Aprender a degustar: 5 passos de como tomar whisky!

Aprender a degustar: 5 passos de como tomar whisky!

homem tomando whisky

Dentre os diversos destilados que existem pelo mundo, o whisky com certeza é um dos que mais se destaca. Ele é consumido em diversos países e fabricado em vários tipos, cada um com características específicas, sabores únicos e requintados. Não é de surpreender que essa bebida causa muitas dúvidas e, vez ou outra, alguém pergunta: como tomar whisky?

Por isso, o Simplifica eFácil trouxe este post com um passo a passo de como beber este destilado tão sofisticado. Sem mais delongas, acompanhe as dicas na sequência:

1. Escolha seu whisky

Para degustar este destilado da forma mais prazerosa, é importante entender os tipos de whisky que existem no mercado e escolher o que mais se encaixa ao seu paladar.

Desde o whisky Bourbon, que possui um sabor mais doce, até o single malt scotch, marcado por aromas mais envelhecidos e até notas de defumado, existe um whisky perfeito para todos os paladares e todas as ocasiões.

Se você quer saber mais sobre as opções de whisky no mercado, não deixe de ler nosso post completo sobre tipos de whisky, para tornar sua escolha ainda mais fácil!

2. Encontre o copo certo para tomar o whisky

Agora que você escolheu o tipo de whisky que melhor se adéqua ao seu paladar, é importante escolher o recipiente certo para servir seu destilado. Copos menores e mais grossos, de preferência com fundo reforçado, são ideais para apreciar esta bebida.

E você deve estar se perguntando: por que isso é tão importante? O copo adequado contribui para que os aromas do whisky sejam liberados mais facilmente, te ajudando a sentir todas as notas presentes na bebida.

Além disso, copos muito finos impedem que o destilado se mantenha na temperatura ideal por muito tempo, já que o contato entre o líquido do copo e o calor de suas mãos fica muito mais próximo.

3. Libere os aromas do whisky dentro do copo

Para isso, é necessário despejar um pouco da bebida no seu copo e deixá-la “respirar” por alguns minutos. Isso permite que todos as notas de sabores e aromas que o whisky adquiriu durante o tempo no barril entrem em contato com o oxigênio do ar, e se intensifiquem.

Você pode girar lentamente o copo enquanto o destilado respira, espalhando a bebida uniformemente pelo lado interno do recipiente. Esse processo garante sabores ainda mais intensos durante a degustação, tornando a experiência única e prazerosa.

4. Sirva a dose completa de whisky

Agora que seu copo está tomado por toda a intensidade do whisky, você pode servir a dose completa da bebida no recipiente. Por ser um destilado forte, não é necessário servir grandes porções, já que ele deve ser tomado lentamente. Por isso, a dosagem ideal da bebida é em torno de 30ml.

A hora de servir o whisky também é o momento ideal de decidir se você vai querer degustar a bebida com ou sem gelo. Não existe uma regra quanto a isso, pois a escolha deve ser de sua preferência: bebidas mais geladas ou em temperatura ambiente.

Mas lembre-se de que, se for tomá-lo com gelo, o tanto de pedras que você põe no copo deve ser proporcional à quantidade de líquido dentro dele, para não deixar seu whisky aguado. Tente não exceder duas pedras de gelo por dose de whisky.

5. Finalmente deguste sua dose de whisky

Agora é a hora mais aguardada! Após escolher seu whisky, selecionar o melhor copo para servi-lo e passar por todo o processo de enaltecer os seus aromas e sabores, está na hora de provar a bebida.

Antes de dar o primeiro gole, por que não aproveitar mais dos aromas intensos da bebida? Afinal, isso não é só coisa de sommelier!

É importante trabalhar o olfato, tanto quanto o paladar, durante a degustação, já que ele pode intensificar ainda mais os sabores do produto quando ele chegar ao paladar. E já que a ideia aqui é dominar as técnicas de como tomar whisky, dar uma chance a esse sentido é uma boa, não é mesmo?

Finalmente, chegou o momento do primeiro gole, e não precisa se apressar!

Se permita sentir todos os sabores do whisky de forma lenta e minuciosa, por uns 15 segundos, antes de engolir. Assim, você ativa ainda mais suas papilas gustativas e torna a experiência de degustação mais única!

Lembre-se que o whisky é uma bebida alcoólica bastante forte, com um teor de álcool médio de 43%, portanto o aprecie com moderação. Afinal, não é necessário se embriagar para aproveitar ao máximo o que essa bebida requintada tem a oferecer de melhor.

Se você quer conhecer mais a fundo as melhores opções de whisky antes de escolher o seu, não deixe de conferir o post que o Simplifique eFácil fez sobre os melhores whiskys: 7 opções que irão te surpreender!


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.