Para os dias quentes: Ar-condicionado ou climatizador?

Está quente né? O calor não dá trégua, principalmente em algumas regiões específicas do Brasil, por conta disso a procura por equipamentos de refrigeração é alta. Cada aparelho é adequado para um tipo de ambiente. A questão é saber qual o melhor equipamento para sua necessidade.

Se formos analisar pelo nome ar-condicionado e climatizador parecem bem parecidos, mas não é verdade. Eles têm mecanismos bem diferentes e vamos explicar tudinho para você não ter dúvidas sobre qual escolher na hora de comprar.

 

climatizador-de-arClimatizador

O climatizador é uma espécie de ventilador com água. Ele possui um reservatório de água que puxa o ar do ambiente e devolve com gotículas de água diminuindo a temperatura do ambiente. Além de reduzir a temperatura, o climatizador também umidifica o ar, o que é perfeito para quem tem problemas respiratórios ou mora em um lugar onde a umidade do ar é baixa. Para aumentar ainda mais o frescor do ambiente é possível colocar gelo no reservatório de água, assim o vento fica mais frio.
O Climatizador funciona melhor em ambientes pequenos, e sua maior vantagem é ser compacto. Não precisa de instalação e é fácil de ser manuseado, podendo ser levado para qualquer lugar.
Ganha-se com o climatizador em ecologia e economia. O Consumo de energia é 90% menor do que do ar-condicionado, não agride a camada de ozônio e seu preço é bem mais baixo.

 

 

ar-condicionado-splitAr-Condicionado

O ar-condicionado é bem mais eficaz e potente. Ele capta o ar externo, refrigera e substitui o ar quente do ambiente por ele. Possui um sistema de refrigeração completo, e oferecem funções bem eficientes que garantem um maior conforto.
Ele pode ser regulado com a temperatura que você deseja para aquele ambiente e assim que alcança a temperatura desejada, o compressor é desligado e o equipamento mantém a temperatura constante. Outra vantagem desse aparelho é que ele tem a opção de ser revertido para aquecedor, que é uma boa opção para o inverno.
Existem diversos tipos de modelos de ar-condicionado, e você deve estudar qual melhor se encaixa na sua necessidade antes de comprar.
A desvantagem do equipamento é que ele é bem mais caro e mais trabalhoso. Ele exige a experiência de um técnico especializado para instalação, consome bem mais energia e seu preço é bem mais salgado comparado ao climatizador.

 

Se você tem espaço e/ou tem um ambiente com várias pessoas e procura eficiência o ar-condicionado é mais indicado para você. Logo se não tiver espaço e não quiser investir muito, o climatizador é a melhor opção.

Gostou? Então saia do calor e Simplifica com a gente escolha já o seu.

Deixe seu comentário