Conheça os tamanhos de micro-ondas

O micro-ondas atualmente é mais do que um mero eletrodoméstico na cozinha. Hoje, é responsável por tornar a preparação de pratos demorados e complexos mais prática, rápida e fácil, deixando o dia a dia de todo cozinheiro muito mais dinâmico. O micro-ondas é um aparelho que tanto descongela porções de comida, como esquenta pratos pré-prontos. Assim, a preparação de uma variedade de receitas, substituindo o fogão e o forno tradicionais de um jeito mais rápido, é uma das vantagens do micro-ondas.

Esse eletrodoméstico está cada vez mais presente nos lares brasileiros. Há variedade de marcas, modelos, recursos, tamanhos e formatos à venda. Mas, como saber qual é o micro-ondas mais adequado ao seu estilo de vida? Família grande ou vida a dois? Mora sozinho? Quais são seus pratos preferidos? Gosta de bancar o chef de cozinha e receber convidados? Ou passa longe da cozinha e gosta mesmo é da praticidade do micro-ondas com seus pratos congelados?
Os pontos mais importantes a serem avaliados na hora de comprar o seu micro-ondas são a quantidade de pessoas que irá utilizá-lo e com que frequência irá fazê-lo. Com essas informações, pensar na capacidade de armazenamento do eletrodoméstico fica mais fácil para escolher qual dos tamanhos dos micro-ondas disponíveis no mercado você vai levar. Confira outros critérios utilizados:

Tamanhos de micro-ondas

1) Há três tipos de micro-ondas à venda, de acordo com os seus tamanhos: os que armazenam até 20 litros; os que comportam entre 21 e 29 litros e os que têm mais de 30 litros.

2) Os micro-ondas com forno de até 20 litros são menores, mais compactos e mais baratos. Compre esse modelo, caso seu uso seja diário e para o preparo de refeições rápidas e pequenas. Ele também é ideal para cozinhas menos espaçosas e famílias menores com frequência de comidas em porções menores ou individuais, por exemplo.

3) Os micro-ondas com tamanho do tipo médio, que comportam de 21 a 29 litros, são indicados tanto para o preparo de comidas mais rápidas, quanto para se arriscar em receitas mais difíceis e demoradas. Geralmente, os aparelhos já contam com receitas pré-programadas entre suas funções.

4) Opte pelos micro-ondas de 30 litros ou mais, caso sua família seja grande e sua casa também. Se o movimento na cozinha é intenso, esse é o melhor modelo. Assim, para famílias com mais de seis pessoas, esse tamanho é ideal.

Vale lembrar que o consumo de energia do produto deve ser levado em conta. Logo, fique de olho na etiqueta do INMETRO e prefira os micro-ondas que consumam menos energia elétrica, os de nota A, que são os mais econômicos.

Gostou das dicas? O que está esperando para comprar o seu? Já tem seu micro-ondas? Conte-nos como o escolheu e se atendeu as suas expectativas!

Comentários

Comentários