Faça você mesmo: Como colocar TV na parede

Quer otimizar o espaço na sua casa? Então que tal aprender como colocar TV na parede? Além de deixar seu cômodo mais espaçoso, ainda te ajuda na decoração.

Se você está pensando em otimizar o espaço e mudar a decoração da sua sala, saiba que coisas simples, como colocar TV na parede, podem ajudar muito. Isso por que, além de uma central de entretenimento, estudo e diversão, as TVs, atualmente, possuem um design tão leve e bonito que complementam com perfeição a decoração da sua casa, do estilo contemporâneo ao rústico.

Além disso, quando bem instaladas, as televisões na parede podem transformar sua sala em um verdadeiro cinema. Aumentando a distância entre o sofá e o aparelho, o o conforto para os olhos é maior, além de facilitar a interação.

Mas, você sabe como colocar TV na parede? Acredite, é mais simples do que parece. Com apenas algumas dicas e as ferramentas certas, você pode instalar sua TV na parede facilmente e sem complicações. Saiba como:

Como colocar TV na parede: instalação passo a passo

Compatibilidade Vesa

Antes de mais nada, você precisa verificar se seu aparelho pode ser instalado em uma parede, com a ajuda de suportes ou móveis especiais. A maioria dos televisores LCD atuais já vêm pronta para a instalação, com a sinalização no manual, mas alguns modelos mais antigos não possuem essa especificação, o que indica que foram feitos para ficar sobre balcões.

como-colocar-tv-na-parede-suporte

Para saber se seu aparelho pode ser instalado na parede, verifique se ele é compatível com VESA (“Video Electronics Standards Association”), empresa que identifica se o televisor pode ser instalado em suportes padrão. Essa informação pode ser facilmente encontrada no manual ou até mesmo na caixa do aparelho e significa que o seu aparelho possui uma furação de padrão internacional na parte de traz, onde os suportes são parafusados. O Vesa define um distanciamento maior dos furos conforme o peso da TV, para garantir segurança e fixação. O distanciamento destes furos podem variar de acordo com o fabricante, daí a importância da compatibilidade com os suportes padrão.

Dica Simplifica: Escolha um suporte articulado para conseguir mudar o ângulo da sua televisão.

Escolhendo a parede

Feito isso, você precisa decidir em qual parede deseja instalar sua televisão. O ideal é que sua parede já esteja pronta, sem que reformas, pintura ou instalação de papel de parede estejam por fazer, para evitar retrabalho. Além disso, para garantir que tudo seja feito com segurança, procure saber se não há encanamentos ou instalações elétricas na parede onde você deseja colocar sua TV.

 

como-colocar-tv-na-parede-moveis-para-instalacao

Instalações como esta devem ser feitas sempre em paredes de alvenaria, para evitar acidentes. Para outros tipos de paredes, como drywall, gesso ou outros materiais mais frágeis, o indicado são os painéis de material adequado, como madeira ou compensado. Atualmente, alguns móveis para salas, como racks e estantes, já podem ser encontrados com o suporte para instalação.

Além disso, você vai precisar de pontos de alimentação de energia, como tomadas e a fiação da sua TV à Cabo (se possuir), para poder ligar seu aparelho com facilidade.

Calculando a distância ideal

Em seguida, é preciso fazer algumas medições para ter certeza da distância correta entre a TV e o sofá. Para isso, devemos levar em consideração o tamanho do ambiente e as polegadas do aparelho de televisão. Afinal, não vale a pena investir em um televisor grande se o espaço no seu ambiente é reduzido. E vice e versa.

como-colocar-tv-na-parede-escolhendo-a-parede

A relação entre distância da TV e o sofá é muito importante para que a experiência seja confortável e não prejudique a saúde de nossos olhos. Mas, como saber qual a distância correta para o tamanho da televisão ? Na verdade, a conta é bem simples.

Cálculo: polegadas X distância ideal

Para calcular se tamanho do seu aparelho é compatível com o espaço disponível no seu comodo, você só precisa saber a resolução do seu aparelho e medir a distância, em metros, entre a TV e o sofá para chegar ao número indicado. Assim:

Resolução Padrão (480p) =

Distância da TV (em metros) x 12 = Tamanho ideal

Resolução HD (720p) =

Distância da TV (em metros) x 18 = Tamanho ideal

Resolução Full HD (1080p) =

Distância da TV (em metros) x 21 = Tamanho ideal

Por exemplo, se a distância entre seu sofá e a TV é de 2 metros e você possui (ou deseja comprar) um aparelho em Full HD, faça a conta: 2 x 21 = 42. Ou seja, o televisor ideal para esta distância é o de 42 polegadas. Simples, não é?!

Distâncias mínimas e máximas entre o sofá e o televisor:

Agora, se você possui espaço e deseja se acomodar confortavelmente em frente à TV, veja as distâncias mínimas e máximas para instalar seu aparelho na parede com segurança:

Tamanho de tela Distância mínima (em metros) Distância máxima (em metros)
32”
40”
42”
46”
50”
52”
55”
60”
71”
1,2m
1,5m
1,6m
1,75m
1,9m
2m
2,1m
2,2m
3,8m
2,4m
3m
3,2m
3,5m
3,8m
4m
4,2m
4,6m
5m

Medindo e instalando

Com a distância ideal já em mente, é hora de saber onde sua televisão ficará na parede. O ideal é instalar o aparelho no meio da parede, para não ficar muito alto ou muito baixo. Ou seja, se você possui uma parede de 3m de comprimento, marque o meio, exatamente 1,5m, e deixe sinalizado para instalar seu aparelho no lugar certo.

como-colocar-tv-na-parede-calculo-polegadas-x-distancia-ideal

Em seguida, fixe o suporte na parte de traz do seu televisor, seguindo as instruções do manual. É importante ficar atento ao tamanho e á distância dos parafusos, para que o televisor não seja encaixado errado e fique torto. Depois de prender todos os parafusos, meça a distância entre a base inferior do suporte e a base do televisor. Essa distância deve ser incluída no calculo da instalação da altura da parede, para que ela fique exatamente no meio.

Se sua parede mede 2,20m de altura, você instalará seu aparelho a uma distância de 1,10m do chão. Para manter o televisor na altura correta, você precisará somar a distância entre o suporte e à base do aparelho aos 1,10m, para fixar tudo bem no meio da parede. Por exemplo, se a distância entre o suporte e a base do aparelho é de 22cm, a conta será: 1,10 + 0,22 = 1,32m.

Para instalar a parte do suporte que vai ser fixado na parede, você precisará medir a peça, para fixar o centro dela exatamente na marca do meio da parede. Ou seja, se o seu suporte tem 70cm, você marcará 35cm à esquerda da marca de 1,5m de comprimento na parede, e 35cm à direita, somando os 70cm do suporte.

Veja como deve ficar:

Fonte: Simplifica!

Fonte: Simplifica!

Em seguida, é só fixar o suporte na parede, como indicado no manual. Não esqueça de utilizar um nível para impedir que a instalação fique torta. Agora é só encaixar o suporte fixado na parte traseira da TV no suporte preso à parede e verificar com o nível novamente.

Seguindo essas dicas, fica muito mais fácil saber como colocar TV na parede e otimizar o espaço no seu cômodo, não é? E se você está procurando um novo televisor para a sua casa, não deixe de conferir todas as novidades em TV no eFácil, para conseguir o produto ideal para você. Comente!

Deixe seu comentário