Aprenda a fazer um tradicional baião de dois

Aprenda a fazer um tradicional baião de dois

Quer surpreender seus convidados? Então que tal preparar uma autêntica e saborosa comida nordestina? Veja receita de baião de dois e ganhe fãs

A cultura nordestina é vasta e incrível. Dela, tiramos algumas das principais tradições do nosso país, como o forró e o xaxado, as rendas de bilros, o maracatu e os principais pratos que fazem da culinária brasileira um sucesso em todo o mundo, como o baião de dois.

A deliciosa combinação de arroz, feijão e carnes é típica do estado da Paraíba, uma receita simples e muito saborosa, ideal para um almoço em família. O quitute é tão querido pelos brasileiros que ganhou muitas variações, como a inclusão de queijos, creme de leite e carnes nobres.

Para lhe inspirar neste sábado, pedimos ao chef Ricardo Tavares, do Buffet Golden Palace, que nos ensinasse a receita. Ela fica ainda mais prática se feita em panela de pressão elétrica, que agiliza o preparo e te dá mais tempo para curtir a família. Tudo para facilitar o seu dia a dia. Confira:

Baião de dois na panela de pressão

Ingredientes

250g de carne seca desalgada e cozida
50g de bacon em cubos
1/2 linguiça calabresa em rodelas
1 alho picado
1 cebola pequena picada
2 folhas de louro
300g de feijão preto
3 xícaras de chá de água
1 xícara de chá de arroz branco (pode ser substituído pelo arroz integral)
250g de mandioca cozida
250g de queijo coalho

Modo de Preparo

Em uma panela de pressão (comum ou elétrica), doure o bacon, junte o alho, a cebola, o louro, a linguiça e a carne seca. Acrescente o feijão e a água, feche a panela e programe para cozinhar por 20 minutos após iniciada a pressão. Em seguida abra a panela e junte o arroz, a mandioca e o queijo coalho. Se for preciso acrescente mais 1/2 xícara de chá água e deixe cozer por mais 10 minutos após o inicio da pressão. Sirva acompanhado de salada verde!

Rende: 3 porções

Agora é só preparar essa delícia e aproveitar um saboroso almoço ao lado de quem você ama. Gostou da dica? Então comente!


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.