Abacaxi, uma fruta para o verão

Abacaxi, uma fruta para o verão

Você também adora abacaxi? A fruta, ideal para sobremesas, está em sua melhor época e pode ser encontrada facilmente. Confira seus benefícios.

O verão ainda não começou, porém o doce cheiro do abacaxi já pode ser sentido no ar. Durante o mês de setembro, a fruta pode ser encontrada facilmente em feiras e supermercados, o que nos dá uma infinidade de possibilidades para enfrentar o calor. Afinal, na hora de cuidar da saúde e montar um belo e saboroso prato, seja em sobremesas ou em pratos principais, o abacaxi é um sucesso.

A fruta é muito conhecida popularmente por ajudar na digestão, mais seu potencial saudável vai muito além disso. Segundo a nutricionista Alessandra Dantas, ele é muito rico em vitaminas e minerais. “Além de saboroso, é ideal para combater e prevenir gripes e resfriados, graças a suas grandes quantidades de vitamina C, além de colaborar para o bom funcionamento dos intestinos, já que é um alimento rico em fibras”, explica.

Por ser pobre em gorduras, é um alimento utilizado também para potencializar a dieta. “Cerca de 100g da fruta contém apenas 50 calorias, enquanto seu alto poder de saciedade ajuda a controlar o apetite”, diz Alessandra.

Também conhecida como ananás, a fruta de origem sul-americana é ótima para ser consumida in natura, em sucos, shakes, pratos doces e salgados. Por ser tão versátil, também é utilizada para temperar carnes, preparar saladas e como base para sorvetes e bolos.

O abacaxi é ótimo para ser consumido in natura, em sucos, shakes, pratos doces e salgados
O abacaxi é ótimo para ser consumido in natura, em sucos, shakes, pratos doces e salgados

Em parceria com a nutricionista Alessandra, selecionamos algumas receitas para te inspirar a trazer o saudável e saboroso abacaxi para mais perto da sua cozinha. Confira:

Frango com Abacaxi

O abacaxi harmoniza muito bem com carnes, como o frango
O abacaxi harmoniza muito bem com carnes, como o frango

Ingredientes

½ kg de peito de frango cortado em cubos
1 ½ xícara de chá de abacaxi cortado em cubos
2 tomates
½ cebola picada
2 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de óleo ou azeite
1 pimenta dedo-de-moça picada
sal, orégano, manjericão, alho-poró e cebolinha a gosto
azeite a gosto

Modo de preparo

Tempere os pedaços de frango com sal, orégano e alho. Deixe marinando de uma a duas horas. Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola e o alho-poró. Junte o frango, o tomate, o manjericão e ½ xícara de chá de água quente. Refogue até cozinhar o frango e secar completamente a água. Adicione o abacaxi e a pimenta dedo-de-moça, misturando bem e cozinhando por mais 5 minutos. Retire do fogo, acrescente a cebolinha e sirva com arroz branco.

Bolo de Abacaxi

O bolo de abacaxi é uma sobremesa deliciosa que combina muito bem com sorvetes
O bolo de abacaxi é uma sobremesa deliciosa que combina muito bem com sorvetes

Ingredientes

½ abacaxi médio cortado em pedaços
½ litro de água filtrada
1 xícara de chá de açúcar + 2 colheres de sopa de açúcar (para cozinhar a fruta)
3 colheres de sopa de óleo
1 ovo inteiro
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de Preparo

Cozinhe o abacaxi com a água e as duas colheres de açúcar por uns 20 minutos. Deixe esfriar e escorra, reservando a calda. Bata no liquidificador o abacaxi cozido, a xícara de chá de açúcar, o óleo e o ovo. Despeje a mistura em uma tigela e acrescente a farinha e o fermento, misturando bem. Coloque a massa em uma assadeira de bolo inglês e asse por 20 a 25 minutos, em forno preaquecido a 180°C. Se desejar, regue o bolo ainda quente com algumas colheres da calda reservada.

Lagarto ao molho de abacaxi

O molho de abacaxi dá um diferencial para as carnes
O molho de abacaxi dá um diferencial para as carnes

Ingredientes

250 ml de suco de abacaxi
8 fatias de abacaxi
7 dentes de alho amassados 1/4 de xícara de chá de alho-poró 1 cebola pequena picada
2 folhas de louro
10 fatias de bacon
1 peça de lagarto de 2,5 quilos
1 colher de sobremesa rasa de farinha de trigo
azeite, sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

Em uma frigideira, coloque o bacon para dourar por cerca de 1 minuto de cada lado. Reserve. No copo do liquidificador, coloque o suco de abacaxi, o alho, o louro, a cebola, o alho-poró, o sal, a pimenta e bata bem, até triturar os ingredientes. Despeje metade do molho em um refratário. Acrescente a peça de lagarto e fure a carne profundamente com uma faca, fazendo sulcos. Coloque o bacon já dourado dentro destes furos, regue a carne com o restante do molho e cubra com papel alumínio, deixando a carne marinar por, no mínimo, 2 horas. A seguir, leve para assar em forno preaquecido a 180°C por 2 ou 3 horas, dependendo do seu forno.

Após retirar a carne do forno, recolha o caldo do cozimento que sobrou no fundo da assadeira, coloque em uma panela e acrescente a farinha de trigo, mexendo bem e deixando engrossar levemente. Disponha as fatias de abacaxi em uma travessa, coloque a carne assada por cima e regue com o molho. Sirva a seguir.

Torta gelada de abacaxi com coco

Coco e abacaxi são duas frutas que combinam muito bem nessa sobremesa
Coco e abacaxi são duas frutas que combinam muito bem nessa sobremesa

Ingredientes

400ml de leite
5 ml de essência de baunilha
400g de creme de leite
2 latas de abacaxi em calda drenado
1 e ½ xícara de chá de açúcar refinado
1 pacote de biscoitos de leite
1 xícara de chá de leite em pó
1 xícara de chá de amido de milho
1 colher de sopa de açúcar de confeiteiro
1 pacote de coco ralado

Modo de preparo

No liquidificador, bata o leite, o creme de leite e o açúcar e leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Retire a panela do fogo, adicione a essência, o coco ralado e metade do abacaxi picado. Reserve.

Forre todo o interior do refratário com filme plástico e disponha os biscoitos no fundo, despeje delicadamente o creme ainda quente, cubra com filme plástico e leve à geladeira por cerca de 4 horas, até firmar. Desenforme, decore com o abacaxi picado, polvilhe o açúcar de confeiteiro e sirva.

Assim fica ainda mais saboroso consumir mais desta fruta tão suculenta e deliciosa, não é mesmo? E você, gosta de abacaxi? Comente!

Aproveite para ver mais receitas deliciosas de comidas light aqui no portal.


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.