DIY decoração de casa: 15 ideias criativas de inspiração!

DIY decoração de casa: 15 ideias criativas de inspiração!

homem e mulher montando uma cadeira

Uma das coisas mais divertidas que podemos fazer em nossa casa é mudar a sua aparência da forma que quisermos — desde as grandes reformas e pinturas até os mínimos toques de decoração. Essa mudança é um jeito de expressar nossa própria personalidade dentro do lar e nos sentirmos mais confortáveis dentro dele.

Dentro desse universo de maneiras que podemos brincar com a aparência da nossa casa, existe um método artesanal que ativa a criatividade e a engenhosidade mais do que nenhum outro: estamos falando da DIY decoração de casa — sigla do termo inglês do it yourself que significa “faça você mesmo”.

Não existe jeito certo ou errado de fazer o DIY — é claro, sempre lembrando de usar os utensílios e as ferramentas certas. Mas, como existem infinitas possibilidades dentro desse estilo de coração, é normal nos sentirmos meio perdidos na hora de escolher o que fazer e como fazer.

Por isso, preparamos este post com 15 ideias de DIY decoração para você transformar seu lar. Preparado para se inspirar? Então vamos lá!

1. Móveis de madeira renovados

A madeira é um dos materiais mais fáceis de trabalhar no mundo da DIY decoração, pois tintas, adesivos e outros materiais aderem bem a ela. Pensando nisso, por que não renovar a aparência de seus móveis de madeira — como cadeiras, banquetas, mesas e até armários com novas pinturas, cores e estampas? Dentre as infinitas possibilidades, você pode:

  • Mudar a cor do jogo de mesa, seja retocando a cor já existente ou com cores mais modernas — como laranja, amarelo e azul;
  • Adesivar gavetas e portas de armário com papel contact estampado — florais, poá e listras são opções incríveis;
  • Mesclar tintura e adesivagem no exterior e interior de armários e gavetas, deixando o molde de uma cor lisa e as portas e gavetas adesivadas;
  • Fazer uma pintura diferente: degradê, pátina (aquela propositalmente desgastada), estêncil (com moldes para criar figuras geométricas), por exemplo.

Esses são apenas algumas das diversas ideias que você pode aplicar em sua mobília! Só não esqueça de forrar o piso ou grama – se tiver um jardim – com jornal ou plástico para evitar manchas indesejadas. É importante ter em mãos pincéis e rolos (caso a área que receber a coloração for muito grande).

Além de ser uma forma prática de mudar a aparência dos cômodos, essa ideia de DIY decoração também é super divertida e você pode incluir a família toda na brincadeira!

2. Jardim vertical ou horta com garrafas PET

Sabe aquelas garrafas PETs de refrigerante que normalmente separamos para reciclagem? Você pode reutilizá-las como DIY de uma forma super criativa e sustentável. Estamos falando dos jardins e hortas verticais — onde você cultiva mudas de plantas, flores e sementes de ervas dentro das garrafas.

Anote aí o que você vai precisar:

  • 1 estilete;
  • 1 caneta para marcar a área da garrafa a ser cortada;
  • Garrafas PET — quantas você quiser;
  • Alguns pares de mão francesa e parafusos para servir de suporte ao jardim;
  • 1 furadeira;
  • Terra;
  • Sementes de mudas das plantas de sua escolha — hortelã, manjericão, tomatinhos, morango, pimenta, flores e plantas pequenas estão entre as preferidas e você pode até mesclar.

Instale as mãos francesas na parede de sua escolha com a ajuda da furadeira , formando um mural. O segundo passo é cortar “janelas” no comprimento das garrafas PETs para inserir a muda, além de alguns pequenos furos para evitar o acúmulo de umidade. Tenha em mente que a garrafa ficará na horizontal, por isso, cuidado para não deixar o corte largo demais.

Em seguida, plante as mudas que você selecionou, coloque terra e apoie as garrafas na parede da forma que achar melhor – pode ser em fileiras, assimétrico, em círculos… você manda!

Se você curtiu essa ideia, aproveite para conhecer mais formas de cultivar plantas com nosso post sobre maneiras de fazer seu próprio jardim dentro de casa!

3. Mesa de centro com pallet

Essa ideia de decoração demanda um pouco mais de tempo, porém vale muito a pena! A mesa de centro com pallets pode ser usada em jardins e salas de estar ou de TV. Você pode ainda se inspirar na primeira dica que demos e colorir a madeira para deixar o móvel ainda mais personalizado.

Resumimos o processo em cinco passos para você seguir:

  1. Arrume alguns pallets de madeira — 2 já são o suficiente para deixar a mesa em uma boa altura;
  2. Trabalhe a madeira conforme o necessário, lixando ou passando tintura e verniz, por exemplo;
  3. Empilhe-os e reforce a estrutura com parafusos — use uma furadeira para facilitar o processo;
  4. Use os vãos entre os pallets como nichos para guardar revistas e até colocar mini vasos de suculentas, deixando o móvel ainda mais completo;
  5. Se quiser, você também pode colocar rodinhas em baixo da mesa para movimentá-la pela casa de forma prática.

4. Gavetas antigas se transformam em prateleiras

Sabe aquele armário ou guarda-roupa que não queremos mais usar — seja porque está velho ou quebrado? O DIY pode te ajudar a encontrar um reaproveitamento para as partes dele, mais especificamente as gavetas. Você pode transformá-las em prateleiras e nichos customizados para fotos, plantas, chaves e até bijuterias. Veja como fazer:

  1. Customize as gavetas da forma que desejar, com tintas, papel contact e afins;
  2. Se for usar para bijuterias ou chaves, coloque pregos ou ganchos na parte de dentro da veta para pendurá-las;
  3. Fixe-as na parede de sua escolha com parafusos e suportes de ferro — deixe a tampa da gaveta para baixo: ela vai servir como a base da prateleira;
  4. Adicione seus objetos de forma organizada e pronto!

Você também pode mesclar o nicho, colocando plantas e fotografias na prateleira e ganchos com chaves penduradas na parte de baixo — uma ótima ideia de decoração para a entrada da sua casa!

5. Latas de alumínio viram porta-lápis ou talheres

Essa é provavelmente uma das ideias mais fáceis de executar ao se aventurar no universo de DIY! Pegue aquelas latas de alumínio de molhos e outros alimentos e transforme-as em suporte para utensílios diversos na cozinha, quarto, escritório e afins.

Basta lavá-los e customizá-los da forma que desejar, com tintas, adesivos, papel contact e até EVA para ambientes infantis — chame as crianças para ajudar, assim elas podem decorar as latas da forma que desejarem.

6. Puxadores de brinquedo para quarto infantil

Falando em ambientes infantis, esse tipo de decoração pode te ajudar a deixar o quarto das crianças mais dinâmico até mesmo nos puxadores de gaveta. Para isso, pegue brinquedos que os pequenos não usem mais e que tenham tamanho semelhante ao de puxadores de gavetas e armários — como bonecas e dinossauros de plástico ou carrinhos.

Faça furos nos brinquedos para fixá-los na mobília com a ajuda de furadeiras e parafusos. Se achar necessário, use tintas na cor dos itens escolhidos para esconder os pregos e deixar a peça mais uniforme.

7. Luminária de nuvem

Outra ideia de DIY decoração divertida e prática para quartos de crianças é transformar uma simples luminária em nuvem. E é bem simples de fazer:

  1. Pegue uma luminária simples — daquelas estilo industriais, com apenas a estrutura em volta da lâmpada e cabo para pendurar;
  2. Arranje um pouco de fibra siliconada (usada para encher travesseiros e almofadas);
  3. Com a ajuda de cola quente, fixe a fibra na estrutura da luminária até parecer uma nuvem;
  4. Adicione a lâmpada – de preferência do tipo LED – e pendure no teto;

Pronto: sua lâmpada de nuvem está pronta e a criançada com certeza vai amar!

8. Vasos de garrafas de vidro decorado

Sabe aquelas garrafas de vinho, cerveja e afins que esvaziaram? Você pode transformá-las em lindos vasos de flores e plantas para colocar no centro de mesas. Basta lavar as garrafas, decorá-las como desejar – adesivos, fitas e papel contact fixam bem no vidro – e pronto!

Agora é só colocar a planta de sua escolha com um pouco d’água e você tem um vaso novo em folha!

9. Customize sua geladeira

Quer dar uma cara nova à sua cozinha sem gastar muito? A customização da geladeira pode ser uma ótima saída: além de prática, essa ideia de DIY decoração possui infinitas possibilidades de estampas e cores para renovar seu eletrodoméstico. Lembre-se apenas de higienizar a geladeira antes de fazer a adesivagem.

Aliás, fizemos um post aqui no blog explicando o passo a passo completo de como envelopar a geladeira, caso você tenha alguma dúvida de como executar o processo!

10. Mural de avisos e lembretes com pranchetas

Sabe aquelas pranchetas antigas de madeira? Com algumas simples técnicas de DIY, você pode transformá-las em um prático mural de lembretes e avisos na parede da sua casa. O clipe abre-fecha permite mudar os papéis que ela segura conforme a prioridade.

Você vai precisar de:

  • Pranchetas – quantas desejar, lembrando que a quantidade deve ser compatível com a área que você vai instalar o mural;
  • 1 martelo;
  • Pregos — 1 para cada prancheta;
  • (Opcional) utensílios para customização do mural, como tinta e pincel ou adesivos.

Se você quiser customizar as pranchetas com diferentes cores, comece por esse passo! Caso deseje manter o visual rústico dos objetos — que, aliás, incorpora muito bem em uma decoração retrô ou vintage — basta pregá-las na parede e pronto!

Use para colocar anotações que não pode esquecer, fotos e muito mais.

11. Quadro rústico com rolhas

As ideias de DIY resolvem até mesmo o problema daquelas rolhas de garrafas de vinho, transformando-as em um belo quadro rústico.

 

Para isso, é necessário juntar uma quantidade boa de rolhas, dependendo do tamanho do mural. Junte-as com cola quente no formato que desejar — quadrado, redondo ou moldes diferenciados.

Use pregos para fixar o mural na parede sem correr riscos de que ele caia! O quadro fica lindo em salas de estar, de jantar e cozinhas.

Além disso, você pode ir adicionando cada vez mais rolhas de vinho, conforme for degustando mais dessa bebida tão deliciosa!

12. Luz pisca-pisca no guarda-sol para noite

Tem uma mesa com guarda-sol no jardim? Você pode transformar o visual noturno dela de uma forma super criativa com luzes pisca-pisca. Compre a quantidade de luzes suficiente para cobrir a estrutura metálica do seu guarda-sol e fixe-as do lado de dentro do objeto com a ajuda de fita adesiva, deixando o fio com interruptor na haste central.

A principal vantagem dessa ideia de DIY é ressignificar o objeto que normalmente só é usado durante o dia, além de deixar seu quintal com um toque super charmoso e aconchegante para receber visitas!

13. Vasos customizados com corda

Para os amantes de plantas, customizar o vaso com cordas é uma ideia de decoração super econômica e criativa, além de dar um toque natural e rústico ao ambiente. E é bem fácil de fazer: enrole as cordas ao redor dos vasos, fixando-as com a ajuda de cola quente. Pronto!

14. Escrivaninha com cavaletes e porta antiga

Essa é outra ideia para reciclar aquele armário ou guarda-roupa antigo, só que agora reaproveitando as portas e transformando-as em uma superfície de escrivaninha para seu home office. Use dois cavaletes facilmente encontrados online como pés da mesa.

Lembre-se apenas de escolher uma porta lisa e retirar a maçaneta.

15. Sapateira com cano de PVC

A última — mas não menos importante — ideia de decoração é montar uma sapateira com canos de PVC. Para fazê-la, siga esse passo a passo que preparamos:

  1. Arrume alguns canos de PVC de espessura larga o suficiente para caber os sapatos;
  2. Corte-os do mesmo tamanho para deixar a mobília alinhada;
  3. Customize o exterior e interior deles com cores e desenhos diferentes se desejar;
  4. Com a ajuda de cola quente, una os canos como se fossem uma colméia;
  5. Espere secar e fixe na parede com suporte para nicho e parafusos;
  6. Armazene seus sapatos dentro de cada “furo” da sua nova sapateira!

Como você pode ver, existem infinitas possibilidades para transformar todos os cantos da sua casa com o estilo DIY. Esperamos que estas ideias que trouxemos te ajudem a explorar esse universo e que seja apenas um passo inicial para você deixar seu lar cada vez mais com a sua cara.

Se você deseja continuar conhecendo mais sobre o estilo de decoração e aplicá-lo em outros ambientes e ocasiões, aproveite para conferir nossos 6 passos para organizar uma festa de aniversário — um guia prático cheio de inspirações de decoração para você mesmo fazer e dicas de como se organizar para estes eventos.

Continue nos acompanhando para viver uma vida mais prática e cheia de comodidade. Até a próxima!


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.