Não sabe como organizar a geladeira? Confira 5 dicas infalíveis
Ninguém gosta de jogar comida fora. Por isso, saber como organizar a geladeira não é só uma questão de manter tudo em seu devido lugar, mas também de saúde e economia. Os alimentos, quando não acondicionados corretamente, podem ser prejudiciais à saúde, pois podem ter seu prazo de validade alterado graças as diferenças de temperatura.
Para manter todos os seus alimentos sempre saudáveis e frescos, algumas dicas são essenciais. Por exemplo, você sabia que não deve lavar frutas e vegetais antes de colocá-los na geladeira? Isso mesmo. Estes alimentos, por serem sensíveis a umidade, devem ser acondicionados em geladeira sem serem lavados, para evitar a deterioração por excesso de umidade e bactérias da água.
Quer conhecer mais dicas para aprender como organizar a geladeira de uma vez por todas? Então confira:
5 dicas para saber como organizar a geladeira de forma eficaz
1 – Carne crua sempre no congelador
Para evitar a proliferação de bactérias e até o apodrecimento do alimento, as carnes cruas devem sempre ser mantidas no congelador, em embalagens que impeçam a entrada de água.
Para descongelar, coloque-as em um local onde o gotejamento de água e sangue não fique em contato com a carne, mas sim escorra para um recipiente a parte. Ah, carne se descongela na geladeira, para evitar contaminação.
2 – Ovos na embalagem original
Os ovos não podem ser colocados nas portas da geladeira, pois este é um local onde a variação de temperatura é enorme. Por isso, prefira acomodá-los nas prateleiras superiores e dentro das caixas de papelão originais, que são ideais para conservar a temperatura dos ovos. Outra dica importante é não lavá-los antes de guardar, pois sua casca porosa pode absorver a umidade e aumentar as chances dos ovos estragarem, mesmo sob refrigeração.
3 – Verduras e legumes em local úmido
Para que seus legumes e verduras estejam sempre frescos, é ideal guardá-los em um local mais úmido, como a gaveta de vegetais. Por ser um lugar fechado e que fica na base inferior da geladeira, a gaveta mantem um ambiente mais úmido e longe de correntes de ar, o que ajuda a manter o isolamento dos alimentos e evitar o acúmulo de bactérias por excesso de água.
4 – Evite a bagunça
Não adianta cuidar da vida útil dos seus alimentos se a geladeira está sempre uma bagunça pois, invariavelmente, você vai se esquecer de algum produto, o que pode ser muito prejudicial. Para isso, acomode os produtos no lugar certo e, principalmente, de forma organizada. Caixas de leite com caixas de leite, frios com frios e verduras com verduras.
Tente manter um padrão para facilitar a identificação do alimento que você está procurando de forma rápida e eficiente, para evitar ficar com a porta da geladeira aberta por muito tempo.
5 – Data de validade sempre a vista
Com uma geladeira sempre cheia, fica quase impossível conferir a data de validade de todos os produtos. Para evitar o desperdício de alimentos, ou pior, uma intoxicação alimentar, o ideal é manter os produtos sempre com a data de validade a vista. Empilhar as embalagens em ordem, de acordo com a validade (os que vencem antes na parte de cima e os que vencem depois na parte de baixo) é uma ótima forma de consumir os produtos mais antigos antes.
Outra boa opção é fazer uma lista com as datas de validade de cada produto e colocá-la na porta da geladeira. Assim, sempre que for abri-la, poderá conferir se um produto já venceu ou não.
Bônus Simplifica! – Cada coisa em seu lugar
Veja nosso infográfico e saiba como deixar cada item da sua geladeira no local certo:
Viu como é simples? Agora ficou mais fácil deixar sua geladeira organizada e mais eficiente. Não esqueça de comentar!
Deixe um comentário