Comidas light: receitas de verão

Está com problemas para encontrar comidas light em dias mais quentes? Então confira nossa seleção de receitas e prepare-se para o verão!

Durante os períodos de muito calor, além de ficar atento à hidratação, precisamos nos esforçar para consumir todos os nutrientes necessários para o bom funcionamento do nosso organismo. Afinal, o verão ainda não chegou, mas o clima quente já se instalou confortavelmente em nosso país.

Quando o assunto é comer em dias mais quentes, nosso corpo pede uma alimentação mais regrada, leve e comidas light. Isso deve ser uma prioridade, já que durante o verão perdemos muitos nutrientes através da transpiração e da grande quantidade de líquidos que ingerimos.

Além de leves e refrescantes, os alimentos consumidos no verão precisam ser nutritivos e as refeições bem completas, já que temos a tendência de abandonar as regras e horários de alimentação por conta da indisposição que o calor costuma causar. Sendo assim, redobrar a atenção na hora das refeições é fundamental.

Segundo Aline Gomes, nutricionista e consultora do Grupo Zênite, durante o verão o melhor é optarmos por comidas light mais leves como as verduras, os legumes e as frutas. “Eles são excelentes fontes de minerais e vitaminas, além das fibras que auxiliam na redução do colesterol, prolongam a sensação de saciedade, melhoram o funcionamento do aparelho gastrointestinal e trazem outros benefícios” ensina.

Se você também se preocupa com a sua saúde durante os dias de altas temperaturas, confira alguns pratos incríveis e leves, ideais para o verão. As receitas foram cedidas pela nutricionista Aline. Confira:

Comida light: Risoto de Cenoura e Brócolis

Esse risoto é uma opção de acompanhamento saudável

Esse risoto é uma opção de acompanhamento saudável

Rende: 2 porções

Ingredientes

1 cebola pequena
2 dentes de alho
2 colheres de sopa de azeite
1 tomate cortado em cubos
2 cenouras médias raladas
2 xícaras de chá de brócolis cozido e picado
2 xícaras de chá de arroz integral cozido
1 colher de sopa de farelo de aveia
cheiro-verde a gosto

Modo de Preparo

Refogue a cebola e o alho no azeite, adicione o tomate e deixe em fogo baixo por 3 minutos. Acrescente a cenoura, o brócolis e duas xícaras de chá de água. Deixe cozinhar por cerca de 8 minutos. Acrescente o arroz e o farelo de aveia, cozinhe por mais 3 minutos e apague o fogo. Salpique o cheiro-verde e sirva em seguida.

Comida light: Macarrão Integral com Atum

O macarrão integral possui mais fibras do que a versão normal

O macarrão integral possui mais fibras do que a versão normal

Rende: 2 porções

Ingredientes

500g de macarrão integral
1 lata de atum
10 tomates-cerejas
2 dentes de alho amassados
manjericão picado a gosto
orégano a gosto
azeitonas verdes picadas a gosto

Modo de Preparo

Cozinhe o macarrão em água fervente até ficar al dente. Escorra e reserve. Em uma panela, coloque os tomates, o alho, manjericão e o orégano com um pouco da água do cozimento da massa. Deixe ferver por aproximadamente 3 minutos e acrescente o atum e as azeitonas. Misture ao macarrão e sirva imediatamente.

Frango grelhado com mel e salada de frutas e verduras

Prefira as carnes brancas, como frango, peru e peixes

Prefira as carnes brancas, como frango, peru e peixes

Rende: 2 porções

Ingredientes

2 filés de frango limpos
2 colheres de sopa de mel
suco de um limão
sal a gosto
azeite a gosto

Salada

1 xícara de chá de alface
1 xícara de chá de agrião
1 xícara de chá de rúcula
1 maçã picada
1 pera cortada em cubos
½ xícara de chá de abacaxi picado
½ xícara de chá de mamão papaia picado
½ xícara de chá de hortelã picada
2 colheres de semente de linhaça

Molho

¼ xícara de chá de suco de limão
1 colher de sopa de azeite extra virgem

Modo de Preparo

Em em bowl pequeno, misture o mel, o limão e o azeite. Tempere o peito de frango com sal e leve ao grill. Deixe dourar de 3 a 5 minutos de cada lado e, ao virar, pincele a mistura de mel enquanto cozinha. Continue a grelhar até que o frango esteja cozido e dourado. Reserve.

Organize as folhas em um refratário e acrescente as frutas por cima. Misture todos os ingredientes do molho e o acrescente ao refratário. Salpique a salada com a hortelã e a semente de linhaça. Sirva com o frango grelhado.

Aproveite essas deliciosas receitas e comece a cuidar, desde já, da sua alimentação. Comente!

Deixe seu comentário