Ar-condicionado está fazendo muito barulho, é normal?

ar condicionado

Os aparelhos de ar condicionado possuem motores, ventiladores, turbinas, tubulações, são vários materiais em diferente acabamentos que acabam produzindo algum tipo de ruído. Porém se esse ruído está estranho ou mais alto do que o normal, há possibilidade de necessidade de manutenção. Os motivos para ficar atento são vários, pode ser mal de uso, necessidade de revisão, de limpeza ou até defeito de fábrica.

Saiba, então, o que pode significar um ar-condicionado fazendo barulho.

Instalação

A instalação incorreta do aparelho é uma das maiores causas de ruídos, pois pode causar vibrações dentro do ar condicionado. O indicado é procurar um instalador para verificar e arrumar o problema.

Peças

Se você ouvir um ruído metálico, podem ser peças soltas. Elas também causam vibrações dentro do aparelho e fazem bastante barulho. Desligue o aparelho e abra a grade, use uma lanterna para ver se há alguma peça solta, bloqueio ou objeto indesejado dentro do equipamento.

Grade
As grades frontais também podem fazer barulho. A repetida remoção para limpeza dos filtros pode danificar a grade ou apenas não encaixar direito. Remova e coloque-a novamente e veja se o problema persiste, se sim, chame um especialista.

-> Veja também: Como fazer a limpeza do seu ar-condicionado

 

Lubrificação

A falta de lubrificação do motor causa ruídos persistentes. Caso seja esse o problema, procure um profissional para te ajudar a resolver.

Vazamento do refrigerante

Se o barulho começar quando o compressor arranca, o problema pode ser por um vazamento do refrigerante para o cárter do compressor. Nesse caso procure um especialista para trocar aquecedor do cárter.

E lembre-se: Tentar solucionar os problemas sem a ajuda de um técnico, pode causar riscos a você e ao aparelho.

Há outros vários motivos para deixar um ar condicionado fazendo barulho. Mas a dica é, sempre que houver algo irregular com seu aparelho, procure um profissional. De preferência algum atendimento autorizado da marca do seu aparelho.

Precisando de um ar-condicionado? Simplifica! Tá na cara que no eFácil é mais barato.

 

Deixe seu comentário