Como montar uma mesa de jantar? 5 ideias!

Como montar uma mesa de jantar? 5 ideias!

Pessoa organizando os prastos

Uma mesa de jantar bem montada faz toda a diferença na hora da refeição, seja para compartilhar aquela receita especial com a pessoa amada, família ou amigos. Da disposição do aparelho de jantar e demais utensílios até a paleta de cores e artigos decorativos, tudo pode influenciar na hora de tornar o cenário mais agradável e convidativo.

Só que muita gente fica na dúvida de como montar a mesa de jantar de maneira harmônica, seguindo as regras básicas de etiqueta e ainda trazendo seu próprio toque de personalidade. É por isso que o Simplifica preparou este conteúdo completo para te ensinar!

Aqui, você vai aprender a ordem correta dos utensílios e ficar por dentro de 5 ideias de decoração, baseadas em diferentes estilos e ocasiões. Acompanhe a leitura para saber tudo!

Qual a forma correta de montar uma mesa de jantar?

Na hora de montar a mesa de jantar, é normal aparecerem dúvidas de como colocar os talheres na mesa, quais taças e/ou copos escolher e onde colocá-los, ou ainda como escolher os pratos certos para servir a comida. Tudo isso pode ser resolvido com as clássicas regras de etiqueta, por isso, separamos aqui o essencial para te ajudar:

variedade de belas talheres com espaco de copia na vista superior

Pratos

Existem, essencialmente, três tipos de prato para montar uma mesa de jantar: raso, fundo e de pão. Além deles, há o sousplat, uma base sobre a qual o prato principal é posicionado na hora de servir a comida — esse sempre deve ser colocado antes de todos e retirado apenas na hora da sobremesa. Com os demais, use as seguintes informações para organizá-los:

mesa de jantar close up com pratos

 

  • Prato raso: acomoda as comidas principais que não possuem tanto molho, como carnes;
  • Prato fundo: especial para sopas, caldos, massas, saladas e cremes, pois essas refeições têm um volume maior;
  • Prato de pão: usado para colocar os pães que podem ser mantidos na mesa durante todas as refeições salgadas.

Talheres

A maneira de colocar os talheres na mesa também levanta algumas dúvidas, mas é bem simples: basta seguir a ordem do maior para o menor do seu jogo de faqueiro, sempre de dentro para fora. O garfo maior, para carnes, é colocado no lado esquerdo do prato, seguido pelo modelo para peixes e saladas.

composicao de belos talheres sobre a mesa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

as facas ficam no lado direito do prato com as lâminas voltadas para dentro. A peça específica para carnes vem primeiro, seguida da opção para peixes e afins. Se você for servir algum prato que precise de colheres, elas devem vir ao lado das facas.

Copos e taças

Em relação aos copos e taças, a organização é basicamente a mesma que a dos talheres, sempre de “fora para dentro”, com a única diferença sendo que todos eles ficam no lado esquerdo do prato. Os modelos menores devem ficar à frente, o copo de água fica acima das facas, seguido das taças, se você as utilizar.

copo de vinho

Guardanapos

Para os guardanapos, o correto é mantê-los sobre os pratos enquanto nenhuma das refeições é servida e, assim que a primeira chegar à mesa, eles devem ser colocados ao lado esquerdo do prato.

mesa de banquete com servico de restaurante

Como decorar uma mesa de jantar? 5 ideias de estilo!

Montar uma mesa de jantar corretamente não depende apenas da maneira como ela é organizada, mas também da forma como ela é decorada. Para isso, é preciso entender o tipo de evento que você planeja fazer e encontrar as cores, os utensílios de cozinha e os acessórios que mais combinam com ele. Separamos aqui 5 opções para te ajudar nessa missão, confira:

1. Mesa de jantar simples ou informal

A maneira de montar uma mesa de jantar simples ou informal é bem descomplicada: para cada lugar na mesa, ou pessoa que vai compartilhar a refeição, coloque no máximo dois copos, um prato raso e um jogo de talheres — você pode até mesmo usar um jogo americano!

mesa de alto angulo com talheres e pratosUse cores alegres e texturas diferenciadas, como palha, para manter o clima bem descontraído e, se preferir, aposte nos guardanapos de papel ao invés dos de tecido. Na decoração, aposte em flores selvagens em vasinhos pequenos para trazer um toque de cor.

2. Mesa de jantar sofisticado ou formal

Ao contrário da mesa de jantar simples, a decoração e a organização para um evento sofisticado ou formal exige um pouco mais de trabalho. Aqui, você pode apostar no sousplat antes dos pratos, trocar os copos por taças — aposte nas específicas para servir um bom espumante! — e finalizar com guardanapos de tecido com dobraduras personalizadas.

mesa de jantar com decoracao de pratos Mas atenção: é importante considerar como os tons da comida harmonizam com as cores das louças, pois o visual de um jantar sofisticado também conta muito para os convidados. Os neutros e bem sutis, como bege e pastel, são bem-vindos e podem ser combinados com talheres mais finos, como os de prata, para trazer um brilho à mesa.

Para finalizar a decoração, aposte em um vaso com flores e folhas ao centro da mesa, se ela for redonda, ou pequenos vasinhos ao longo dela, se for retangular. E não esqueça da toalha: ela ajuda a manter todas as tonalidades interligadas e equilibradas.

3. Mesa de jantar romântico

Se a sua ideia é montar uma mesa de jantar romântico para surpreender a pessoa amada, nossa dica é seguir a linha de organização para um evento mais formal, com taças para servir um bom vinho ou champagne. Ah, e lembre-se de dispor os lugares mais próximos, pois, assim, o casal pode aproveitar o momento bem juntinho.

cenario de mesa com velas e folhas de copos de vinho texturizadosAo contrário do que muitos acreditam, você não precisa usar tons de vermelho — as paletas com dourado podem trazer um brilho especial, enquanto um rosa pastel traz uma sutileza que é muito bem-vinda. Feche a decoração com pétalas de flores — rosas-brancas, por exemplo — e velas para criar um clima ainda mais romântico e intimista.

4. Mesa de jantar para um grupo

Seja para organizar uma festa de aniversário, ou apenas fazer aquela reuniãozinha entre amigos e família, a montagem da mesa de jantar é parte essencial para tornar o evento mais completo. Aqui, você pode apostar em utensílios e louças em tonalidades mais alegres para criar um clima de descontração.

mesa de jantar de restaurante com pratos talheres amarelo e azul oculos

Lembre-se de escolher uma mesa que possa acomodar todos os convidados de maneira confortável e, se preferir, substitua os pratos de refeições principais por pratos menores de petiscos para otimizar o espaço.

Na decoração, substitua as flores por bandeirinhas de papel em cores sortidas estendidas em um barbante, ou coladas nas bordas da mesa, já que as plantas podem dar a impressão de algo mais formal. Ah, e você também pode trocar a iluminação convencional por pequenas luzes penduradas acima da mesa — além de serem um charme, elas ajudam a trazer mais diversão.

Leia também: 5 ideias de petiscos incríveis para receber amigos em casa!

5. Mesa de jantar para o Natal

Montar a mesa de jantar para o Natal é sempre divertido e descomplicado, pois a temática já possui suas próprias paletas de cores para facilitar o processo. Aposte em uma organização mais formal para os utensílios, incluindo pratos decorados em tons de verde, vermelho e dourado.

decoracao de mesa para jantar de natal

Adicione velas para trazer um toque de aconchego ao evento e invista nas decorações clássicas de Natal, como pinhas e mini guirlandas, para deixar a festividade completa.

Seja para comemorar uma data especial ou simplesmente reunir quem você ama para uma boa refeição, o segredo para montar a mesa de jantar certa é sempre manter tudo funcional e equilibrado. Assim, seus convidados e você podem desfrutar de um momento inesquecível e, com certeza, vão querer repetir a dose.

Agora que você sabe como criar o visual perfeito para eventos em casa, aproveite para conferir nossas 8 receitas de coquetéis com espumante para receber a galera de forma surpreendente!


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.