Eletrodomésticos ajudam na economia de água

Ter consciência na hora de comprar equipamentos para sua casa é fundamental para economizar mais água

É sempre bom poder colaborar com o meio ambiente, ainda mais mantendo a praticidade no dia a dia. Com os problemas de abastecimento de água que estão afetando muitos estados no Brasil, todos nós temos a responsabilidade de ajudar na economia de água. Para isso, alguns eletrodomésticos se provam como geradores de economia do precioso mineral.

Lava louças

A máquina de lavar louça é uma ótima aliada na economia de água

A máquina de lavar louça é uma ótima aliada na economia de água

Um dos exemplos mais claros de equipamento para economizar água é o lava louças. De acordo com a Sabesp, lavar a louça no eletrodoméstico pode gerar uma economia de até 90% da água, comparado com a lavagem manual.

É claro que, para alcançar a economia de água, sempre se deve utilizar a máquina em sua capacidade máxima. Por exemplo, uma lava louças gasta cerca de 15 litros de água por ciclo de lavagem, enquanto uma lavagem manual poderia consumir 117 litros.

Maquinas de lavar ecológicas

Apesar de gastar muita água, a máquina de lavar roupas ainda é mais econômica do que a lavagem manual

Apesar de gastar muita água, a máquina de lavar roupas ainda é mais econômica do que a lavagem manual

A máquina de lavar roupa é uma das grandes gastadoras de água em uma residência, mas mesmo assim gastam menos água do que lavar as roupas em um tanque. A quantidade de água gasta quando se lava as roupas manualmente pode chegar a 279 litros, de acordo com a Sabesp.

Assim como a maquina de lavar louça, recomenda-se sempre acumular roupas para lavar. Algumas máquinas, aliás, já possuem mecanismos de economizar água, reaproveitando parte da água mais limpa para ser reutilizada em outros ciclos

Chuveiros

A distânica entre o chuveiro e a caixa d'água determina a quantidade de água que ele vaza por minuto

A distânica entre o chuveiro e a caixa d’água determina a quantidade de água que ele vaza por minuto

O banho é outro grande vilão no desperdício de água. Além de tomar banhos mais curtos, o tipo de aparelho utilizado pode ajudar a diminuir a quantidade de água desperdiçada.

Quando se fala de chuveiros e duchas, alguns fatores são importantes para considerar. A pressão de vazão da água, no caso das duchas, é muito influenciada pela distância entre elas e a caixa d’água. Por isso, o MCA, sigla que informa a distância mínima para o bom funcionamento da ducha.

Viu só como economia de água não significa ter uma vida menos prática ? Como você economiza água na sua casa? Comente

Deixe seu comentário