Tipos de Cooktop: conheça todos os modelos e seus diferenciais!
O cooktop é um eletrodoméstico que veio para ficar! Ele é uma versão evoluída do tão conhecido fogão, mas muito mais compacto e fácil de limpar. Adequado para cozinhas pequenas e espaços gourmet, o difícil mesmo, é saber qual modelo que se encaixa melhor no ambiente reservado para ele.
Quer entender melhor os tipos de cooktops? Confira nossa lista completa e entenda as vantagens e desvantagens de cada um deles. Continue nos acompanhando e veja qual a melhor opção para você comprar!
Cooktop a gás
Mais em conta que os demais, um cooktop a gás é o modelo mais comum de cooktop.
Como seu próprio nome já diz, ele funciona a base de gás, muito semelhante ao fogão tradicional de cozinha. Ainda que muito parecidos, o cooktop oferece mais versatilidade e requinte para o ambiente.
Por ser um produto verticalizado e compacto, com várias opções de tamanhos e modelos com – uma, duas, quatro ou cinco bocas – ele ocupa menos espaço em uma cozinha, e permite que a baixo dela, tenha lindos balcões.
Uma das vantagens, comparada aos outros modelos de coktops, é que esse modelo te permite utilizar todos os tipos de panelas em sua bocas, graças as suas grades. Ao contrário dos demais, que exigem um material específico para poder aguentar o seu calor.
Cooktop elétrico
Um cooktop elétrico funciona igual um chuveiro elétrico – deve estar ligado a uma fonte elétrica de geração de calor! Graças a isso, sua potência é maior que a do cooktop a gás.
Ele é capaz de aquecer seu alimento mais rapidamente e garante uma maior precisão de temperatura. Porém, o esfriamento de sua superfície é um tanto quanto demorado e é necessário tomar cuidado para evitar acidentes.
Por ser tão potente assim, ele exige que as panelas a serem usadas tenham um material mais forte e resistente, caso ao contrário, ele pode derreter seu alumínio.
Uma das principais vantagens de um cooktop elétrico é sua superfície lisa, sem as grades, que facilita bastante na hora de fazer sua limpeza.
E a ausência das grades, além de ajudar na hora da limpeza, dá mais modernidade para o produto. Em um balcão de mármore, ele pode ficar despercebido, caso tenha a mesma cor da pedra.
Cooktop por indução
Esse modelo de cooktop é muito parecido com o elétrico, mas possui uma tecnologia mais avançada. Consequentemente, exige um investimento maior para sua cozinha.
Seu funcionamento ocorre por meio de um campo magnético capaz de direcionar o calor diretamente para o alimento. Ele só é acionado quando entra em contato com uma panela com um fundo magnético. Quando a panela é retirada de cima dele, automaticamente desativa o campo magnético.
Além de ajudar sua superfície a esfriar rapidamente, evitando acidentes com queimaduras, sua tecnologia o torna mais seguro que os demais – principalmente para quem tem crianças em casa!
O cooktop por indução é o mais potente e moderno de todos os outros modelos!
Tipos de acabamentos dos cooktops: vidro, inox e vitrocerâmico
Os diferentes tipos de funcionamento de um cooktop é um dos fatores que mais importam na hora de escolher esse eletrodoméstico. Porém, o acabamento que ele possui também deve ser considerado.
Quando falamos em modelos de acabamento de cooktops, temos três diferentes opções:
Vidro
O acabamento de vidro em um cooktop é muito semelhante a um fogão tradicional. Ele é bem resistente e aguenta temperaturas altas.
Normalmente, são encontrados nos cooktops com funcionamento a gás e podem ser fabricados em diversos formatos – retangular, quadrado ou até mesmo oval.
Fora isso, esse tipo de acabamento permite também uma variação entre as cores do produto, como: um tradicional cooktop preto ou com um moderno vidro espelhado, por exemplo. Um verdadeiro luxo!
Inox
O cooktop de inox é tão resistente quanto o de vidro, e ainda conta com uma vantagem maravilhosa: sua limpeza é muito mais prática e rápida, comparada ao acabamento anterior. Ele possui uma grande resistência ao desgaste natural e isso faz com que tenha uma alta durabilidade.
Mas, lembre-se: é preciso ter muito cuidado na hora de sua higienização. Evite esponjas e palhas de aços, pois esses materiais podem riscar e arranhar o seu alumínio.
Enfim, uma excelente opção para quem quer uma cozinha moderna e tradicional.
Vitrocerâmico
O cooktop com acabamento vitrocerâmico é muito parecido com o acabamento de vidro.
A diferença é que ele é ainda mais resistente, devido aos demais elementos – vidro, lítio, alumínio e outros óxidos – presentes em sua composição. Esses elementos influenciam também na sua condutividade elétrica que, inclusive, é baixíssima.
Tudo isso proporciona mais segurança para sua cozinha e evita possíveis desastres com choques térmicos.
E ainda mais, esse acabamento é o mais moderno de todos, dispensa as grades presentes nos modelos mais tradicionais e possui um controle digital para temperatura.
Bom, muita coisa para levar em consideração na hora de escolher um cooktop, não é?
Qual modelo é mais funcional para você? A gás, elétrico ou por indução… e o acabamento que melhor vai se encaixar em seu balcão? Você deve avaliar tudo isso antes de comprar o seu cooktop.
Agora que você já entende todas as diferenças entre eles, suas vantagens e desvantagens, está na hora de encontrar o modelo ideal para a sua casa.
Estamos te esperando por lá. Até logo!
Deixe um comentário