Ar-condicionado e saúde: mocinho ou vilão?

Com a chegada da primavera e do verão, a procura por maneiras de aliviar o calor fica ainda maior. As opções são diversas, desde um simples ventilador até aparelhos mais eficientes como climatizador e ar-condicionado. Afinal, quem não quer aliviar o calor?

Mas um dilema que aflige vários consumidores é em relação aos malefícios do ar-condicionado para a saúde. E o medo fica ainda maior entre aqueles que sofrem de problemas respiratórios como rinites, sinusites e outras. O ar-condicionado realmente faz mal à saúde? Na verdade não. Vamos explicar melhor.

O grande vilão é a falta de manutenção.

Muita gente acaba por culpar o ar-condicionado, se esquecendo da importância da manutenção. É importante sempre limpar os filtros de acordo com o recomendado no manual e se necessário, contratar uma empresa especialista em manutenção de ar-condicionado.

Alguns podem achar essa limpeza desnecessária ou até mesmo inofensiva, mas deixar de lado a manutenção pode trazer problemas seríssimos para a saúde. Quando o ar-condicionado fica muito tempo sem limpeza, ele começa a acumular sujeira, poeira, ácaros e até mesmo bactérias, podendo causar infecções respiratórias que podem levar à morte. É preciso ter mais atenção ainda, quando há presença de crianças, idosos e pessoas com a imunidade comprometida ou que já têm doenças respiratórias.

Como limpar umidificador de ar

limpeza ar condicionado

Ele também pode ajudar?

Hoje, diversos especialistas acreditam que o ar-condicionado também pode trazer benefícios para a nossa saúde. Isso acontece porque ele acaba por filtrar as impurezas do ar, quando está com a manutenção em dia, claro. O argumento é que o ar-condicionado deixa o ar mais fresco, evitando a proliferação de ácaros. Outra vantagem é que ao afastar mosquitos e outros insetos, ele também evita a presença de vírus no ambiente.

Ainda assim, é preciso ficar atento e não abusar. Mesmo limpo, o ar-condicionado reduz a umidade do ar. Uma boa dica para evitar o ressecamento nasal é fazer aplicações com soro fisiológico e claro, tomar bastante água.

beneficios ar condicionado

Você sabe como funciona um ar-condicionado? O aparelho funciona praticamente da mesma forma que uma geladeira. No caso do ar-condicionado, uma substância líquida à base de cloro, flúor e carbono (R-22), se transforma em um gás de baixa temperatura. Explicando de uma forma bem básica, o aparelho suga o ar quente que está no cômodo e libera esse gás “gelado”.

Precisando economizar energia? Comece pela sua geladeira. 

Ar-condicionado portátil é uma boa aposta para imóveis alugados.

A tecnologia evoluiu bastante e hoje já é possível ter um ar-condicionado em casa sem fazer mudanças na estrutura. O ar-condicionado portátil é uma boa opção pra quem mora de aluguel e o proprietário não permite a instalação, ou quem não quer depender mesmo da estrutura do imóvel. Claro que esse tipo de ar não é o mais indicado para todos os casos, vale sempre analisar a sua necessidade. Por exemplo, em ambientes muito grandes, vale apostar em um ar-condicionado split (invertido).

Pensando em comprar um ar-condicionado? A gente Simplifica! Confira.

Deixe seu comentário