Festas de fim de ano: se organize e simplifique.

Ficou responsável por organizar a festa de fim de ano? Lembre-se que a organização é a melhor aliada para que a festa seja tudo aquilo que você, seus amigos e familiares esperam. Assim, todo mundo consegue aproveitar e gastar o mínimo possível.

7 passos para organizar uma confraternização de fim de ano.

1- Agende-se.

Converse com qualquer organizador de eventos ou até mesmo com o gestor de uma empresa, e ele com certeza irá te dizer que a agenda é sua melhor amiga. Não importa se é um caderno improvisado, uma agenda de papel ou um aplicativo no celular. O importante é ter um sistema de organização e se planejar.

2- Tome nota.

Anote tudo! Até mesmo aquilo que não parecer relevante de início. Desde contatos de fornecedores até ideias de decoração. Pense que tudo poderá ser útil futuramente.

3- Liste os convidados o quanto antes.

Deixar a lista de convidados pra última hora pode ser um grande tiro no pé. Mesmo em um evento familiar, com poucas pessoas, é sempre bom fazer essa lista pra não correr o riso. Já imaginou que chato esquecer alguém?

4- Clima de festa.

Festas boas são aquelas com um clima gostoso, não é mesmo? E se tratando de uma confraternização, nada melhor que organizar um amigo secreto. No entanto, tome cuidado! Se a festa for muito grande, pode acabar não funcionando.

5- Programe.

Assim como organizar a rotina de organização da festa, também é importante que o horário de realização da confraternização seja do agrado das pessoas que irão. Por exemplo, se existem muitos pais de crianças pequenas na lista de convidados, pode não ser uma boa ideia marcar a festa pra muito tarde. Até porque, sempre acaba rolando algum atraso.

6- Cuidado com os detalhes.

Uma festa não precisa de muito pra ser especial e agradável. A diferença está nos detalhes, especialmente em reuniões mais íntimas, entre poucos amigos ou familiares. Organize o cardápio com carinho, sempre calculando a quantidade e pensando no gosto das pessoas. Por exemplo, se um dos convidados é vegetariano e o prato principal contém carne, pense em uma alternativa.

7- Peça ajuda.

Ninguém precisa trabalhar sozinho. Uma festa é feita de pessoas e uma ajuda pode cair bem.

Arrase com lindos penteados.

Como calcular a quantidade de comidas e bebidas.

É claro que depende muito dos convidados e de como será a festa. Vale sempre utilizar-se de experiências anteriores para evitar o desperdício. Pra quem é marinheiro de primeira viagem, separamos algumas dicas úteis.

calculo festa fim de ano

  • Comidas

Salgadinhos: de 10 a 12 unidades por pessoa.

Entradas e Pratos Quentes: 1 unidade por pessoa. No caso de almoço ou jantar, o certo é calcular 50 g de arroz por pessoa.

Frios: 150 g por pessoa.

Churrasco: cerca de 300 g por pessoa.

  • Utensílios

Prato e talher: 2 kits por pessoa

Copos: se for descartável, 5 por pessoa. Caso seja de vidro, é bom ter 1 a mais por pessoa.

Guardanapo: 5 por pessoa.

  • Bebidas

Refrigerante: 400 ml por pessoa.

Água mineral: 200 ml por pessoa.

Vinho: 1 garrafa a cada 3 ou pessoas.

Champagne: 1 garrafa a cada 3 pessoas. Se for apenas para brinde, calcule 1 a cada 10.

Whisky: 1 garrafa a cada 6 pessoas.

Cerveja: 2 garrafas por pessoa ou 1 a cada 4 convidados (avalie o perfil dos convidados).

Confira drinks simples de preparar.

* Nada é regra, vale sempre o bom senso. Avaliando a duração da festa e o perfil dos convidados.

* Lembre-se que quanto mais durar a festa, maior será o consumo.

Quer comprar as bebidas com economia? A gente Simplifica!

Deixe seu comentário