Qual é a melhor forma de limpar a geladeira?

Limpar a geladeira pode ser mais fácil do que você imagina. Com alguns truques, você consegue deixar tudo limpo em minuto

Na hora da faxina na cozinha tiramos a gordura do fogão, lavamos o chão e a pia, mas muitas vezes esquecemos de limpar a geladeira. Seja por desconhecimento da necessidade ou mesmo por preguiça, não lembramos o quão importante é manter este aparelho sempre limpo, afinal é na geladeira que armazenamos nossos alimentos e deixá-la suja não é nada bom.

Para te ajudar nesta tarefa, que não é tão difícil, o Simplifica dá algumas dicas de como deixar a sua geladeira limpinha como nova.

Leia também nosso artigo sobre como funciona uma frost free!

Dicas para limpar geladeira

Retire tudo de dentro

dicas-para-limpar-a-geladeira-retire-os-alimentos-de-dentro

Antes de tudo, retire todos os alimentos do interior da geladeira, separando os que que ainda estão bons para o consumo dos que estão passados ou perto da validade. As vezes pensamos que, por estarem sob refrigeração, algumas comidas não vão estragar, mas acredite, estragam! Então deixe o desapego de lado e jogue tudo fora.

Desligue a geladeira e comece a limpeza

dicas-para-limpar-a-geladeira-desligue-o-aparelho-e-inicie-a-limpeza

Após esvaziar e desligar a geladeira, é hora de começar a limpeza. Caso seu refrigerador não tenha a tecnologia Frost Free, você deve fazer o degelo do congelador. Para esta tarefa, nunca use materiais pontiagudo ou jogue água para acelerar o processo de descongelamento, deixe que o gelo derreta naturalmente.

Com a geladeira já degelada, ou apenas desligada, no caso das Frost Free, retire todas as partes removíveis como cestos, prateleiras e porta-ovos e lave-as na pia em água corrente com detergente neutro e uma esponja macia.

Para limpar a geladeira em seu interior esqueça os produtos de limpeza como desengordurantes e soluções multiuso. Por terem um odor forte, estes produtos podem acabar contaminando os alimentos, então, opte por soluções caseiras ou detergente neutro em pequena quantidade.

Utilize produtos de limpeza caseiros

utilize-produtos-de-limpeza-caseiros-para-limpar-a-geladeira

Uma boa receita para deixar a geladeira limpinha, é misturar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio a um litro de água morna. Com a solução pronta, pegue um pano macio, molhe na mistura, e passe-o em todo o interior da geladeira. Deixe agir por alguns minutos e retire o excesso com um pano seco e limpo.

O bicarbonato tem ação desengordurante, não tem cheiro e ainda deixa o seu refrigerador branquinho. Após a limpeza, deixe a geladeira aberta por alguns minutos para secar o interior antes de religa-la. Com a geladeira limpa e livre de odores você já pode colocar os alimentos de volta.

Dicas para manter a geladeira sempre limpa

  • Manter os alimentos sempre vedados para não deixar vestígios e/ou odor.
  • Verificar a validade dos alimentos e descarta-los, quando necessário, periodicamente.
  • Caso algo respingue na geladeira, limpe imediatamente enquanto a mancha ainda está fresca.
  • Repita o procedimento de limpeza da geladeira pelo menos uma vez ao mês.

Agora que você já sabe como limpar geladeira, visite a seção de refrigeradores do eFácil!

E você, tem alguma receita para deixar a geladeira sempre limpinha? Conta para a gente!

Deixe seu comentário