O que são alimentos termogênicos?

Quer aproveitar todo o poder de alguns alimentos para agilizar sua dieta? Então confira o que são alimentos termogênicos e como utilizá-los no Simplifica!

bannerHomeLP

Quem nunca ouviu dizer que os alimentos termogênicos podem ajudar a perder alguns quilinhos, dar mais energia e saciedade? Mas, afinal, como saber o que são realmente os alimentos termogênicos? E o principal: quais são esses milagrosos alimentos, onde os encontramos e como podemos utilizá-los na dieta?

Antes de mais nada, é preciso saber que os alimentos termogênicos são um grupo de vegetais, raízes, oleaginosas e grãos que, logo após serem consumidos, aumentam a temperatura corporal. A simples ingestão destes alimentos é capaz de acelerar nosso metabolismo, através do processo de digestão que, nestes casos, necessita de mais energia do nosso organismo.

Propriedades dos alimentos termogênicos

propriedades-dos-alimentos-termogenicos

Os alimentos termogênicos têm a capacidade de acelerar nosso metabolismo por um simples fato: eles são mais “difíceis” de digerir. Seja por aquecer, resfriar ou possuir muitas camadas e/ou cascas, esses alimentos exigem que nosso corpo dispense uma quantidade maior de energia para serem completamente absorvidos, queimando, de quebra, gorduras adicionais e facilitando o emagrecimento.

Porém, engana-se quem pensa que os alimentos termogênicos servem apenas para auxiliar na dieta. Eles são muito benéficos à saúde, ajudando, inclusive, a prevenir e tratar algumas doenças. É importante salientar que gestantes, crianças, pessoas com problemas de hipertensão, enxaquecas e úlceras não devem exagerar no consumo.

ATENÇÃO: Não esqueça de consultar um nutricionista e um médico especialista antes de começar qualquer dieta ou tratamento natural/caseiro.

Mas, quais são os alimentos termogênicos?

mas-quais-sao-os-alimentos-termogenicos

Segundo os nutricionistas, os alimentos termogênicos são aqueles que possuem substâncias como cafeína, capsaicina ou catequina, que lhes confere as propriedades necessárias para aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo quando digeridos.

Entre os alimentos termogênicos mais versáteis e fáceis de encontrar, estão o café, as pimentas, o gengibre, a mostarda, o chá verde e a canela, que podem ser consumidos de várias formas, em receitas deliciosas e cheias de sabor.

Conheça também alguns alimentos que aceleram o metabolismo.

E você, já aproveita todo o sabor dos alimentos termogênicos para melhorar a sua saúde? Compartilhe conosco nos comentários!

Deixe seu comentário