Conheça 5 ideias criativas para decorar quartos de bebê

Conheça 5 ideias criativas para decorar quartos de bebê

bebê sorrindo com braços apoiados em almofada bege com quarto de bebê de fundo com luminarias pêndulas, almofadas sortidas e cômoda de madeira

Cá entre nós: preparar o ambiente para a chegada de um bebê na família é tudo de bom, não é? Entre eleger os estilos de decoração que trazem mais charme ao espaço até encontrar a mobília que os complementa, é fato que essa tarefa é capaz de despertar muita animação.

Só que vários papais e mamães também se deparam com dúvidas sobre quais os melhores elementos para compor a decoração do pequeno, especialmente porque eles devem oferecer conforto, personalidade e segurança, certo?

Mas, calma, porque encontrar as melhores ideias para quartos de bebê não precisa ser uma missão impossível e nós do Simplifica eFácil vamos te mostrar isso com 5 dicas cheias de criatividade. Continue a leitura para aprender todas!

quarto de criança

1. Pesquise e planeje tudo o que comprar

Antes de qualquer coisa, a decoração para a chegada do bebê deve ser pesquisada e planejada para não extrapolar no orçamento, nem ter mais coisas do que realmente necessárias.

Faça um esboço de como você idealiza o ambiente, tanto na disposição dos móveis do quarto, como berço, cômoda e/ou guarda-roupa, quanto nos elementos decorativos que não podem faltar. Em seguida, faça uma lista desses itens e comece a pesquisar onde os comprar pelo melhor custo-benefício, sempre considerando a qualidade e segurança dos produtos.

Assim fica muito mais fácil deixar o espaço como você sempre sonhou com a tranquilidade de não sofrer com nenhum excesso!

Quarto com berço

2. Aposte na neutralidade do ambiente

A maioria das imagens de quartos de bebê que vemos por aí contêm cores neutras, como tons pastel, bege e branco, presentes em boa parte do ambiente, certo? Essa escolha não é por um acaso, mas, sim, porque tonalidades suaves transmitem tranquilidade e aconchego — tudo o que o pequeno precisa para descansar em seu cantinho.

Por isso, invista em uma base equilibrada para o ambiente e direcione paletas mais intensas, como rosa, amarelo, roxo, azul e verde, em elementos menores. Além de proporcionar as sensações ideais para o sono, essa organização cromática permite uma transição de decoração muito mais fácil conforme seu filho cresce e vai tendo suas próprias preferências de estilo.

quarto infantil

Você também pode gostar de: Conheça o ranking de melhores cores para o quarto!

3. Inove com adesivos e papéis de parede

Falando em cores, que tal inovar nos detalhes do quarto do bebê com adesivos e papéis de parede?

Ao invés de seguir a linha clássica de cobrir toda uma superfície com eles, você pode se jogar na criatividade com mosaicos, colagens e murais personalizados para dar um toque de personalidade ao ambiente.

E esses elementos não precisam se limitar apenas à parede, viu? Use-os para dar vida à mobília e veja o cantinho do seu pequeno ficar muito mais delicado. Na dúvida sobre o jogo de tonalidade, utilize o círculo cromático para entender quais paletas são mais adequadas para você se jogar na imaginação!

quarto infantil com tons de azul

4. Invista na reciclagem de itens velhos

Uma das coisas mais comuns em qualquer casa é encontrar itens antigos que, há muito tempo, não são mais utilizados. Móveis, estofados, caixas e outros objetos são facilmente deixados de lado quando compramos novos e são justamente neles que você pode apostar para dar um charme a mais no quarto do bebê.

Mas, é claro, você não precisa reutilizá-los da forma que foram deixados. A ideia aqui é reciclá-los com técnicas de decoração DIY, que consistem em customizar e ressignificar itens nas cores, formas e até materiais. Que tal, por exemplo, transformar caixotes ou gavetas antigas em prateleiras para brinquedos, fotografias e outros elementos decorativos?

Outra ideia legal é transformar baldes de metal em cestos para mantas e outros objetos, seja os pintando ou cobrindo com tecidos, por exemplo. Além de únicos, esses itens acabam dando um toque super retrô ao espaço sem que você tenha que gastar muito por isso.

criança brincando

5. Se jogue nas decorações temáticas

Caso a sua ideia para o quarto do bebê incluia um toque de diversão, uma boa forma de fazer isso é com decorações temáticas, seja na parede, nos móveis ou adicionando pelúcias. Dentre as diversas inspirações por aí, selecionamos algumas das que mais fazem sucesso, olha só:

  • Savana de bichinhos fofinhos;
  • Jardim encantado com borboletas e fadas;
  • Fundo do mar com sereias e/ou animais místicos;
  • Carros, motos e/ou aviões;
  • Princesas ou bailarinas;
  • Fazendinhas ou circos com animais.
  • Dinossauros.

BÔNUS: como se preparar para a chegada do bebê?

Mesmo com as melhores ideias para decorar o quarto do bebê em mente, é importante considerar alguns outros pontos antes de colocar a mão na massa. Do planejamento à montagem do ambiente, priorize sempre questões como:

  • Segurança do espaço: prefira móveis de bordas arredondadas aos de canto para evitar acidentes. Além deles, deixe cordinhas de persianas, objetos pequenos e qualquer item com vidro longe do alcance da criança e do berço;
  • Circulação livre: planeje a disposição da mobília de forma que você possa circular à vontade pelo ambiente, sem obstáculos que dificultem a entrada e saída do ambiente;
  • Funcionalidade acima de tudo: mantenha os itens de cuidados e higiene do bebê sempre ao fácil alcance, seja em prateleiras, primeiras gavetas ou organizadores sobre a cômoda/trocador. Assim, as trocas de fraldas e roupas ficam muito mais fáceis.

Viu só como ideias não faltam para você deixar o quarto do seu bebê do jeito que sempre sonhou, cheio de aconchego e charme? Agora é só colocar em prática nossas dicas e ficar mais pronto do que nunca para a chegada do pequeno.

mulher gravida olhando para um berço

Ah, quer aproveitar o embalo para renovar outros ambientes da sua casa? Então confira nossos 9 truques simples para decorar salas de estar pequenas, perfeitos para transformar seu ambiente com praticidade e economia!


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *