Como é feito o whisky? Saiba tudo sobre a bebida!

Como é feito o whisky? Saiba tudo sobre a bebida!

copos de whisky com e sem gelo acompanhados de uma garrafa fechada da bebida sobre mesa de madeira

Durante muito tempo, o whisky foi símbolo de status e bom gosto. Apesar de sua origem simples e artesanal, a bebida conquistou muitos fãs e hoje é uma companhia inseparável para muitos apreciadores.

Se você é fã ou deseja escolher um bom whisky para dar de presente, nada melhor do que saber tudo sobre ele, não é mesmo? Por isso, o Simplifica eFácil preparou um conteúdo super completo sobre como o whisky é feito, sua história, principais tipos e muitas outras curiosidades. Vem com a gente para ficar por dentro de tudo!

dois copos de whisky

Qual é a origem do whisky?

Entre 1100 e 1300, a técnica da destilação foi difundida na Irlanda e Escócia e, como as ilhas não possuíam uvas para fazer vinhos, a cevada passou a ser utilizada — levando ao desenvolvimento do whisky.

Nessa época, essa bebida alcoólica ainda não era consumida envelhecida. Isso só ocorreu depois que as pessoas, por acaso, provaram um whisky esquecido num barril de madeira. Hoje em dia, a bebida é consumida apenas após passar por um processo de envelhecimento de pelo menos 3 anos — embora existam opções envelhecidas por até 70 anos!

um copo de whisky

Como é feito o whisky?

O whisky é uma bebida destilada feita de grãos fermentados, restritos exclusivamente à cevada, cevada maltada, centeio, trigo ou milho. Mundialmente apreciada, a bebida faz parte da vida de muitos e é responsável até mesmo por unir amigos em um clube seleto de admiradores que buscam os melhores whiskies já criados.

No Brasil e no mundo, o destilado é rigorosamente regulamentado e seu teor alcoólico varia de 38 a 54% a 20 °C, segundo a legislação brasileira. Além disso, cada classe de whisky é caracterizada pela fermentação dos grãos, destilação e tempo de envelhecimento, e o tipo da madeira do barril em que é armazenado.

Para tornar isso possível, o destilado passa por alguns processos fundamentais, como a maltagem da bebida, a maceração e o cozimento, a fermentação, destilação, envelhecimento, filtragem e armazenamento em garrafas para a comercialização.

uma pessoa servindo copos de whisky

Quais são os tipos de whisky?

Atualmente, existem vários tipos de whisky, como puro malte — feitos 100% com cereais maltados de uma única destilação — e blended — uma mistura de malte puro com destilações feitas a partir de outros cereais não maltados. Mas, além da composição da bebida, há uma distinção caracterizada pelo local de origem de cada tipo de whisky. Conheça:

Whisky escocês

O whisky escocês é um dos tipos de whisky mais famosos. Seu diferencial está na composição, pois é feito apenas com cevada, leveduras e água. Inicialmente, as sementes de cevada passam por um processo de molho até que sejam germinadas. Em seguida, os grãos são levados à torra e preparados para o cozimento e as demais etapas de produção.

A partir disso, surgiu uma grande variedade de whiskies, que podem ser diferenciados conforme os ingredientes levados no preparo da bebida. Dentre eles, estão o single malt, o single grain, o blended, o blended malt e o blended grain.

Em relação às principais marcas, o tipo escocês é conhecido por labels super renomados, como o Chivas, The Glenlivet, Royal Salute e Ardbeg, que passam por processos de maturação de 12 a 21 anos.

Whisky escocês

Whisky irlandês

Assim como o whisky escocês, a versão irlandesa leva apenas grãos, água e leveduras em sua composição. Nesse caso, os principais grãos que compõem o destilado são a cevada não maltada e o milho.

Uma característica clássica do whisky irlandês é a saborização proveniente do uso da turfa durante a torra dos grãos, apesar de que esse processo é empregado apenas em uma variedade seleta da bebida.

Outro diferencial desse tipo é que, enquanto a versão escocesa é destilada apenas 2 vezes, a versão irlandesa passa por uma destilação tripla, que a confere uma textura mais leve, ideal para aprender a degustar whisky. Seus principais tipos são: irish malt, irish grain e irish blended.

dois copos com whisky

Whisky japonês

O whisky japonês é muito semelhante à versão escocesa, já que é preparado com os mesmos ingredientes e destilado 2 vezes. Aqui, um dos principais diferenciais é a água utilizada na produção da bebida japonesa, que vem de fontes naturais de regiões montanhosas do país e minerais responsáveis pela pureza e delicadeza do produto.

Dentre os principais tipos, você encontra o Ji-whisky, o pure malt, o casco mizunara e o oyuwari.  Além destes, há versões de drinks, como o mizuwari, que leva o acréscimo de água gelada ou soda, e o haiboru, composto por água gaseificada e limão, além da base principal com o destilado.

um gelo caindo no copo de um whisky em camera lenta

Whisky americano

Com origem norte-americana, o whisky americano é feito a partir da germinação de milho ou centeio em água quente e, ao contrário dos demais, costuma ser filtrado em filtros de carvão de bordo, e depois é maturado nos clássicos barris de carvalho. Inclusive, na versão americana, o destilado é dividido em dois tipos: o bourbon e o rye.

Se você já provou whisky despretensiosamente em sua vida, é muito provável que tenha sido um do tipo americano. Quer um exemplo? O mais vendido no mundo carrega o rótulo da marca Jack Daniel’s Tennessee Whiskey, mas existem outras marcas amplamente disseminadas, como Maker’s Mark, Buillet, Buffalo Trace, entre outros.

copo de whisky

Quais são os drinks feitos com whisky?

Embora o whisky seja uma bebida feita para a degustação pura, o destilado também pode ser utilizado como ingrediente de diversos drinks com whisky que você precisa conhecer! Conheça as versões mais famosas a seguir:

  • Manhattan: feito com bourbon, vermute e angostura;
  • Whisky Sour: leva whisky, xarope ou açúcar, suco de limão e gelo como ingredientes;
  • Fire Mule: consiste na mistura de whisky de canela, suco de limão, refrigerante de gengibre e gelo;
  • Irish Coffee: feito com whisky, café coado, creme de leite e açúcar;
  • Mint Julep: leva whisky, xarope ou açúcar, gelo e angostura amarga em sua composição;
  • Blood and Sand: consiste na combinação entre whisky, vermute, suco de laranja, licor de cereja e gelo.

Extra: aprenda a preparar um delicioso drink feito com whisky!

Ficou com vontade de tomar um drink feito com whisky? Sem problemas! O Simplifica eFácil consultou Pablo Henrique Soares de Carvalho, barmen do L’Entrecôte de Paris Campinas para saber os segredos do seu famoso Whisky Sour. Confira como preparar o coquetel e compartilhe a receita com seus amigos!

uma taça de whisky com uma coqueteleira

Lista de ingredientes do Whisky Sour

  • 1 dose de whisky;
  • 1 dose de suco de limão;
  • 1 colher de chá de açúcar;
  • Gelo picado à vontade.

Modo de preparo do Whisky Sour

  1. Em uma coqueteleira, adicione o whisky, o gelo, o açúcar e o suco de limão;
  2. Feche o recipiente, vedando-o bem e agite vigorosamente até a mistura se tornar uniforme;
  3. Umedeça a borda de um copo e revista-as com açúcar;
  4. Adicione a mistura no corpo e reserve;
  5. Em seguida, corte uma rodela de limão ou laranja para decorar;
  6. Por fim, sirva o drink imediatamente para preservar a temperatura.

Com tanta praticidade, é impossível ver essa receita e não a preparar em casa como um drink para festas com convidados especiais, não é? Então aproveite todo esse conhecimento adquirido, nossas dicas e desfrute desse destilado com ainda mais sabor. Mas, lembre-se: beba com moderação!

whisky


Share this post

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *