Dicas para organizar seus armários de uma vez por todas

Apesar de parecer uma tarefa quase impossível, montar um sistema de organização permanente não é tão difícil e pode mudar sua vida, além de deixar seu dia a dia muito mais prático. Para te ajudar, listamos todos os passos para deixar tudo em ordem. Confira:

Limpe

Antes de mais nada, você precisa esvaziar todo o armário, assim poderá ter uma noção do espaço que tem para inciar a organizar suas roupas, sapatos e acessórios, além de poder limpá-lo completamente.

Depois de tirar tudo de dentro do armário, passe o aspirador em todas as prateleiras e nichos, tirando a poeira e dando atenção aos cantinhos. Em seguida, use um pano úmido com água e amaciante, para limpar todo o armário, incluindo as laterais e os fundos. Isso vai ajudar a manter suas roupas cheirosas por mais tempo.

Desapegue

O processo começa na separação das roupas e o ideal é dispor tudo em três pilhas: Guardar, Doar e Descartar. Mas isso precisa ser levado a sério, pois guardar aquela peça desbotada, furadinha ou muito antiga não leva a nada e só ocupa espaço dentro do seu armário. Uma boa regra é: se não usou no período de um ano, doe ou descarte. Faça o mesmo com seus sapatos.

Separe

Depois de se desfazer do que não serve ou não está em boas condições e daquilo que você nem lembra mais por que comprou, separe o que sobrou por estação (verão e inverno), por tipo de peça (camisetas, calças, casacos…) e depois por cores. Sendo assim, você terá duas categorias máximas: Roupas de Verão e Roupas de Inverno, separadas por pilhas de tipos e organizadas por cor.

Se seu guarda-roupa é pequeno, mantenha à mão somente as roupas da estação, guardando aquelas da estação passada em sacos plásticos dentro do maleiro. Uma boa opção são as embalagens a vácuo, sacos para armazenamento que, com a ajuda de um aspirador de pó ou bomba manual especial, podem ajudar você a ter mais espaço e conservar suas roupas. Sem ar, o volume das peças diminui, o que facilita na hora de guardar em algum cantinho da casa.

Pendure

Após separadas e organizadas por cor, as pilhas devem ser dobradas ou penduradas. Defina o que deseja pendurar, como casacos, vestidos, camisas e calças, e comece o trabalho pelas peças mais longas. Com a separação primária por estação, você não correrá o risco de ter um vestido de festas enganchando em um casaco de inverno.

Para economizar espaço, invista em cabides especiais, como aqueles para gravatas e lenços, para calças e com pregadores de veludo

Para economizar espaço, invista em cabides especiais, como aqueles para gravatas e lenços, para calças e com pregadores de veludo

Pendure as roupas por ordem de tamanho, do maior para o menor, deixando juntas as peças do mesmo tipo, como saias, calças e camisas. Um detalhe importante são os cabides: eles devem ser finos e todos da mesma cor, para facilitar a visualização das peças e diminuir o espaço ocupado por cada roupa pendurada, sem gerar qualquer poluição visual.

Invista em cabides especiais, como aqueles para gravatas e lenços, para calças e com pregadores de veludo, assim você garante a vida útil das suas roupas e evita que elas amassem.

Dobre

Na hora de dobrar, considere também o tamanho das peças. Você pode medir o espaço reservado para guardar as roupas e dividir pelo comprimento das pilhas, para saber quantas cabem naquele espaço.

Pode até parecer bobagem, mas um dobrador de roupas é um utensílio muito útil na hora de organizar seu armário. Ele dobra as peças sempre no mesmo tamanho, o que ajuda a fazer pilhas perfeitas e evita que suas roupas fiquem amassadas.

Monte as pilhas fora do espaço que elas vão ocupar e vá colocando aos poucos,  para ver como fica visualmente

Monte as pilhas fora do espaço que elas vão ocupar e vá colocando aos poucos, para ter ideia de como ficam visualmente

Após dobradas, é só ordenar as pilhas de acordo com tipo e cor em um degradê suave partindo do mais escuro para o mais claro.

Mas, seja pendurando ou empilhando, não entulhe as peças ou coloque muito peso em um único cabideiro ou prateleira. Isso pode comprometer a integridade do seu móvel, além de amassar suas roupas. 😉

Ordene as gavetas de roupa íntima

Colmeias e separadores ajustáveis são muito úteis para colocar ordem naquela gaveta bagunçada. Você pode optar por diversos tamanhos e cores, mas o importante é escolher um que combine com seu armário e com você.

Se preferir, enrole meias e lenços, guardando em caixas organizadoras

Se preferir, enrole meias e lenços, guardando em caixas organizadoras

Calcinhas, meias e cuecas devem ser dobradas ou enroladas, para evitar danificar os elásticos.

Use as colmeias para separar as peças e organize também por cores

Sutiãs podem ser guardados dobrados ou abertos, de acordo com o tamanho da sua gaveta e a quantidade de peças que possui. Mas, se preferir, mantenha os conjuntos de sutiã e calcinha juntos: dobre o sutiã ao meio, encaixe os bojos, e coloque a calcinha dobrada no espaço que sobrou, atrás dos bojos unidos.

Ordene bijuterias, cosméticos e maquiagem

Se você costuma manter bijuterias e maquiagens em gavetas, pode optar pelos separadores e organizadores específicos para esses objetos. Existem muitas opções para colocar em ordem aquela gaveta que sempre acaba suja de blush ou batom.

Agora, se você dispõe de um espacinho especial para eles, opte por pendurar as bijuterias, como os colares e pulseiras, com ganchos na parede ou na parte interna de uma das portas do armário. Telas de arame presas em uma bela moldura também são ótimas e dão um lindo visual na decoração.

Maquiagens e cosméticos podem ser dispostos em uma pequena prateleira, uma caixa, um organizador de mesa ou organizadas por tipo dentro de gaveteiros especiais.

Ordene bolsas e sapatos

As bolsas e sapatos também merecem atenção na hora de organizar seu armário.
Separe as bolsas por tamanho e mantenha o enchimento que vem com cada uma delas quando compramos. Em seguida é só ordenar por cor e definir um local para guardar: você pode pendurar em ganchos, em um organizador suspenso com nichos ou dispor cada uma em prateiras ou maleiro extra.

Já com os sapatos: comece separando por tipo (saltos altos, tênis, sapatilhas, sapatos sociais…) e depois ordene por cor. Você pode dispor os pares da maneira que achar mais prático: prateleiras especiais, caixas, organizadores suspensos ou sapateiras.

O ideal é manter os pares unidos e cruzados, dispostos de forma que o bico de um par se encontre com o salto do outro

O ideal é manter os pares unidos e cruzados, dispostos de forma que o bico de um par se encontre com o salto do outro

Se não for utilizar cabides para sapatos, que os acomoda na vertical e também são muito úteis, mantenha-os com o solado para baixo sem cobrir com outros materiais ou outros pares.

Não se esqueça que peças de couro precisam de ventilação e não podem ser deixadas em locais úmidos.

Falando nisso, evite a umidade

Pense seriamente no local onde colocará seu guarda-roupa ou montará um closet, afinal, ninguém quer suas roupas e sapatos cheias de mofo. Além disso, invista em aparelhos eletrônicos contra a umidade e em aromatizadores para armários.

Gostou das dicas? Com elas você poderá ordenar todas as suas roupas e acessórios, deixando cada peça sempre a mão e em boas condições. Se você segue outro método de organização, compartilhe com a gente nos comentários. 😉

Deixe seu comentário