Como escolher a melhor máquina de lavar para a sua casa

Está na dúvida sobre qual a melhor máquina de lavar para as suas necessidades? O Simplifica! te ajuda a escolher a certa para você

A lavadora de roupas é um eletrodoméstico indispensável para o lar, mas, na hora de eleger a ideal para as suas necessidades, como decidir qual a melhor máquina de lavar?

Criada para facilitar o processo de lavar roupas, as lavadoras são consideradas verdadeiros anjos dentro de uma casa. Elas otimizam e muito o nosso dia a dia, afinal nem todo mundo tem tempo de lavar cada peça de roupa separadamente. E, com o avanço da tecnologia, fica cada vez mais complicado escolher a melhor máquina de lavar para a nossa casa, já que existem diversos modelos e funcionalidades.

Pra começar, escolher a máquina ideal precisa ser um processo consciente. Deve-se levar em conta a capacidade, o tamanho, o consumo de energia, programas, tipos de abertura, painéis, controles e, principalmente, a sua necessidade.

Parece impossível chegar a uma conclusão? Acalme-se! O Simplifica! organizou algumas informações importantes que vão te ajudar a escolher a melhor máquina de lavar de acordo com o que você precisa. Confira:

Dicas para escolher a melhor máquina de lavar

Como já dissemos, existem diversas variações de lavadoras no mercado. Pra te ajudar a escolher a melhor, vamos te explicar as principais características de cada uma delas e suas funcionalidades:

Abertura

O primeiro passo para escolher uma lavadora é decidir qual o tipo de abertura que deseja. Existem dois tipos: a que tem o eixo vertical, com abertura em cima, ou a horizontal, com a porta na frente.

melhor-maquina-de-lavar

As máquinas mais comuns no Brasil são as com eixos verticais, que tem a abertura na parte superior. A vantagem é que é possível abrir a lavadora em qualquer momento do ciclo de lavagem, facilitando o acesso a ela, a qualquer momento.

Já nas máquinas com eixo horizontal não é possível interromper o ciclo de lavagem para colocar mais roupas, pois, para fazer isso, é necessário que a máquina esteja vazia. Outro ponto a ser considerado é o tamanho da área de serviço, pois a porta na frente precisa de espaço para abrir e fechar. Além disso, algumas lavadoras com eixos horizontais funcionam como secadoras também.

Sistema de acionamento

Existem dois tipos de acionamento para as máquinas de lavar:

Automática

As máquinas de lavar que possuem o acionamento automático realizam todo o processo de lavagem, incluindo a centrifugação, dessa maneira deixando as roupas quase secas no final.

Pra quem tem pouco espaço, principalmente para a secagem das roupas, esse sistema de acionamento pode ser bem eficaz.

Com esse sistema, acontece o aquecimento da água, que é ideal para roupas muito sujas, principalmente porque a água quente facilita a remoção da sujeira. Outro ponto é que o enxágue com água quente mata germes, bactérias e elimina melhor o sabão das roupas.

Semiautomática

As máquinas semiautomáticas são conhecidas como tanquinhos elétricos. Elas possuem preços mais acessíveis, mas não possuem tantos recursos, dessa maneira precisando de intervenção manual, onde é necessário encher a água, colocar detergente e só depois, ligar a máquina e colocar as roupas. Além disso, é necessário acompanhar o processo de lavagem para observar se a mistura entre água e sabão está de acordo com a sua necessidade.

Nesse processo, a água é tirada e o enxágue é feito depois de uma nova carga de água. A maioria dos tanquinhos não possui processo de centrifugação.

Consumo de energia

Além do consumo de energia elétrica, deve ser considerada a quantidade de água utilizada no processo de lavagem. No entanto, é importante lavar as roupas usando a capacidade máxima da máquina como seu aliado, dessa maneira não desperdiçando energia, água e sabão.

melhor-maquina-de-lavar-roupa

Deve ser analisada na hora da compra a Etiqueta Nacional de Conservação (ENCE) que vem colada no eletrodoméstico. As faixas vão de A a E, sendo que as classificadas como A são as mais econômicas, e as da faixa E são as menos econômicas. Parar aprovar o aparelho, o Procel analisa se a máquina está na faixa A, dessa maneira indicando que o aparelho está de acordo com as normas estabelecidas pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) do Inmetro.

Capacidade

Um item importante a ser observado é o tamanho ideal da máquina, pois no mercado existem diversos tamanhos, de 5kg a 15kg. Uma máquina com capacidade para 5 kg é indicada para pessoas que moram sozinhas e uma máquina de 15 kg é indicada para grandes famílias. Também existem as máquinas com 6kg, 8kg e 10kg. Por isso, fique atento a essa indicação. Também fique atento a possibilidade de lavar colchas e edredons, assim não haverá sufoco no próximo inverno.

Agora que você já conhece um pouco mais sobre elas, poderá escolher a melhor máquina de lavar para você. Não esqueça de checar todas as novidades em lavadoras no eFácil. Se ficou com alguma dúvida, deixe nos comentários!

Deixe seu comentário