Frisante, Champagne e Espumante, qual a diferença?

Quem está iniciando no mundo dos vinhos, pode acabar confundindo entre os vários tipos de vinhos existentes. Não se preocupe, a gente Simplifica! pra você. Não é preciso ser um expert para não pagar mico na hora de escolher seu vinho.

Algumas lições
1ª lição – Vinhos frisantes e espumantes são aqueles fermentados e mantidos com o gás obtido na fermentação.
2ª lição – As cidras não podem ser consideradas frisantes, pois o gás é inserido após a fermentação.
3ª lição – Todo champagne é espumante, mas nem todo espumante é champagne.
Frisante
O vinho frisante é um tipo de vinho que possui pouco gás, aquele que foi produzido na fermentação. É um vinho que possui menor quantidade de gás que os outros e não possui espuma. Ele possui cerca de metade de gás que um vinho espumante. Os lambruscos, produzidos na Itália, são os mais consumidos.
Espumante
Os espumantes são muito famosos na França e sua característica principal é que são originados da segunda fermentação de um vinho base. Muita gente conhece apenas os do tipo Prosecco, mas existem diversos outros, como o Asti, o Sekt e o Cavas.
Champagne
O champagne é o espumante considerado original. Isso porque é um tipo de vinho produzido na França, em uma região conhecida por campagnia, daí a origem do nome. Assim, um espumante só pode ser chamado de champagne se tiver sido produzido nessa região. Ele também envolve algumas peculiaridades, como ser sempre produzido a partir de uvas específicas: chardonnay, pinot noir e pinot meunier, além de outros cuidados. Então, fica a dica: não ouse chamar qualquer espumante de champagne perto de um especialista em vinhos.

Champagne

Conheça também sobre os vinhos Cabernet, Sauvignon, Malbec e Gamay. 

Curiosidade: A expressão “saúde” vem de um hábito bastante curioso. Na Grécia Antiga, sempre que havia um evento onde as pessoas iriam beber vinho, o anfitrião sempre dava o primeiro gole do vinho. A intenção era provar que a bebida não estava envenenada.

Procurando por vinhos com qualidade e bom preço? A gente Simplifica!

Deixe seu comentário