O melhor da culinária argentina
Tão rica quanto exótica, a culinária argentina é muito amada e igualmente comentada em todo o mundo. Seja a trabalho ou lazer, quem visita nossos vizinhos não deixa de fora do roteiro os restaurantes mais tradicionais do país, e nem poderia.
A verdade é que o forte da culinária argentina são as carnes. O leite, incluindo seus derivados como os queijos e o famoso doce de leite também são fundamentais, assim como o vinho, outro dos pilares da gastronomia argentina que não pode ser deixado de fora da lista de coisas que você precisa provar por lá.
Assim como muitos países da América Latina, a culinária da Argentina foi influenciada por diversas outras culturas, principalmente a italiana, a espanhola e a alemã, o que tornou o país um famoso centro de sabores variados. A adaptação de receitas tradicionais de outros lugares do mundo também fazem parte da culinária do país, mas sempre com um toque argentino que faz toda a diferença.
Para entender melhor como a gastronomia da Argentina é sensacional, listamos seus pratos mais tradicionais, para você entender um pouco mais sobre a cultura do nosso vizinho. Confira:
Fainá
A pizza é um tradicional prato italiano que já virou mania em muitos países do mundo, incluindo a Argentina. Porém, como a maioria dos sabores encontrados nas ruas do país, o jeito de comer pizza é diferente. Por lá, o fainá, uma massa de origem genovesa feita com farinha de grão de bico, é servido junto com a tradicional pizza de muçarela (ou qualquer outra que escolha). O jeito certo de comer a estranha combinação é colocar a fatia de pizza sob a fatia de fainá.
Sorrentinos
Assim como os brasileiros, os argentinos também amam massas. Uma de suas variações mais conhecidas das tradicionais pastas italianas são os sorrentinos, grandes círculos de massa, ao estilo dos “raviólis”, recheados de ricota, presunto e muçarela. A massa é normalmente servida com molho vermelho ou branco e acompanhada de um bom vinho.
Assado
Tão tradicional quanto a feijoada brasileira, o asado é a versão argentina do churrasco e é uma verdadeira paixão nacional. Os cortes das carnes variam de acordo com a região, porém a carne de gado é a mais utilizada para criar o delicioso prato. O sabor e a textura dos cortes argentinos é tão especial graças às planícies onde seus animais são criados. Precisando de pouca ou nenhuma força para caminhar, a carne do gado cria menos músculos, o que a torna mais macia, gordurosa e dona de um sabor forte, ideal para as noites frias do inverno Argentino.
Empanadas
De origem árabe, as empanadas dispensam grandes apresentações. O pequeno salgado de massa frita, assada ou folheada é um verdadeiro sucesso entre os turistas, por ser barato e delicioso. Os recheios variam muitos, mas você não pode deixar de provar a empanada argentina tradicional de carne al cuchillo, uma combinação de carne bovina cortada em cubinhos, refogada com cebola, ovo cozido, salsinha e pimenta (bastante pimenta, inclusive).
Choripán (ou chori)
O choripán é praticamente um irmão porteño do nosso já conhecido pão com linguiça. Servido em estádios de futebol e nas ruas das cidades, o sanduíche ganhou diversas versões, apesar da tradicional, com o chouriço argentino, chimichurri (molho feito com alho, salsinha e orégano), pimenta e tomate, ser a pedida certa para quem deseja provar o verdadeiro sabor do chori.
Locro
Ao lado do asado, o locro é talvez um dos pratos mais tradicionais da culinária argentina. O refogado feito com abóbora, feijão branco, milho, batatas, carne, miúdos de boi e porco, cebola e condimentos, é servido comumente em dias pátrios e celebrações familiares. De origem inca, o prato é típico da região dos Andes e muito apreciado em todo o país.
Dulce de leche
Símbolo da boa fama da culinária argentina, o doce de leite está presente em todas mesas de nossos hermanos. De coloração escura, textura mais grossa e sabor forte, o doce de leite argentino é bem diferente do nosso graças à qualidade do leite e à quantidade de açúcar da receita. Por lá o doce é servido como acompanhamento ou recheio de alfajores, pães, bolos, tortas e outras sobremesas, mas nunca é comido sozinho.
E ai, gostou de conhecer melhor a gastronomia do nosso país irmão? Qual prato argentino é o seu preferido? Compartilhe conosco nos comentários.
Deixe um comentário