Como limpar máquina de lavar roupa? Dicas do Simplifica!

Como limpar máquina de lavar roupa? Dicas do Simplifica!

Ainda que máquinas de lavar roupas sejam utilizadas para a limpeza, esses eletrodomésticos também acabam sujando, e sim, eles podem sujar por dentro mesmo fechados e utilizados exclusivamente para deixar suas roupas limpas.

Uma coisa que muita gente não imagina é que ela precisa de limpeza interna e troca de filtro com certa frequência, já que a seguidas lavagens acabam acumulando suas passagens de água e sabão, limitando até mesmo o funcionamento do motor e a rotação necessária para deixar suas roupas limpinhas e cheirosas.

Pensando em você que já teve problemas com sua máquina de lavar roupas devido à falta de limpeza e também em quem deseja evitar esse infortúnio, o eFácil traz uma lista simples e bem legal de como limpar e cuidado da sua máquina!

4 cuidados que aumentam a vida útil de sua máquina de lavar roupas

Como já dito, a falta de limpeza na máquina pode gerar acumulo de sujeiras derivadas das próprias roupas, como fiapos, linhas que se soltam, resíduos de sujeira externa que podem grudar na roupa, e outros resíduos que podem comprometer significativamente o funcionamento e a durabilidade da máquina. Claro, esses resíduos também acabam grudando nas roupas limpas ainda durante o processo de lavagem, o que pode comprometer também os tecidos das peças.

Para resolver esses problemas e evitar gastos extras com manutenção desnecessária em sua máquina de lavar roupas, é preciso apenas um pouco de prudência seguindo os 4 passos abaixo e garantindo uma vida útil maior ao aparelho. Vamos lá?

1. Comece com a limpeza de prevenção

A lavagem de prevenção ajuda muito a evitar que todos os elementos externos se acumulem nas áreas de passagem de água, do sabão e do amaciante da máquina, entupindo e prejudicando muitas vezes até mesmo a rotação do motor.

Para fazer essa limpeza, basta programar o ciclo de sua máquina na lavagem rápida com o aparelho totalmente vazio. Adicione dentro do tanque a mistura de um litro de água sanitária com cloro e deixe a máquina ligada para completar o ciclo escolhido. Logo após, enxague muito bem o tanque com água limpa para retirar o excesso de cloro. Esse processo garante que nenhum dos resíduos já citados fiquem acumulados nas reentrâncias do aparelho.

2. Limpe os resíduos do compartimento de sabão

Seja uma lavadora mais sofisticada, com diversas funções e secadora embutida, ou das mais simples, como as versões tanquinho, todas máquinas de lavar roupas possuem um dispenser especifico para adição de sabão e amaciante. Esse pequeno compartimento também acaba juntando resíduos, no caso, dos próprios produtos adicionados ali, que muitas vezes acabam ressecando e impedindo que seja inserida a quantidade certas para limpar todas as roupas.

Resolver isso é muito simples! Use uma escova de dentes fina com um pouco de água aquecida/morna. A escova tem a capacidade de limpar cantos pequenos do compartimento e, caso os resíduos estejam duros, a água aquecida consegue retirar com certa facilidade. Não é preciso nem mesmo o uso de outros produtos para a limpeza.

3. A tampa também precisa ser higienizada

Caso sua máquina seja de abertura superior, ou seja, com tampa na parte de cima, a limpeza acaba sendo bem simples. Use um pano umedecido em uma mistura de água e sabão neutro para tirar qualquer tipo de sujeira depositada ali.

Caso a máquina tenha abertura frontal ou lateral, é preciso garantir que a borracha seladora não seja danificada. Utilize um pano limpo e uma solução de limpeza feita de água e sabão e vá passando com delicadeza para retirar todos os resíduos da lavagem que possam estar escondidos nos cantos.

Uma dica importante para essa parte da máquina: em hipótese alguma use produtos a base de álcool. Esse tipo de química ajuda a ressecar a borracha fazendo com que sua vida útil diminua consideravelmente.

4. Por fim, limpe também a parte externa!

Não se esqueça da parte externa de sua máquina. Manter o corpo da máquina sempre limpo também garante um tempo de vida maior ao aparelho. Além de manter o eletro bonito, a limpeza externa também garante a proteção contra ferrugem, poeira e outras sujeiras que possam se acumular na camada de fora.

A limpeza externa é a mais simples de todas. Aqui você só precisa usar um pano umedecido com água e sabão neutro. Assim como nas máquinas laterais, jamais use produtos a base álcool ou outras substâncias abrasivas para evitar os danos na superfície e na borracha da porta da lavadora.

Dica bônus: evite cheiros desagradáveis!

Dificilmente sua máquina de lavar apresentará algum tipo de odor ruim se você tiver seguido todos os passo até aqui. Ainda sim, caso isso aconteça, existe uma chance grande de que o mal cheiro esteja vindo da borracha vedadora, ou mesmo dos filtros da máquina que podem não estar escoando a água de maneira apropriada.

Para resolver esse problema, basta remover os filtros, caso sejam removíveis, e retirar os resíduos ali presentes. Caso não sejam removíveis, será preciso de uma atenção maior durante a lavagem de prevenção, se necessário, repetindo o processo uma segunda vez.

Mesmo seguindo todos os passos até aqui, é importante verificar o funcionamento correto da máquina de lavar consultando seu manual. Respeite todas as instruções do fabricante e utilize apenas os produtos indicados e recomendados nas instruções.

A manutenção dessa limpeza geral também é muito importante para conservação da máquina, por isso, repita o processo a cada seis meses ao menos!

Bom, agora que você já sabe como limpar sua máquina de lavar roupas, aproveite também para descobrir quais são os melhores modelos de lavadoras, além de algumas dicas de como deixar suas roupas sempre impecáveis aqui com a gente!


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.