Como decorar uma sala? 5 dicas para não errar na decor!

Como decorar uma sala? 5 dicas para não errar na decor!

Familia assistindo TV em um sofá cinza

A sala é aquele tipo de ambiente da casa onde muitos acabam passando boa parte de seu tempo de descanso, seja assistindo uma série, um filme, lendo ou mesmo reunindo amigos e familiares para jogar conversa fora e se divertir. E é exatamente por isso que o espaço precisa ser o mais aconchegante possível, mas sem perder a sua beleza.

É nesse momento que muitas pessoas acabam tendo dúvidas de como decorar com estilo, de como encaixar uma mobília no canto certo e também qual o tipo de decoração é a mais interessante para aquele local. E não são poucas as opções, já que elas podem ser mais coloridas, com pegada moderna, estilo vintage, romântica, rústica e diversas outras.

Pensando em te ajudar a criar uma decoração de sala perfeita, o blog Simplifica do eFácil separou algumas dicas para que você consiga acomodar seus móveis, seus livros, aparelhos eletrônicos e outros objetos decorativos sem dificuldade.

Confira e se inspire!

1. Evite misturar muitos estilos em um lugar só

Seja qual for o seu tipo de estilo, de ambientação ou da pegada visual que você mais gosta, tente sempre manter tudo dentro dessa mesma ideia e evite colocar uma série de outros estilos em um único lugar.

Sala de estar com sofá de couro marrom, poltrona branca e mesa de centro de madeiraEsse tipo de escolha machuca a decoração e traz poluição visual acentuada, prejudicando a estética do cômodo, além de criar confusão entre elementos. Tente ser bem específico limitando essas quantidades e escolhendo itens que combinem entre si.

Por exemplo, se você gosta de algo mais anos 80, procure por bibelôs, porta-retratos e outros objetos que representem a década das cores vibrantes. O mesmo vale para o minimalismo, onde as cores sóbrias e móveis com poucos detalhes se destacam!

2. Observe e escolha com atenção a paleta de cores

Uma forma de equilibrar melhor e manter o espaço sem poluição visual é escolher as cores que serão o destaque do ambiente. Aqui vale de tudo, mas é preciso ficar atento em como essas cores serão distribuídas e como elas podem, ou não, combinar com os modelos das mobílias.

mulher obversando paletas de coresCores vibrantes são ótimas para espaços retrôs, mas não podem ser escolhidas sem critério e sem limite. Escolha uma certa quantidade delas e intercale com tons neutros para não sobrecarregar.

Quer algo mais sofisticado e com um quê mais moderno, aposte totalmente na sobriedade das cores. Azul, verde, cinza, branco, off white, todas essas em tons mais claros são opções bastante interessantes. Elementos como tapetes, vasos, quadros e objetos pessoais que seguem essas linhas também podem fazer parte da decoração.

A nova era do velho: a decoração retrô que você procura com dicas sensacionais!

3. Foque sua atenção na iluminação ideal para a sala

Cores e luzes, as duas juntas são elementos inseparáveis quando se fala em decoração, já que uma coisa não pode existir sem a outra. Por isso, aposte sem medo na luz natural e em cores que consigam refletir bem esse tipo de iluminação em casos de janelas pequenas. Procure também instalar lâmpadas que consigam reproduzir ou se somar em caso de necessidade.

Sofá azul com almofadas estampadas Luminárias, lustres e abajures espalhados pelo ambiente são opções super válidas e que ainda podem fazer parte do estilo de decoração escolhido para o ambiente. E não importa a sua escolha de estilo aqui, uma iluminação bem acentuada e distribuída combina com tudo.

4. Escolha seu sofá e rack do tamanho certo

Os dois principais móveis de uma sala de estar, tanto o sofá quanto a estante/rack de TV precisam estar totalmente de acordo com o tamanho de sua sala. Em casos de cômodos pequenos, um sofá de 2 ou 3 lugares pode ser o ideal e, se você quiser ainda mais aproveitamento do espaço e trazer mais funcionalidade ao móvel, um sofá retrátil acaba sendo a aposta perfeita.

Sala de estar com sofá cinza, mesa de centro, lareira e armario branco Para ambientes maiores e com amplitude, uma boa solução são dois modelos idênticos do mesmo sofá posicionados um em frente ao outro. Caso queira apenas um, poltronas e puffs podem ajudar a completar e dar apoio ao ambiente.

No caso das estantes/racks, o móvel precisa ter um tamanho adequado para o local onde será instalado e também do tamanho da TV que será usado sobre ele, seja apoiada ou fixada na parede. Procure um modelo que tenha amplitude de superfície para que você tenha mais opções em relação aos itens de decoração.

Faça você mesmo: saiba como colocar TV na parede de forma simples e muito fácil!

5. Completa a decoração com plantas

Decorar a sala com plantas é uma estratégia bastante eficiente e funcional em vários pontos. Além de super saudável, já que ajudam a diminuir a temperatura do espaço em dias mais quentes, purificam o ar, trazem aquela sensação gostosa de frescor e também são muito elegantes.

Sala de estar com sofá cinza, tapete colorido, mesa lateral de ferro e poltrona cinzaElas podem ser posicionadas em locais de “sobra” da sala, por exemplo, ao lado do sofá, no rack de TV, na estante de livros, nas janelas e até penduradas no teto, ajudando a completar a decoração.

A escolha das espécies também é bastante livre, podendo ser vegetação apenas verde ou com flores. Mas tenha atenção quando as exigências da planta, já que elas necessitam de tratamentos e cuidados diferentes, como baixa ou alta iluminação natural, rega constante ou rega em períodos.

Gostou de nossas dicas de decoração para a sala de estar? Quer saber mais sobre decoração interna e como deixar a sua casa ainda mais linda? Então descubra com o blog Simplifica do eFácil quais são as maiores tendências para decoração de quarto de casal e faça do seu lar um lugar ainda melhor de se viver!


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.