho inglês
1 colher de chá de pimenta calabresa
80ml de azeite
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o azeite, a cebola, o alho, a cenoura, o salsão, as ervas, o bacon, os cravos, o louro, o alho poro, o caldo de carne e tempere com o sal e a pimenta calabresa. Refogue em fogo baixo, mexendo sempre, por aproximadamente trinta minutos e até que os legumes fiquem macios. Adicione o contra filé e refogue até dourar, acrescentando o vinho e cozinhando em fogo baixo, até reduzir a um terço do volume inicial de líquido. Acrescente o extrato de tomate e deixe cozinhar por mais 15 minutos, acrescentando a água e cozinhando até obter um caldo grosso, o que levará de 2 a 3 horas em fogo baixo. A panela deve ser mantida destampada e mexa de vez em quando, para não queimar. Sirva com a massa de sua preferência e um vinho tinto encorpado.
Rende: 8 porções
Ragu de Cordeiro
Ingredientes
1 kg de carne de cordeiro picada em cubos
2,5 kg de tomate pelado
400ml de vinho tinto seco
3 cenouras raladas
1 unidade de alho poró picado
1 talo de salsão sem folhas picado
2 cebolas picadas
3 dentes de alho amassados
100g de presunto cru
80ml de azeite
Sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o azeite, a cebola, o alho, a cenoura, o alho poró, o salsão, o presunto cru e tempere a gosto com sal e pimenta. Refogue em fogo baixo, por aproximadamente trinta minutos, até dourar. Adicione a carne de cordeiro e refogue por mais 5 minutos, até dourar, acrescentando o vinho ao final. Deixe cozinhar em fogo baixo por 10 minutos e acrescente os tomates, cozinhando por mais 2 ou 3 horas, com a panela destampada e mexendo de vez em quando, até obter um caldo bem grosso. Sirva com a massa de sua preferência e um vinho tinto encorpado.
Rende: 8 porções
Ragu de Frango
Ingredientes
900g de peito de frango em cubos
650ml de água
2 litros de molho de tomate caseiro
2 cenouras raladas
1 unidade de alho poró picado
2 cebolas picadas
3 dentes de alho amassados
100g cogumelo shitake
80ml de azeite
1 xícara de chá de ervas frescas (tomilho, sálvia, manjericão)
2 colheres de sopa de caldo de frango
sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o azeite, a cebola, o alho, a cenoura, o alho poró, o cogumelo shitake, as ervas frescas, o caldo de frango e tempere a gosto com sal e pimenta. Refogue tudo em fogo baixo, por aproximadamente trinta minutos, até dourar os legumes e adicione o frango, refogando por mais 10 minutos até dourar. Acrescente o molho de tomate e deixe cozinhar em fogo baixo até reduzir o caldo, o que levara de 10 a 15 minutos. Acrescente a água e deixe cozinhar de 2 a 3 horas em fogo baixo, mexendo sempre e com a panela destampada. Sirva com a massa de sua preferência e um vinho tinto ou branco encorpado.
Rende: 8 porções
Ragu de Toscana
Ingredientes
1 kg de lingüiça toscana
650g tomate picado sem sementes e sem pele
600ml de água
300ml de vinho tinto seco
2 cebolas picadas
40ml de azeite
3 folhas de louro
2 colheres de sopa de caldo de carne
sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o azeite, a cebola, o caldo de carne, o louro e tempere a gosto com sal e pimenta. Refogue tudo em fogo baixo, por aproximadamente trinta minutos e adicione a linguiça, refogando por mais 10 minutos até dourar. Acrescente o vinho e cozinhe em fogo baixo até reduzir o caldo, o que levara de 10 a 15 minutos. Acrescente a água e deixe cozinhar de 1 a 2 horas em fogo baixo, mexendo sempre e com a panela destampada. Sirva com a massa de sua preferência e um vinho tinto ou branco encorpado.
Rende: 8 porções
Ragu de Pato
Ingredientes
1,1 kg de peito de pato
2 litros de água
2 cenouras
1 talo de salsão sem as folhas picado
1 unidade de alho poró picado
2 cebolas picadas
2 dentes de alho picados
150ml de vinho tinto seco
40ml de azeite
3 colheres de sopa de farinha de trigo
½ ramo de tomilho
sal e pimenta do reino a gosto
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o azeite, a cebola, o alho, a cenoura, o alho poro, o salsão, o tomilho e tempere a gosto com sal e pimenta. Refogue tudo em fogo baixo, por aproximadamente trinta minutos e adicione o peito de pato, refogando por mais 10 minutos até dourar. Acrescente o vinho e cozinhe em fogo baixo até reduzir o caldo, o que levará de 10 a 15 minutos. Acrescente a água e deixe cozinhar de 1 a 2 horas em fogo baixo, mexendo sempre e com a panela destampada. Sirva com a massa de sua preferência e um vinho tinto encorpado.
Rende: 8 porções
Com todas essas opções, fica fácil valorizar a sua massa com um ragu saboroso e original. Gostou das dicas? Então comente.
Deixe um comentário