Omeletes do mundo

Omeletes do mundo

Não é possível determinar quando ou como nasceu o omelete. O que se sabe é que ele tem alguma influência persa, graças a uma receita conhecida como kookoo. O prato é feito com ovos batidos com ervas aromáticas, fritos e cortados em fatias, e pode ter chegado à Europa através de viajantes que atravessaram o Oriente Médio e o norte da Africa. A receita recebeu influências pelas regiões onde passou, até originar a frittata italiana, a tortilla espanhola e a omelette francesa.

Segundo os franceses o omelete foi criado em 1888 por  uma mulher chamada Annette Poulard. Ela teria desenvolvido um prato rápido e nutritivo para oferecer aos viajantes famintos no Santuário de São Miguel, localizado em Monte Saint-Michel (Normandia), onde hoje existe o restaurante Mére Poulard.

Outra teoria é a do inglês Oswald Mellet, que fora obrigado a fazer medicina por seus pais e, insatisfeito, desistiu de tudo para seguir seu sonho: abrir um restaurante. A história conta que Mellet tinha uma especialidade em seu estabelecimento, os ovos, e por não retirar a placa original de sua clinica, mesmo após transformá-la em um restaurante, os ovos batidos que eram servidos ficaram famosos. Na placa, lia-se Dr. O. Mellet.

Enfim, a verdade é que não é possível comprovar de onde ele veio, nem como, mas o que todos sabemos é que o omelete é uma refeição sensacional. Seja no café da manhã, no almoço ou no jantar, ele é prático, delicioso e muito nutritivo.

Pelo mundo

Cada país tem seu próprio jeito de fazer um bom omelete. Na Espanha, por exemplo, onde é conhecido como tortilla, ele é feito com batatas fritas e cebolas. Já na Itália, a frittata pode levar queijos, cogumelos e pancetta (similar ao bacon), enquanto o francês omelette pode ser preparado de modo simples, somente com ovos e sal, ou incrementado com carnes, queijos, legumes e especiarias.

Confira as receitas originais de cada uma das três “versões” do omelete para você se jogar na cozinha. 🙂

Tortilla de Patatas Española

omeletes

Rende: 4 porções

Ingredientes:

600 gramas de batata
150 gramas de cebola
8 ovos
sal a gosto
óleo de girassol ou canola para fritar
azeite extra virgem

Modo de Preparo:

Lave, descasque e pique em cubos as batatas. Coloque-as com um pouco do sal e o óleo em uma frigideira  a fogo médio, até cobrir as batatas. Importante: as batatas devem cozinhar no óleo e não fritar. Uma vez que estejam quase macias, coloque as cebolas também picadas em cubos e deixe no fogo até que as cebolas estejam transparentes. Escorra e reserve. Bata os ovos com um fuet ou garfo com um pouco de sal, misturando-os com as batatas e as cebolas escorridas. Numa outra frigideira, de preferência com as laterais retas, coloque um pouco de azeite extravirgem e despeje a mistura. Frite em fogo médio ou baixo.

O segredo de uma boa tortilla: depois que a mistura começar a endurecer, é hora de virar com o auxílio de um prato (do mesmo tamanho ou maior que a frigideira). Apoie o prato na frigideira e gire de uma vez. Volte a tortilla para a frigideira do lado que ainda está cru e repita esta operação a cada 10 minutos, por mais 4 vezes.

Retire do fogo e sirva quente com pão e uma salada de folhas.

Frittata italiana (de legumes)

omelete-do-mundo

Rende: 4 porções

Ingredientes:

1 abobrinha média
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
1 dente de alho
1 cebola pequena
1 colher de sopa de farinha de trigo
100 ml de leite integral
6 ovos
sal, pimenta do reino e orégano a gosto
2 colheres de manteiga
azeite extra virgem

Modo de Preparo:

Numa frigideira, coloque o azeite e a manteiga, junte os pimentões, a abobrinha, o alho e a cebola cortados em cubos e já salpimentados. Frite de 15 a 20 minutos mexendo sempre. A parte, bata os ovos com a farinha, o leite e um pouco de orégano. Junte essa mistura na frigideira com os legumes e vire quando estiver cozido de um lado. Repita do outro lado para cozinhar por completo e sirva.

Omelette francesa

omelette

Rende: 1 porção

Ingredientes:
2 ovos
manteiga
sal

Modo de Preparo:

Bata os ovos com o sal e leve ao fogo em uma frigideira untada de manteiga. Dobre o omelete e deixe até o ponto que desejar. Agora que você aprendeu as receitas originais da tortilla, da fritatta e da omelette, que tal inovar na cozinha e experimentar? O chef Nando Lancho, do Gusta Cafe Bar Y Gastronomia, compartilhou conosco duas receitas deliciosas, de sua autoria, para você testar em casa. Veja:

Tortilla de Mandioquinha com Chorizo espanhol

tortilla-chorizo

Rende: 4 porções

Ingredientes:

600 gr. de mandioquinha descascada
200 gr de chorizo espanhol (ou pepperoni)
8 ovos
óleo de girassol ou canola
azeite extra virgem
folhas de alecrim e sal a gosto

Modo de preparo:

Frite o chorizo (ou pepperoni) em um pouco de azeite, coloque a mandioquinha picada no óleo e frite até amaciar. A parte, bata os ovos com sal e alecrim, misturando a mandioquinha e o chorizo fritos, escorridos e já frios. Unte uma frigideira com azeite e frite a tortilla, virando de vez em quando. Sirva com uma salada de brotos e tomate cereja.

Omelete de Banana com Canela

omelete-doce

Rende: 1 porção

Ingredientes:

1 banana nanica cortada em rodelas
2 ou 3 ovos
manteiga
canela em pó
açúcar a gosto

Modo de Preparo:

Aqueça uma frigideira pequena, coloque a manteiga e, em seguida, as bananas. Polvilhe com açúcar e canela em pó, deixando no fogo até começar a caramelar. A parte, bata os ovos com um pouquinho de açúcar e despeje sobre as bananas, voltando ao fogo. Vire três vezes até que o ovo cozinhe de ambos os lados. Sirva com o sorvete de sua preferência e calda de chocolate.

Os 5 mandamentos do bom omelete

01 – Cuidado com a água: Evite colocar alimentos que liberam muita água durante o cozimento, como o tomate, por exemplo. Se for incluir, procure ralar ou picar em cubos pequenos.

02 – Macio com leite: Para um omelete fofinho e saboroso, inclua meia colher de sopa de leite ou água para cada ovo utilizado.

03 – Escolha a frigideira certa: Prefira frigideiras antiaderentes, como alumínio ou cerâmica. Se preferir, unte com um pouquinho de azeite ou manteiga para evitar que seu omelete quebre.

04 – Tempere na hora: Inclua o sal e a pimenta somente quando a mistura já estiver na frigideira ou na omeleteira. Isso vai evitar que o omelete fique muito mole.

05 – Cuidado que tá quente: quando incluir algum alimento frito ou refogado a sua mistura de ovos, faça com eles frios. Assim você evita que os ovos comecem a cozinhar em partes desiguais, ficando duros ou empelotados.

Curtiu as dicas? Então conte pra gente qual é a sua receita predileta de omelete. Comente! 😉


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.