Você vai amar arroz integral depois dessas dicas.
Você vai amar arroz integral:
O arroz já faz parte da rotina alimentar de todos nós, afinal, a saudável e famosa combinação de arroz com feijão é um dos pratos mais consumidos pelos brasileiros diariamente.
Na tentativa de deixar a alimentação mais balanceada ou emagrecer, muitos optam pelo arroz integral, ao invés do tradicional arroz branco. Mas, o que poucos sabem é que o arroz integral é muito mais que um substituto útil. Ele é uma fonte inesgotável de nutrientes, além de um grande aliado para a saúde.
Segundo o nutricionista Bruno Yamada, o arroz integral possui uma quantidade maior de fibras, chegando a quase o dobro quando comparado ao branco. “Essas fibras auxiliam na manutenção do sistema digestivo, regularizando o trânsito intestinal e auxiliando na perda de peso. Ele também auxilia no controle do colesterol e possui mais vitaminas e minerais, como fósforo, ferro e cálcio, além de ser fonte de vitaminas, principalmente as do complexo B”, diz.
Arroz integral x arroz branco.
Caloricamente falando, a diferença entre o arroz branco e o integral é mínima. Enquanto 100g do branco equivalem a 130 calorias, as mesmas 100g do integral equivalem a 111 calorias. A grande diferença está nos componentes nutricionais.
Apesar de serem produzidos a partir da mesma matéria prima, o arroz integral e o branco são quase parentes distantes. A principal diferença entre eles é o processo industrial, que transforma o arroz recém-colhido no tradicional arroz branquinho que conhecemos.
Segundo Bruno, durante o processamento do grão, seus principais componentes, conhecidos como película e gérmen, são perdidos. Isso é feito para deixar o arroz mais macio e com sabor menos marcante, porém, o torna pouco nutritivo. É por isso que o arroz integral é mais saudável, pois não passa pelos mesmos processos e preserva todos os seus nutrientes, como as vitaminas A, B1, B2, B6 e B12, proteínas, óleo, niacina e hidratos de carbono.
Lembrando que isso só se aplica ao tratarmos do grão comum, pois existem diferentes variedades de arroz, como o preto, o arbóreo e o vermelho.
Saudável, mas nada saboroso?
Apesar de muito saudável, o arroz integral é injustiçado quando o assunto é sabor. Muitos deixam de consumir o alimento por causa de um conceito pré-estabelecido de que o arroz integral não é saboroso. Outros ainda acreditam que ele fica muito duro, pesado e que é difícil de preparar.
Porém, a fama que leva o nobre grão não é justa. Se preparado da forma certa, o arroz integral é muito nutritivo e digestivo, além de saboroso. O problema está no hábito, já que estamos acostumados a preparar o arroz branco de forma tradicional: lavando, refogando e cozinhando.
O caso é que o preparo do arroz integral é diferente, por isso o sabor forte, o grão duro ou o prato empapado. Para começar, o arroz não deve ser refogado, para evitar a selagem dos grãos. Além disso, não é necessário lavá-lo, pois assim evitamos a perda de nutrientes que se vão com a água.
Para te ajudar, consultamos o chef Ricardo Tavares, do Buffet Golden Palace, para aprender todos os truques de um bom arroz integral. Confira a receita e acrescente mais esse ingrediente nutritivo à sua dieta diária.
Ingredientes
1 xícara de arroz integral (não precisa lavar)
3 xícaras de água
Sal à gosto
1 dente de alho picado (opcional)
1/2 cebola picada (opcional)
Modo de Preparo
Em uma panela elétrica com tampa média, ferva 3 xícaras de água. Quando levantar borbulhas, acrescente o arroz, o sal e os ingredientes opcionais (alho e cebola). Cozinhe em fogo baixo, com a tampa semiaberta por aproximadamente 30 minutos ou até a água secar.
Dica: se você notar que após os 30 minutos o grão ainda não “abriu”, coloque mais 1/2 xícara de água quente. Quando o cozimento estiver chegando ao fim, corrija o sal (se necessário) e sirva.
Viu como é simples? Seguindo esses passos, fica mais fácil descobrir toda a magia do arroz integral. Para deixar a tarefa de trazê-lo para a sua vida, selecionamos, junto com o chef Ricardo, quatro receitas imperdíveis, que tem o arroz integral como protagonista. Confira:
Com essas receitas deliciosas fica muito mais fácil manter uma alimentação equilibrada, não é? Gostou das dicas? Então comente!
Deixe um comentário