5 dicas para inovar na decoração do quarto das crianças

5 dicas para inovar na decoração do quarto das crianças

Decoração neutra de quarto de criança com berço-cama branco, almofadas coloridas e desenho de árvore na parede

Dos papais e mamães de primeira viagem aos experientes, quem tem criança em casa sabe bem da importância de ter um quarto aconchegante, seguro e estimulante aos pequenos. Afinal, é nesse ambiente que eles costumam se sentir mais à vontade para se dedicarem às suas brincadeiras, atividades da escola e, claro, descanso.

Só que muito além de escolher os móveis para quarto certos, transformar esse cômodo em um refúgio pede criatividade na escolha dos elementos decorativos, desde as cores até mesmo a iluminação. E diante de tantos estilos de decoração que existem por aí, como escolher o que melhor atende às necessidades infantis de conforto e funcionalidade?

menina de braços abertos em seu quarto decoradoÉ justamente essa questão que nós, do Simplifica eFácil, vamos responder hoje com 5 dicas de como decorar quartos de crianças, priorizando tudo o que deixa a criançada mais feliz e os cuidadores mais tranquilos. Continue a leitura para conhecer cada uma!

1. Escolha e posicione bem a mobília

Os móveis são a essência de todo quarto, certo? E quando se trata de um ambiente infantil, eles devem ser escolhidos de forma estratégica para estimular a autonomia e a percepção de espaço do pequeno, enquanto acomoda todas as roupas e pertences deles.

Considere o tamanho do ambiente para não limitar muito a área de circulação com as dimensões da mobília e priorize as peças essenciais, como cama/berço, guarda-roupa e/ou cômoda. Caso a área seja compacta, apostar em beliches ou camas sobrepostas pode ser uma excelente ideia para otimizar ao máximo o que se tem em mãos.

Lembre-se também de optar por itens que acompanhem o desenvolvimento infantil, como berço-camas, para manter o projeto econômico e durável. Outra ideia legal é utilizar os móveis como divisórias para diferentes “seções”, como cantinho do descanso X lazer X estudos. Além de deixar o visual mais agradável, essa é uma chance de mostrar a importância da organização na rotina.

quarto para meninas

2. Aposte em cores alegres e estimulantes

Não é segredo para ninguém que as cores têm influência nas nossas emoções — aliás, existem até mesmo tonalidades mais indicadas para quartos infantis e adultos por conta disso. Por isso, a paleta escolhida para o cantinho da criança deve ser escolhida não apenas pela harmonia visual que proporciona, como também pela ligação que tem com toda criatividade e energia dos pequenos.

Uma ideia bem interessante é apostar nos contrastes entre tons quentes e frios nas áreas de lazer e estudos, mantendo a neutralidade próximo à cama. Assim, os pequenos podem desfrutar da mais pura tranquilidade na hora de dormir e se manter estimulados ao realizarem suas atividades preferidas.

E aqui não estamos falando apenas de pinturas ou papéis de parede, viu? Você também pode incluir o enxoval e as cortinas na conta, além de se jogar na customização da mobília com técnicas de decoração DIY, chamando a criançada para participar e deixar tudo ainda mais original.

3. Seja criativo ao iluminar o ambiente

Após trabalhar todo círculo cromático do quarto da criança, que tal realçar as paletas escolhidas com os produtos de iluminação certos? Essa não é apenas uma etapa funcional do projeto decorativo, mas também criativa, já que você pode apostar em formas não-convencionais de deixar o ambiente iluminado.

Invista em luminárias lúdicas, como de nuvens, estrelas e outros formatos, para trazer diversão ao ambiente de forma prática. Aqui também é uma oportunidade de aplicar luzes indiretas, como arandelas e abajures, ao invés da direta, normalmente no centro do teto, para manter a atmosfera mais aconchegante e possibilitar a meia-luz, caso o pequeno não fique confortável no escuro.

quarto minimalista branco

4. Crie um espaço seguro e aconchegante

Falando no que deixa o pequeno mais confortável, os elementos de segurança são uma parte importante na decoração do quarto infantil. Independentemente da idade, é preciso que a criança tenha total liberdade para transitar, brincar e até pular no seu cômodo — até porque, a gente sabe que energia é algo que temos de sobra nessa fase, não é?

Por isso, invista em protetores de tomadas e quinas, pisos antiderrapantes, telas para janelas e até para cama, caso ela seja sobreposta. Ah, e a imaginação também pode rolar solta nessa etapa, já que dá para investir em almofadas, puffs e tapetes macios pelo ambiente, apostando em cores e formatos divertidos para combinar com a essência do pequeno.

quarto para meninas com uma fada rosa na parede

5. Faça o ambiente ser fácil de organizar

Um grande dilema de mães e pais ao decorar o quarto da criança é como mantê-lo organizado de forma prática, certo? Bom, uma maneira de fazer isso e, de quebra, estimular a autonomia e o senso de responsabilidade da criançada, é manter prateleiras, baús e outros nichos organizadores ao alcance do pequeno.

Defina onde brinquedos, livros e materiais escolares devem ficar e dê ao seu filho a liberdade de pegá-los e guardá-los quando quiserem. Aqui também é uma ótima chance de estimulá-lo a decorar o ambiente como quiser, seja colocando seus itens preferidos em display nas prateleiras ou mantendo cadernos e objetos escolares prontos para uso na escrivaninha.

Lembre-se que o quarto infantil é um dos primeiros lugares onde os pequenos têm a oportunidade de se descobrirem como indivíduos que sabem cuidar e organizar, assim como nós já sabemos fazer. Permitir que eles desfrutem desse refúgio com total liberdade é o segredo do sucesso para seu projeto decorativo.

Curtiu esse conteúdo? Então conte aqui nos comentários quais dicas te inspiraram a transformar o cantinho das crianças e aproveite a visita para conhecer 9 truques simples de decoração para sala pequena, onde te ensinamos a aproveitar ao máximo essa área de lazer e descanso para família!


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *