Mantenha a boa forma mesmo durante viagens

Vai viajar e não sabe como manter a boa forma e a dieta? Então confira as dicas que separamos para você.

Viajar é uma delícia. Conhecer novos lugares, novas culturas, descansar… Porém, todos os meses de esforço e alimentação saudável, tudo para manter o organismo em ordem e ter um bom preparo físico, não devem ser desperdiçados com exageros durante sua viagem. Afinal, a intenção é agregar cultura e relaxar, mas sem ter que trabalhar dobrado depois.

Infelizmente, qualquer mudança que afete nossa rotina pode prejudicar o treino e a dieta, mas não é tão difícil se manter saudável durante uma viagem, mesmo que seja longa.

Se você está pensando em viajar, ou se já está de embarque marcado, confira as nossas dicas para manter a boa forma mesmo enquanto estiver fora, para aproveitar sem culpa o melhor da sua viagem.

Pesquise seu destino

Antes de embarcar, é comum fazermos uma pesquisa sobre o local. Aproveite o momento e cheque alguns restaurantes mais saudáveis, parques e praças nos arredores do hotel em que irá se hospedar. Isso vai te ajudar a montar um cronograma de exercícios e programar suas refeições antecipadamente.

De olho na mala

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Quando for fazer as malas, coloque ao menos um tênis para caminhadas ou corridas, além de algumas peças de roupa para se exercitar.

Em seu roteiro, verifique a possibilidade de praticar algum esporte aquático e já inclua os itens necessários na mala.

Alongue-se

Para ter mais disposição para o dia, alongue-se logo pela manhã. O exercício é importante para “acordar” o corpo, aquecer os músculos e despertar completamente.

Hidrate-se e proteja-se

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Durante o corre-corre de um roteiro de viagem, é comum esquecermos de beber bastante água. Para evitar isso, leve na bolsa uma garrafa pequena e, sempre que possível, torne a enchê-la.

Se for consumir algum líquido enquanto estiver fora, ou durante uma refeição, prefira água de coco, sucos naturais e chás.

Outro ponto importante é a proteção da pele. Se as atividades forem feitas ao ar livre, não se esqueça de passar o filtro solar e reaplicá-lo sempre que necessário. Para dias ensolarados, sempre utilize chapéus e bonés.

Evite pular refeições

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Um café da manhã reforçado, um almoço saudável e um jantar leve são essenciais para manter sua dieta e seu corpo em dia. Por isso, mesmo durante a viagem, não descuide da alimentação e evite, ao máximo, desrespeitar os horários corretos de cada uma delas.

Durante os passeios, leve lanches saudáveis, evitando ficar muitas horas sem comer. Boas opções são as barras de cereais proteicas, frutas e biscoitos integrais.

Além disso, preze pelo ritual de uma boa refeição: sente-se confortavelmente, coma à mesa e procure fazer um prato bem completo, com proteínas, carboidratos e muita cor.

Exercite-se

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De forma geral, o ideal é fazer a manutenção do condicionamento físico diariamente, mesmo no período em que estiver fora. Se o hotel onde estiver hospedado possuir uma academia, é só manter o treino regular, da forma como está habituado. Mas, e se você não tiver acesso a uma academia?

Segundo o personal trainer e gerente da Crosfit São Bernardo do Campo, Renan Murta, o ideal é fazer uma rotina de exercícios com o que você tem disponível, sempre focando em alongamento, trabalho de força e treino cardiovascular.

Comece alongando principalmente as partes que irá trabalhar nos exercícios, deixando o aquecimento próximo à atividade real. Os treinos de força podem ser feitos no próprio quarto, com agachamentos, flexões de braço, barras ou abdominais.

Dependendo da estrutura do hotel ou da cidade em que estará, é possível nadar ou andar de bicicleta. Outras boas opções de exercícios em viagens são as caminhadas e corridas, mas, para evitar surpresas desagradáveis, leve uma corda na mala e já garanta uma atividade simples e muito útil para a manutenção da saúde.

Independente da atividade disponível durante a viagem, esteja sempre em movimento. Segundo Renan, o importante é criar uma série de desafios e respeitar seus limites, aproveitando ao máximo seu treino com qualidade. O ideal é estruturar uma rotina de exercícios que obedeça as recomendações de 30 a 60 minutos por dia e aproveitar para relaxar e se divertir.

Seguindo essas dicas é só se planejar e curtir uma viagem incrível. Comente!

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