Dicas para comprar geladeira

A geladeira é um dos eletrodomésticos mais importantes de qualquer casa, mas escolher uma geladeira não é tão fácil como parece. Além de funcional, ela influencia na estética e na organização do espaço de sua cozinha.

Quais tipos de geladeira existem no mercado?

Uma porta: o modelo mais simples e comum. Seu tamanho é mais reduzido e o freezer é interno, ideal para uma família pequena.
Duplex: o segundo modelo mais comum. Possui duas portas, uma para o freezer na parte de cima e outra para a geladeira. Conserva melhor o que está congelado e tem mais espaço para armazenar os alimentos.
Inverse: também possui duas portas, porém o freezer se localiza na parte de baixo. Um modelo ideal para a família que gosta de praticidade.
Side by Side: muito usada por quem tem uma cozinha espaçosa, as portas da geladeira e do freezer estão uma ao lado da outra. É ideal para quem costuma armazenar uma quantidade grande de alimentos.
French Door: é uma mescla de Side by Side com Inverse, já que na parte de baixo está o freezer e a geladeira possui duas portas. É ideal para quem precisa de espaço e gosta de organização.
Frigobar: um refrigerador completo e ao mesmo tempo compacto. Perfeito para ambientes pequenos, para quem mora sozinho ou passa maior parte do tempo fora de casa.
As geladeiras que normalmente encontramos são de inox ou com a pintura branca (há também modelos, menos comuns, coloridos e de titânio). O inox é mais resistente à corrosão, não descasca e não amarela com o tempo, o que acontece com a pintura branca, mas por outro lado o seu preço é mais alto.

Como escolher a sua geladeira

Há uma série de fatores que devem ser considerados na hora de comprar um aparelho como este. Alguns são óbvios, como por exemplo, a quantidade de pessoas que moram em sua casa: existem modelos grandes e com muito mais espaço se sua família é numerosa ou se, por questões comerciais, você precise armazenar uma grande quantidade de alimentos. Não esqueça de verificar se o tamanho do refrigerador escolhido não ocupará muito espaço de sua cozinha, causando desconforto.

Confira algumas dicas para comprar uma geladeira

Um ponto muito importante na escolha do produto é conferir o gasto de energia informado pela etiqueta energética. Lembre-se que economizar energia não faz somente baixar o valor da fatura, o meio ambiente também é poupado de agressões.
Quanto ao tamanho do refrigerador, tanto o espaço que você tem em sua cozinha quanto a quantidade de pessoas na família podem te ajudar a definir a opção que seja mais funcional. Ele deve permitir que a comida de toda a família possa ser armazenada de acordo com a periodicidade com que as compras são feitas.
Ao medir o espaço do lugar onde será colocada a geladeira, não se esqueça nunca que a porta precisa de um espaço sem obstáculos para ser aberta. É um detalhe que parece óbvio, mas que muita gente deixa de prestar atenção.
Examine bem o interior de cada geladeira. Preste atenção nas prateleiras (de que material são feitas, se são removíveis, resistentes e fáceis de serem limpas), veja se há gavetas para legumes e verduras localizadas na parte de baixo, se há espaço para colocar garrafas que foram abertas (geralmente este espaço se encontra na porta). O que também não pode faltar é o espaço destinado aos laticínios, (localizado na parte de cima da geladeira, logo abaixo do freezer), ali os produtos ficam isolados de outros odores que possam ter na geladeira.
Dê preferência para as geladeiras com sistema Frost Free, cuja tecnologia impede que crostas de gelo se formem no freezer, não havendo necessidade de descongelar como se fazia nas geladeiras com sistema convencional ou cíclico. Este sistema conserva muito mais os alimentos e a água que provavelmente inundaria sua cozinha com o degelo manual, fica em um compartimento e logo evapora.
Observe sempre a etiqueta de eficiência energética antes de comprar o seu eletrodoméstico. A conservação de energia é um dos pontos mais importantes para garantir uma boa compra. No caso da geladeira, prefira as que contenham na etiqueta a letra A. Apesar de ser um pouco mais cara que as demais, o consumo de energia é mais baixo e o custo benefício é compensador para você e para o meio ambiente.
Utilize filtros antibacterianos para refrigeradores. Eles são desodorizadores de ar e reduzem a proliferação de fungos e bactérias, apenas filtrando o ar que circula dentro da geladeira.
É claro que o exterior da geladeira não tem a ver somente com a estética, mas também com a durabilidade. Agora ficou muito mais fácil fazer a melhor escolha.
Se essas dicas te ajudaram na compra da geladeira perfeita, não deixe de comentar!

Comentários

Comentários