Como escolher sua cafeteira

Quem é apaixonado por café, sabe que ter uma cafeteira em casa faz toda a diferença. E como se trata de uma bebida tão popular, existe uma infinidade de modelos e marcas disponíveis, o que é ótimo, mas torna o momento da compra um pouco complicado. Por isso, simplificamos e listamos as melhores dicas para comprar sua cafeteira.

Escolher uma cafeteira vai muito mais do gosto pessoal de cada consumidor do que saber de modelo x ou y é melhor ou pior. Uma boa escolha sempre antecede saber qual é seu gosto.

Coado ou expresso
O primeiro passo para escolher sua cafeteira é escolher se você uma máquina para café expresso ou para café coado. Para saber as principais diferenças entre uma e outra, clique aqui.

Manual ou automática
Se vai optar pelo café expresso, existem as opções de cafeteiras manuais e automáticas. Aqui, mais uma vez, vale o gosto pessoal. Enquanto a máquina automática traz praticidade e agilidade, as manuais são indicadas para quem aprecia o momento do preparo e não se importa em gastar um pouco mais de tempo para fazer isso. Se você ainda não entende muito de cafés e quer se aventurar a ter uma manual, é bom fazer antes um curso de barista pra não acabar deixando a máquina sem utilizar.

Alguns cuidados na escolha:

  • Manuais – se o modelo não vier com moedor acoplado, é preciso comprar um, pois o grão do café deve ser moído na hora.
  • Automáticas – observe o tipo de café que a cafeteira aceita. Algumas só aceitam pó de café, outras grãos, sachês ou até mesmo cápsulas.
  • Café em cápsulas, a nova onda – Hoje, as máquinas de cápsulas e sachês estão sendo cada vez mais utilizadas por quem quer praticidade, mas não abre mão de cafés de qualidade superior e ainda dispor de uma ampla variedade de sabores. Para quem não conhece, é muito simples! Basta encaixar o sachê ou cápsula no compartimento específico, conferir se já tem água suficiente e ligar.

 

 

Tipos de cafeteira:

cafeteira coadorCafeteira de coador
Claro que a gente sabe que não é preciso uma cafeteira pra fazer um café coado, basta água quente, um coador de papel ou de pano e o pó de café. No entanto, existem várias cafeteiras elétricas que facilitam esse processo.
Não existem muitas diferenças entre esses tipos de máquinas, geralmente o que muda é o tipo de coador que pode ser utilizado e se as tecnologias disponíveis, como sistema de aquecimento e timer.

 

cafeteira italianaCafeteira italiana
Esse tipo de cafeteira é ideal para quem já tem o paladar bem apurado e gosta de cafés mais fortes, pois ela permite extrair melhor as propriedades do café. Basicamente, as cafeteiras italianas funcionam como uma panela de pressão e são manuais.

 

 

 

cafeteira aeroexpressCafeteira aeropress
Funciona de forma parecida com a italiana, pois também funciona com pressão, mas trata-se de um equipamento mais simples.

 

 

 

 

cafeteira manual


Cafeteira de expresso manual
Como dissemos anteriormente, esse tipo de máquina é recomendado pra quem já tem conhecimento técnico, pois é preciso controlar a moagem do café e o tempo para a compactação.

 

 

 

Cafeteira-automaticaCafeteira de expresso automática
Como o próprio nome diz, elas fazem tudo. A moagem é feita na própria máquina, bastando o usuário nivelar como deseja seu café. No caso das de cápsulas e sachês, a vantagem é uma maior praticidade e variedade, mas não permitem tanto sabor quanto uma dita “profissional”.

 

 

 

E aí, já está pronto pra escolher a sua? Confira as melhores opções no eFácil.

Deixe seu comentário