Como fazer limpeza de ar-condicionado em casa

Entenda a importância de realizar a limpeza de seu ar-condicionado e aprenda como a fazer com as dicas do Simplifica.

Um ar-condicionado pode ser seu melhor amigo, principalmente nos dias muito quentes. Por isso mesmo, é extremamente importante garantir que ele esteja com a manutenção e limpeza em dia, inclusive para o bem de sua saúde. A falta de limpeza nos aparelhos de ar condicionado pode levar ao desenvolvimento de fungos e bactérias, que podem contaminar pessoas com doenças como a Febre de Pontiac e a Doença do Legionário.

Como limpar o ar-condicionado

A limpeza do ar-condicionado pode ser dividida em duas etapas. A primeira parte é a limpeza das grades do aparelho, que podem ser removidas tanto nos modelos de ar-condicionado split ou como nos de parede. E não é necessário usar produtos específicos, basta usar água morna.

Outra parte que pode ser limpa sem segredos é o filtro do ar-condicionado. Remova o filtro e retire todo o pó, o que pode ser feito tanto com um aspirador como com água. Tanto o painel como o filtro devem estar secos antes de serem reinstalados.

Entretanto, a limpeza do condicionador de ar não termina por aqui. Toda a parte interna do aparelho também precisa ser limpa, o que necessita da assistência de um técnico profissional. Normalmente, recomenda-se a limpeza dos aparelhos pelo menos por uma vez ao ano, seja qual for o modelo.

Você já limpou seu ar-condicionado este ano? Comente!

Deixe seu comentário