Homus, a pasta árabe rica e nutritiva

Você com certeza já comeu ou ouviu falar do homus, uma deliciosa pasta de grão de bico ideal para aperitivos. Quer aprender a fazê-la em casa? Então confira:

Se perguntarmos a 10 pessoas qual é o prato árabe mais tradicional que conhecem, 9 delas responderá: Homus. Isso por que a deliciosa pasta de grão-de-bico temperada, servida comumente como aperitivo ou para acompanhar assados, é tão saborosa quanto impressionante.

A primeira menção ao homus foi feita por Platão e Sócrates, por volta de 400 a.C, quando ambos listaram a importância do consumo do grão-de-bico para a saúde. Mas, para conhecer sua origem, devemos entender um pouco de suas (várias) possíveis origens. Uma das versões conta que o homus foi criado pelo sultão Saladin, líder dos muçulmanos nas últimas cruzadas contra os cristãos, e afirma que a receita original da pasta é guardada até a atualidade por seus descendentes. Segundo a lenda, o prato que conhecemos como homus seria apenas uma imitação.

Historicamente, acredita-se que alguns povos egípcios criaram o que pode ser a receita que originou o famoso homus. Eles misturavam o grão-de-bico com vinagre, transformando a mistura em uma pasta azeda que era servida com assados. Mesmo assim, a data de surgimento da receita como conhecemos atualmente é incerta e o amor por ela povoa todo o Oriente Médio, onde é servida até cinco vezes na semana e consumida tradicionalmente por famílias há séculos e séculos.

Apesar de tão importante e querida, a receita é mais simples do que parece. Quer aprender como fazer homus? Então confira o passo a passo do prato, cedido ao Simplifica! pela nutricionista Karen Oliveira, do Cevisa e parceira da Superbom.

Receita de Homus

receita-de-homus

Ingredientes

500g de grão-de-bico
1 colher de sopa de tahine (pasta de gergelim)
1 cebola ralada
2 dentes de alho amassado
sal, suco de limão e azeite a gosto

Rende: 500g de homus

Modo de preparo

Deixe o grão-de-bico de molho de um dia para outro. No dia seguinte, troque a água e coloque-o para cozinhar na panela pressão por 40 minutos, ou até ficar macio. Passe os grãos cozidos no liquidificador com um pouco da água do cozimento e reserve.

Misture o tahine, o limão, o sal, a cebola e o alho amassado. Bata com um garfo até obter uma pasta mole, parecida com um mingau. Se precisar, acrescente um pouco de água. Em seguida, misture o azeite e acrescente à pasta de grão-de-bico, misturando bem. Prove o sal e o limão, regue com um pouco mais de azeite e enfeite com folhas de hortelã ou salsinha picada.

Sirva da forma que desejar.

Viu como é simples? Agora é só preparar a receita de homus e surpreender seus amigos e sua família.

Ah, não esqueça de compartilhar seus resultados com a gente nos comentários!

Deixe seu comentário