Marsala: a cor que dominou a decoração

Você provavelmente já ouviu falar em marsala, a cor eleita pela Pantone como representante de 2015. Vem conferir como esse tom está dominando a decoração

No final de 2014, a Pantone divulgou a cor que seria a protagonista do ano seguinte, um tom super charmoso que leva o nome de um vinho italiano, o marsala. Dito e feito, a cor virou tendência em diferentes áreas e dominou 2015, inclusive na decoração.

Como uma cor quente, variável do vermelho e bem próxima do roxo, o marsala é muito versátil e curioso. Apesar de impactante, é fácil trabalhar o marsala, principalmente se a ideia é transmitir um toque de classe.

O nome da cor é inspirado em um vinho italiano

O nome da cor é inspirado em um vinho italiano

Sutil, discreta e muito elegante, a cor é clássica, mas deve ser harmonizada com tons de nude, branco ou cinza, criando um ambiente chique e luxuoso. O amarelo, o cor de rosa e os tons suaves de azul e laranja também são bons para criar um contraste no ambiente.

Veja como combinar o tom em sua casa e intensificar todo o potencial da sua decoração com o marsala.

Paredes

Apesar de ser uma cor escura, o marsala pode ser aplicado nas paredes, deixando-as mais glamourosas. O tom passa uma sensação intimista e discreta, mas deve ser trabalhado cuidadosamente para que o ambiente não fique carregado e cansativo.

O tom cria um ambiente sedutor e elegante

O tom cria um ambiente sedutor e elegante

Para deixar o ambiente mais caloroso e confortável, uma parede marsala pede quadros em tons neutros, com molduras em branco, creme, preto ou prata. Evite o dourado, que chama muita atenção e cria uma confusão visual quando aplicado sobre tons muito chamativos.

Móveis

Por ser um tom sedutor, o marsala é indicado para móveis mais clássicos. Eles passam uma sensação de conforto e aconchego, além de dar um toque de estilo ao ambiente.

A cor deixa os móveis elegantes e ao mesmo tempo aconchegantes

A cor deixa os móveis elegantes e ao mesmo tempo aconchegantes

O tom é muito indicado para estofados, além de ser ideal para almofadas. Prefira combinar uma peça em marsala com outras peças ou acessórios em madeira, vidro, cobre ou prata. Isso cria um padrão terroso e dá um toque sensual e moderno à decoração.

Se a ideia é criar contraste, abuse de móveis em estilo rústicos e plantas no ambiente.

Objetos de decoração

Em menor escala, o marsala pode ser utilizado com mais amplitude. As combinações são infinitas, deixando uma larga margem de opções.

Em cortinas ou tapetes, por exemplo, a cor harmoniza muito bem com estampas florais em tons neutros ou variações de vermelho, além de ser um par quase perfeito para o preto. Para maior impacto, que tal combinar os eletrodomésticos em aço da sua cozinha com a cor, dando ao ambiente um toque de poder?

Já se a intensão é impressionar durante um jantar, invista em um jogo de mesa em marsala. Ele complementa com graciosidade um arranjo floral romântico e cria uma atmosfera de glamour.

O tom passa a ideia de sofisticação e glamour

O tom passa a ideia de sofisticação e glamour

Por ser uma cor intensa, o marsala cai melhor em cômodos como salas e escritórios, mas pode ser utilizado com parcimônia em ambientes como o banheiro, a cozinha e a varanda. O importante é ter em mente que ele transmitirá, sempre, uma ideia de estilo e seriedade e elegância.

Agora ficou mais fácil incorporar o tom na decoração da sua casa e adaptá-lo ao seu estilo, sem deixar de lado todo o requinte da cor. Aproveite o inverno e vá de marsala também na decoração!

Gostou das dicas? Então comente!

Comentários

Comentários