Máquina de Costura: Por que ter uma em casa?

Você está pensando em adquirir uma máquina de costura e não sabe se é a decisão certa? Confira nossas dicas e aprenda a fazer pequenos reparos.

Para os que gostam de customizar suas roupas ou para aqueles que precisam fazer apenas alguns reparos, a máquina de costura é um item muito importante e útil para se ter em casa.

Seja uma máquina grande, dessas embutidas em mesas ou apenas uma pequena e portátil, ter uma máquina por perto pode facilitar muito seu dia a dia. Por exemplo: quem nunca precisou ajustar a barra da calça? Ou refazer uma costura que soltou, de última hora, naquela sua peça favorita?

As máquinas de costura são muito úteis e não ficam somente na área de pequenos reparos e emergências. Com elas é possível customizar peças em poucos passos e, ao contrário do que muitos pensam, alguns modelos são muito simples de manusear.

Se adquirir ou não uma máquina de costura ainda é uma dúvida que surge na sua cabeça, confira nossa lista de dicas que vão convencer você de que a máquina pode ser mais fundamental na sua vida do que você pensa.

Priorize suas necessidades

Mesmo que você seja um marinheiro de primeira viagem no universo das máquinas de costura, deve saber que existem todos os tipos de produtos no mercado. Para quem precisa da máquina para pequenos reparos, emergências e outras coisas mais simples, uma máquina portátil, mecânica ou eletrônica, que não ocupa muito espaço e é fácil de manusear já deve ser suficiente. Agora, se você deseja uma máquina para grandes projetos, principalmente se vai trabalhar com ela, o mais indicado é pensar em uma máquina grande, de mesa e eletrônica.

Antes de comprar, pense nas suas necessidades

Antes de comprar, pense nas suas necessidades

Outro ponto muito importante na hora de escolher uma máquina é pensar bem quais serão os tecidos que precisam de reforma ou customização. Algumas máquinas, principalmente as menores e portáteis, não são indicadas para costurar couro, jeans e outros tecidos mais pesados. Por isso, fique de olho.

Conheça o básico

Como falamos antes, existe uma enorme variedade de máquinas de costura no mercado. Mesmo assim, é importante saber que, mesmo a mais simples das máquinas, deve ter algumas funções básicas, que inevitavelmente vão ser necessárias na sua vida.

Se, dentro da sua pesquisa, você encontrar máquinas que não possuem costura reta, ziguezague de várias larguras, casa de botão e zíper, evite comprá-la. Todas essas funções são importantes para quem planeja deixar de levar suas roupas para a costureira ou, no mínimo, deseja diminuir suas idas até lá. Por isso, por mais simples que seja o modelo escolhido, priorize as funções básicas para garantir que fez um bom negócio.

Exercite suas habilidades

Se você nunca teve uma experiência com máquinas de costura na vida, é hora de ter. Que tal pedir para algum amigo ou familiar te ajudar nessa empreitada? Você pode fazer um “test drive” em uma máquina emprestada ou procurar por tutoriais na internet, que te ajudam e muito a visualizar o funcionamento básico de qualquer máquina.

Treine um pouco de costura antes de comprar a máquina

Treine um pouco de costura antes de comprar a máquina

Além disso, procure aprender a costurar a mão antes de comprar uma máquina. Assim, antes de fazer um investimento em algo que você não faz ideia de como funciona, você já terá noções básicas de costura para aproveitar todas as vantagens da sua nova máquina.

Cuidado nunca é demais

Toda máquina de costura precisa de alguns cuidados para manter seu funcionamento perfeito

Toda máquina de costura precisa de alguns cuidados para manter seu funcionamento perfeito

Depois de definir o modelo e ter conhecimentos básicos no universo da costura, é hora de pesquisar preços e finalmente comprar sua máquina. E então, o trabalho acaba por aí, não é? Não mesmo.

Toda máquina de costura precisa de alguns cuidados para manter seu funcionamento perfeito. Por exemplo, as máquinas precisam de lubrificação constante, limpeza com pincel seco sempre depois de utilizar e troca regular de agulhas, para garantir que sua utilização será segura e eficaz. Além disso, SEMPRE leia o manual que acompanha o produto para conhecer melhor sua máquina de costura e como ela funciona.

Agora ficou um pouco mais simples compreender a utilidade de uma máquina de costura, não é?

Comente!

Deixe seu comentário