Receita Fácil | Bife à Milanesa na AirFryer

Receita Fácil | Bife à Milanesa na AirFryer

prato de bife à milanesa com guarnições

Para quem está procurando alternativas na hora de se alimentar de forma mais saudável, mas não abre mão do sabor, o bife à milanesa feito na airfryer é uma ótima opção. Essa receita não vai óleo, mas mantém a crocância incrível da versão original.

Vamos ensinar como fazer o bife empanado na airfryer, muito conhecido como bife à milanesa, e algumas variações para que você se delicie sem enjoar.

Tem como fazer bife à milanesa na air fryer?

Só de falar de um bife empanado bem feito já dá água na boca, não é mesmo? Mas será que dá para fazer o mesmo prato na air fryer? A resposta é sim!

A air fryer é uma fritadeira elétrica que funciona a ar. Seu processo de cozimento é bem mais rápido que os demais aparelhos e utiliza a gordura do próprio alimento para fritá-lo, dispensando o uso de óleo. Por isso, é uma ótima opção para quem quer se alimentar de forma mais saudável ou com menos gordura.

Passo a passo de como fazer o bife à milanesa na air fryer

Para fazer o bife à milanesa não tem muito segredo. Como a carne é o ingrediente principal, a escolha do corte requer um pouco mais de atenção. Prefira carnes mais macias e que não tenham muita gordura para preparar o prato. Além disso, é preciso ovos, farinha e tempero. Confira a lista de ingredientes:

Ingredientes para fazer o bife à milanesa:

  • 1 kg de carne de sua preferência cortada em bifes;
  • Farinha de rosca 1xíc;
  • Farinha de trigo 1xíc;
  • Ovo 2uni;
  • Tempero a gosto.

Modo de preparo:

Comece temperando os bifes. Você pode usar alho, sal, especiarias e ervas de sua preferência. Se tiver tempo, deixe ele reservado para pegar ainda mais sabor. Muita atenção na hora de escolher a farinha, pois algumas já vêm com tempero e isso pode interferir no resultado final.

Disponha as farinhas, cada uma em um prato ou vasilha. É importante que caiba o bife no recipiente que estiver as farinhas. Os ovos precisam ser misturados, de forma que a gema e a clara fiquem homogêneas, o ideal é fazer essa mistura num bowl um pouco mais fundo, com um garfo. Depois de feita a mistura, coloque os ovos em um prato ou recipiente perto das farinhas.

Empanando o bife:

Para empanar o bife, passe pelas farinhas e ovo seguindo essa ordem:

  1. Ovo
  2. Farinha de trigo
  3. Ovo
  4. Farinha de rosca

Dessa forma, o ovo vai fixar a farinha no bife, e permitir que as farinhas deixem esse efeito de casquinha crocante.

Hora de fritar os bifes:

Depois de empanados, chegou a hora de fritar os bifes. Pré-aqueça sua air fryer por 5min a 150ºC, depois disso, disponibilize na bandeja da fritadeira os bifes, de forma que não fiquem empilhados, e que possam ser fritos de maneira uniforme. Para fritar deixe 10 a 15min a 200ºC.

Você pode colocar de 7 em 7 minutos e virar o bife nesse intervalo. Assim, os dois lados ficarão dourados e crocantes. Agora o seu bife à milanesa está pronto, você pode saborear no almoço, janta e até no lanche. Continue a leitura e confira outras formas de fazer seu bife na fritadeira a ar.

Substitua a farinha de trigo no seu bife empanado

Para substituir a farinha de trigo, você pode usar farelo de aveia. É uma opção mais saudável e também oferece o aspecto crocante. Neste caso, você pode usar apenas a camada desse farelo, sem a necessidade de mais de uma camada. Use também um fio de azeite sobre o bife para obter mais suculência. Para acompanhar suas receitas fitness, aprenda a fazer 5 chips diferentes na air fryer, e tenha também snack para o dia a dia.

Bife à parmegiana na air fryer

O bife à parmegiana é o bife à milanesa com molho de tomate e queijo. Então, a base das duas receitas é a mesma. Para a etapa da parmegiana, dá para finalizar na air fryer ou num forno convencional. Para a primeira opção, será necessário um recipiente que não tenha furos, para colocar dentro da bandeja de forma que o molho não escorra e seja compatível com o equipamento. E se for fazer no forno, você pode pré-aquecer em 200 graus.

Os ingredientes adicionais são

  • Molho de tomate
  • Queijo muçarela

No recipiente escolhido você adiciona molho de tomate e queijo por cima. E para finalizar, pode colocar queijo ralado também. Na air fryer, 5 minutos é o suficiente, mas, no forno, você pode aguardar apenas o tempo do queijo derreter.

molho de tomateComo fazer um frango à milanesa na air fryer ?

Depois de ver uma variação do bife à milanesa que pode ser feito na fritadeira sem óleo, entendemos que é possível fazer muitos alimentos na airfryer. Que tal aprender a fazer o frango à milanesa? O frango empanado nessa versão é tão fácil quanto o bife empanado, e também é muito gostoso.

Para a receita, vamos aos ingredientes:

  • 1 kg de filé de frango
  • Farinha de rosca 1xíc;
  • Farinha de trigo 1xíc;
  • Ovo 2uni;
  • Tempero

O modo de preparo é semelhante ao bife à milanesa. Comece fazendo a limpeza e tempero do frango como de costume. Deixar um pouco no tempero também pode ser aquele toque especial de sabor.

frango fresco temperado Passe o frango no ovo, depois na farinha de trigo, e então no ovo novamente e, por fim, na farinha de rosca. Depois disso, distribua os filés na bandeja e despeje um fio de azeite por cima para acrescentar mais sabor.

Você pode deixar fritando por 10min a 200ºC, virar os filés e depois colocar por mais 5 minutos, ou até que estejam cozidos por completo.

Várias receitas para fazer na sua air fryer

Depois de aprender como fazer frango empanado, bife à parmegiana e à milanesa, dá vontade de explorar ainda mais possibilidades nesse eletrodoméstico tão funcional. Navegue pelo nosso blog e aprenda novas formas de usar e também como fazer a limpeza da air fryer, para usar sem medo!


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.