Dicas para o carnaval: Aproveite a folia com saúde

Vai curtir o a folia? Então você precisa de algumas dicas para o carnaval, afinal, manter a saúde mesmo durante a festa é muito importante. Os foliões de carteirinha não veem a hora de sair dançando e cantando pelos blocos do Brasil, mas, na euforia da diversão, muitos se esquecem de tomar cuidado com a saúde e acabam cometendo alguns excessos. O mais comum é com a bebida, mas nessas horas não lembramos que também temos que adequar a nossa alimentação para curtir os festejos sem maiores problemas.

Para você curtir o carnaval sem problemas, separamos algumas dicas de saúde. Conversamos com a nutricionista Vanessa Samico, que listou alguns bons hábitos que devemos adotar para curtir o carnaval e se sentir bem, antes, durante e pós folia:

Dicas para um carnaval com saúde

Antes da folia:

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Como o carnaval acontece sempre no verão, é muito importante beber bastante água. É indicado também ingerir alimentos leves como sanduíches com proteína magra. O frango, os peixes e peito de peru são boas opções. “Evite carnes e embutidos por serem de digestão mais lenta e conterem maior teor de gordura”, indica Vanessa.

Ao preparar o lanche, também evite acrescentar ovos, molhos e maioneses. O indicado é optar por queijos magros como ricota e cottage. Se for tomar leite, prefira os desnatados ou semidesnatados.

Durante:

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Quando aquela fominha apertar no meio do bloco de carnaval, evite ceder às tentações da rua como cachorro quente, hambúrguer e churrasquinhos. Como esses alimentos são, muitas vezes, de origem desconhecida, corre-se o risco de ter uma intoxicação alimentar. Uma boa alternativa são as barrinhas de cereais, por conterem carboidratos e fibras que dão uma energia extra.
Se ingerir bebida alcoólica, procure sempre intercalar o consumo com água e sucos naturais, pois estes, por conterem açúcar em sua composição, evitam o risco de baixa glicemia e desidratação.

Na hora do almoço:

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Se você já está desde cedo no agito, além de beber muito líquido como água e água de coco, para manter a hidratação, precisa dar aquela paradinha para o almoço. A refeição ideal para esses dias é composta por arroz integral, saladas, legumes cozidos e carnes magras como peixes e frango, evitando sempre gorduras, frituras e embutidos como salsicha, salame, mortadela, entre outros.

Depois:

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Se você se excedeu na bebida e acordou no dia seguinte com ressaca, procure manter uma alimentação leve e com muito líquido. Beba muita água, água de coco, chás e frutas como melancia, melão e uva.

Com essas dicas para o carnaval do Simplifica! você já está pronto para curtir a folia com saúde e bem estar! E você, como se cuida nesta época do ano? Comente!

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