Aprenda a fazer sobremesas light

Está de dieta e quer aprender a fazer sobremesas light em casa? Então saiba como substituir ingredientes e deixar suas receitas doces menos calóricas. Confira:

Todo mundo adora um doce! Depois do almoço, no lanche da tarde ou para finalizar um saboroso jantar, as sobremesas são indispensáveis na vida de quem gosta de comer e aprecia cada refeição. Mas, como proceder se você está de dieta? Simples, aposte nas sobremesas light!

Isso mesmo, além das comidas light, as sobremesas também podem ser menos calóricas e mais saudáveis. Pode até parecer difícil, mas fazer doces com poucas calorias em casa não é nada complicado. Basta seguir algumas regrinhas para transformar as receitas tradicionais em sobremesas light e muito saborosas.

Quer saber como? Então confira nossas dicas e aproveite para mudar seus hábitos e se manter firme na dieta.

Como fazer sobremesas light

Substitua ingredientes

 Você sabia que pode substituir o chocolate, pelo alfarroba em pó ?

Você sabia que pode substituir o chocolate, pela alfarroba em pó ?

A primeira regra para transformar uma sobremesa calórica em light é substituir alguns ingredientes. Por que não fazer aquela sua deliciosa torta e deixar de fora o chocolate, substituindo-o pela alfarroba em pó que, além de ter o mesmo sabor e cheiro do chocolate, não possui lactose, glúten e nem açúcar?

O mesmo pode ser feito com outros ingredientes, prezando sempre pela substituição dos mais calóricos por opções mais saudáveis, como a baunilha, as frutas e as gorduras boas, como o óleo de coco e o azeite (isso mesmo, dá para usar azeite em sobremesas). Aproveite e substitua o leite comum pelas opções vegetais, como o leite de arroz, de macadâmia e de soja.

Outra opção válida são as oleaginosas, como nozes e castanhas que, apesar de conter óleos, são saudáveis e muito funcionais. Além disso, se não for possível adoçar a sobremesa apenas com os ingredientes naturais, como as frutas e vegetais, opte pelos adoçantes culinários, que contém poucas calorias. Use a imaginação e comece a fazer os testes nas suas receitas favoritas.

Opte pelo light ou diet

Atualmente, é fácil encontrar produtos como creme de leite, leite condensado e até mesmo chocolates light ou diet nos supermercados. Quando a receita precisar realmente destes ingredientes, a opção é incluir as versões light dos produtos, que possuem menos gorduras e açúcares.

Aprenda a saborear os alimentos

Ao consumir alimentos saudáveis, estamos fazendo um bem nosso corpo e também para o nosso paladar

Ao consumir alimentos saudáveis, estamos fazendo um bem nosso corpo e também para o nosso paladar

A verdade é que não adianta nada você preparar uma sobremesa light, com pouca gordura e muito saudável, se o seu paladar não estiver preparado para a diferença de sabor. Afinal, é muito difícil comparar um alimento sem açúcares com outro que está cheio desta substância, pois o sabor não será igual.

Ao consumir alimentos saudáveis, estamos fazendo um bem nosso corpo e também para o nosso paladar, que acaba se viciando nos sabores industrializados e perde as referências de produtos naturais, como frutas, legumes, grãos e vegetais. Por isso é fundamental manter a mente aberta e aproveitar todos os sabores, sem a expectativa de igualar o sabor de receitas comuns às receitas light.

Para te ajudar nesta tarefa, pedimos à nutricionista Alessandra Dantas para criar uma receita fácil e pouco calórica, para você testar em casa. Confira o passo a passo e comece a preparar essa e outras sobremesas light na sua casa:

Receita de sobremesa light | Sorvete de limão e chocolate branco

Essa receita só utiliza ingredientes light

Essa receita só utiliza ingredientes light

Ingredientes

300g de chocolate branco light picado e derretido (sem adição de açúcar)
suco de 4 limões
1 lata de creme de leite light

Rende: 10 porções

Modo de preparo

Bata o chocolate light e o creme de leite no liquidificador por, aproximadamente, cinco minutos. Misture com o suco de limão e leve ao freezer por um período de seis horas. Sirva em taças, decorando com as raspas de limão.

Viu como é simples? Agora é só saborear um sorvete saboroso e pouco calórico na sua casa. Não esqueça de comentar!

Deixe seu comentário