Qual é o melhor fogão para a sua cozinha?

Conhecer os principais modelos, tamanhos, acabamentos e funções é fundamental na hora de comprar ou trocar qualquer eletrodoméstico, principalmente aqueles que são parte ativa do seu dia a dia, como o fogão, por exemplo.

Atualmente, os mais diversos modelos estão disponíveis no mercado, com o objetivo único de trazer conforto e funcionalidade para o seu lar. Porém, essa mesma variedade pode deixar sérias dúvidas na cabeça de quem pretende adquirir um fogão nos próximos meses.

Pensando nisso, montamos um guia simples com os principais modelos e funcionalidades de fogões para facilitar a sua escolha. Confira:

Fogão de piso

O fogão de piso é ideal para cozinhas com móveis pré-prontos.

O fogão de piso é ideal para cozinhas com móveis pré-prontos.

Com um ou dois fornos, o fogão de piso é convencional, seu preço é acessível e dispensa instalação, já que funciona a gás. Opte por um de cinco ou seis bocas, se prepara várias refeições. Para quem mora só ou possui uma família pequena, o mais indicado são modelos de quatro bocas e forno simples.

Fogão de embutir

O fogão de piso

O fogão de embutir deve ser escolhido antes da concepção dos móveis da cozinha.

Se sua cozinha é pequena ou planejada, invista neste modelo. Possui quatro ou seis bocas e forno simples, precisa de instalação e existem versões a gás ou elétricas.

Fogão de mesa

coifa_de_parede_vetro_60cm_220v_tramontina

Para um design mais elegante da cozinha, considere o modelo cooktop.

Conhecidos como cooktops, estes fogões de mesa possuem somente as bocas superiores, dispostas em uma base que é instalada em bancadas ou móveis especiais. A maioria possui trava de segurança para crianças e há modelos com até cinco bocas, a gás ou elétricos. Como não têm forno, é necessária a compra de um aparelho independente, se necessário.

Dicas para uma compra inteligente

O IDEC (Instituto de Defesa do Consumidor) sugere analisar a etiqueta do PBE (Programa Brasileiro de Etiquetagem) antes de efetuar a compra. Os produtos classificados com a letra A são os mais econômicos. Já os modelos classificados com a letra E consomem mais energia.

A classificação existe para que você possa saber a diferença de consumo de energia entre os produtos.

A classificação existe para que você possa saber a diferença de consumo de energia entre os produtos.

A quantidade de bocas vai depender do espaço e das suas necessidades. Se a família é grande, recomenda-se um modelo de cinco ou seis bocas. Já para solteiros ou casais sem filhos, quatro queimadores bastam. Os melhores fogões são os que têm tripla chama: para cozimentos rápidos, uso de panelas grandes e preparo de receitas que exigem calor intenso. Praticamente todos os modelos novos oferecem maior amplitude entre as potências máxima e mínima da chama.

Os eletrodomésticos com forno duplo permitem assar duas receitas diferentes ao mesmo tempo, o que gera praticidade e economia de tempo. Portanto, são os mais indicados para famílias grandes. Os tipos autolimpantes são práticos, pois são aqueles que “queimam” os pingos de gordura na parede do forno.

Outros

Acendimento super automático: É só girar o botão para a chama acender automaticamente. Para desligar, basta girar o botão outra vez. Para casas com crianças, o ideal é checar se os botões possuem trava que impede o acionamento acidental.

Painel Eletrônico: Presente em alguns aparelhos, permite selecionar uma das funções do forno, regular a temperatura e programar início e término do preparo de alimentos.

Válvula Corta Gás: Se a chama apagar, a válvula interrompe o fornecimento de gás automaticamente.

 

Agora que você conhece os diferentes tipos de fogão, acesse a nossa loja e confira os modelos disponíveis.

Deixe seu comentário