Etiqueta à mesa: dicas para um jantar formal

Etiqueta à mesa: dicas para um jantar formal

Você conhece todas as regras de etiqueta à mesa? Sabe como organizar perfeitamente um jantar formal? Não? Então confira nossas dicas básicas.

Eles podem até ser raros, mas, inevitavelmente, você já participou ou ainda vai participar de um jantar formal. Seja em casamentos, cerimônias, eventos sociais ou recepções, ter conhecimento sobre algumas regrinhas de etiqueta à mesa é sempre muito útil e importante.

Ao contrário do que muitos pensam, as regras de etiqueta à mesa não são dispensáveis ou desnecessárias. Elas são uma boa base para a elegância e, muitas vezes, evitam que você cometa gafes que podem ofender seu anfitrião. Por exemplo, você afasta o prato quando acaba de comer? Pois saiba que isso pode ser encarado como um sinal de indelicadeza e insatisfação com o que foi servido.

Para evitar estas e outras armadilhas do cotidiano, confira algumas dicas para se portar como um lord à mesa.

Postura e cotovelos

Ao se sentar, tente apoiar as costas no encosto da cadeira, de forma ereta. Além de contribuir para sua coluna, o gesto demonstra seu tato social. Além disso, nada de cotovelos na mesa. Se for necessário, apoie os antebraços na borda da mesa, de leve, mas nunca os cotovelos.

Guardanapo no colo

Pode parecer antiquado e até fora de moda, mas jantares formais exigem a presença de um guardanapo de tecido. Normalmente ele estará à esquerda, ao lado dos talheres, ou no centro do prato. Desdobre o guardanapo e coloque-o aberto no colo, levando-o aos lábios sempre que necessário e antes de beber vinho ou água.

Espere o anfitrião

Se você for convidado para um jantar formal, aguarde o anfitrião se servir, a menos que ele peça que você o faça primeiro.

Talheres de dentro para fora?

Os garfos ficam à esquerda enquanto a faca e a colher de sopa sempre à direita
Os garfos ficam à esquerda enquanto a faca e a colher de sopa sempre à direita

Se você não sabe identificar os talheres que estarão na mesa, a regra de começar pelo último e avançar em direção ao primeiro é válida. Lembre-se: do lado esquerdo estarão os garfos, que devem permanecer na mão esquerda; do lado direito as facas e a colher de sopa, que também devem permanecer na mão direita; e acima, estarão os talheres de sobremesa.

Atenção aos talheres

Assim que levar um talher à boca, nunca volte-o para a mesa. Depois de usá-lo, você deve depositá-lo no centro do prato, em posição de descanso (como os ponteiros do relógio quando marcam 4h ou 6h). Além disso, evite gesticular com talheres nas mãos. Ao falar, pouse o talher na borda do prato, evitando assim jogar comida na mesa e nos outros convidados.

Faca de carne, faca de peixe…

As facas comuns devem ser utilizadas apenas para cortar carnes vermelhas ou frango. Para peixes, existe uma faca lisa, colocada entre a faca comum e a colher de sopa, que deve servir apenas para afastar pele ou espinhos. Demais alimentos, como ovos e legumes, devem ser cortados com o garfo.

Uma porção por vez

Ao se servir, coloque pouca comida no prato, repetindo a porção depois, se desejar. Nada de pratos muito cheios, assim como garfos transbordando. Em um jantar formal, é de bom tom colocar pequenas porções de comida na boca, mastigar devagar e de boca fechada.

Enrole a massa, dobre as folhas

Massas longas, como espaguete e tagliatelle, devem ser enroladas nos garfos
Massas longas, como espaguete e tagliatelle, devem ser enroladas nos garfos

Massas longas, como espaguete e tagliatelle, devem ser enroladas nos garfos, NUNCA cortadas. Este também é o caso de folhas servidas inteiras, como rúcula, alface e acelga, que devem ser dobradas em “trouxinhas”, antes de levar à boca.

Para se levantar, aguarde

O jantar só é oficialmente finalizado quando todos terminam de comer, por isso, espere que todos estejam prontos para se levantar. No caso de surgir algum imprevisto no meio da refeição, peça licença ao anfitrião e retire-se discretamente.

Seguindo essas dicas simples, fica mais fácil participar de um jantar formal sem ter problemas, não é? Comente!


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *