O que dar de presente de casamento?

Foi convidado para a cerimônia e a festa, mas não faz ideia do que dar de presente de casamento? Então confira nossas dicas e facilite sua escolha no Simplifica!

Pode até parecer que não, mas uma das maiores dúvidas na hora de marcar presença no enlace de amigos ou familiares é o que dar de presente de casamento. A roupa, o cabelo e a maquiagem ou quem convidar para te acompanhar ficam completamente em segundo plano quando pensamos se o presente que escolhemos é realmente o certo.

Atualmente é comum que os noivos registrem suas listas de presentes em lojas online ou físicas, deixando bem claro para seus convidados algumas opções de presentes que ainda estão faltando no enxoval do casal. Mas, se você quer dar um presente personalizado, fugir do óbvio ou apenas demonstrar seu carinho para com os noivos, confira algumas dicas que podem trazer alguma luz à sua decisão.

Certifique-se que os noivos não têm

Evite dar de presente algo que o casal já tenha

Evite dar de presente algo que o casal já tenha

Antes de mais nada, é bacana verificar se o que você deseja dar de presente já não é um item que os noivos possuem. Isso para o caso de eletrodomésticos, eletrônicos, móveis e coisas similares, afinal, algumas peças, como porta retratos, por exemplo, podem ser personalizadas e são sempre úteis.

Pense no seu grau de intimidade com o casal

A primeira regra para presentear bem um casal é medir o seu grau de intimidade com eles

A primeira regra para presentear bem um casal é medir o seu grau de intimidade com eles

A primeira regra para presentear bem um casal é medir o seu grau de intimidade com eles, para não falhar com um presente íntimo demais ou de menos. Se você é um grande amigo ou familiar dos noivos, então provavelmente deve estar por dentro da preparação do casamento, dos presentes já recebidos e pode ter intimidade até para declarar abertamente qual será a sua escolha na hora de presenteá-los.

Agora, se você não é tão próximo do casal, a indicação é manter os olhos sobre o que está na lista de casamento e escolher algo que esteja lá. Se não existir uma lista, prefira um presente mais clássico, como jogos de taças e copos, faqueiros e coisas do gênero, sempre optando por algo neutro e clean, que possa ser útil e não interfira diretamente na decoração da casa.

Planeje-se e compre antecipadamente

Planeje as compras com antecedência

Planeje as compras com antecedência

Para evitar dor de cabeça com a entrega (se for necessária), com os gastos e até mesmo com o seu gosto pessoal para presenteá-los, prefira comprar o mimo antecipadamente.

As listas de casamento são, normalmente, disponibilizadas pelos noivos com algum tempo de antecedência e isso te dá mais tempo para escolher algo que agrade a você e a eles, além de verificar se cabe no seu bolso e que será realmente aproveitado.

Priorize o que é necessário

Procure escolher itens que são realmente necessários para uma vida nova

Procure escolher itens que são realmente necessários para uma vida nova

Pode parecer tentador entregar uma obra de arte ou um presente cheio de personalidade aos noivos, porém, será que isso é mesmo necessário? Quando as pessoas decidem se casar, optam por levar uma vida juntos, com determinadas regras particulares e, nem sempre, concordam com o que é ou não bacana para a decoração da casa. Neste caso, se o noivo amar seu presente e a noiva não (ou vice e versa), a chance dele acabar encalhado em algum guarda móveis ou ser descartado é muito maior.

Para evitar essa situação, seja qual for seu grau de proximidade com o casal, tente pensar ou escolher itens que são realmente necessários para uma vida nova, como bandejas, travessas ou baixelas, um micro-ondas, chaleiras elétricas, cafeteiras automáticas, conjuntos de toalhas ou edredons para camas de casal.

Dica Simplifica: se não souber o tamanho da cama, opte pelo edredom tamanho Queen, que é um intermediário entre as camas de casal e King Size.

Evite presentes pessoais

Dê presentes para o casal e não para o noivo ou a noiva especificamente

Dê presentes para o casal e não para o noivo ou a noiva especificamente

Nada de perfumes, roupas, joias ou sapatos. Estes são presentes individuais, que não correspondem com a ideia de uma vida nova a dois. Prefira presenteá-los com algum item que possa ser compartilhado, utilizado no dia a dia da casa ou que simbolize o amor dos dois. Uma boa opção é mandar gravar o convite de casamento dos noivos em uma bela peça de prata, para eternizar o enlace para sempre com muito requinte.

Colabore com a viagem de lua de mel

Dar uma força na lua de mel pode ser um presente bem-vindo, caso o casal abra essa opção

Dar uma força na lua de mel pode ser um presente bem-vindo, caso o casal abra essa opção

Muitos casais preferem trocar os presentes por uma colaboração em dinheiro para a viagem de Lua de Mel. Isso pode ser feito sem problemas, mas é indicado que você espere que os noivos abram esse precedente, já que oferecer dinheiro ao casal pode ser visto, as vezes, como um símbolo de descuido ou falta de carinho.

Presenteie com o seu melhor

Use seus talentos para dar um presente criativo

Use seus talentos para dar um presente criativo

Casamentos são datas muito especiais, tanto para os noivos como para suas famílias. Por isso, que tal doar um pouco dos seus talentos para o novo casal? Por exemplo, se você é bom com as palavras, que tal escrever uma carta ou uma música para os “pombinhos”?

Faça o brinde e homenageie ambos com uma linda poesia ou escreva uma crônica sobre como será feliz o futuro deles, falando das suas bodas de ouro. Surpreenda-os com um registro da sua dedicação e seu amor, compartilhando aquilo que você tem de melhor.

Seguindo essas dicas fica mais fácil escolher um presente cheio de personalidade para presentear com carinho. Comente!

Deixe seu comentário