Receitas ideais para o seu Natal

Receitas ideais para o seu Natal

Quer aprender algumas receitas ideais para o seu Natal, feitas de forma rápida e fácil? Então confira nossa seleção e surpreenda-se. Vem que a gente Simplifica!

O fim de ano já está chegando e todos nós temos na gaveta algumas receitas de Natal que acompanham nossas famílias há gerações. Mas, por melhor e mais clássicas que sejam as receitas de família, inovar sempre é uma boa ideia quando o assunto é reunir quem amamos e saborear pratos incríveis.

Para te ajudar a surpreender seus familiares neste Natal, pedimos a ajuda dos chefs Evandro Povh e Lucio e Helena Manosso, da Salt & Pepper, que desenvolveram algumas receitas exclusivas para dar ainda mais sabor à sua comemoração. Depois destas dicas, vocês vão criar outras saborosas receitas tradicionais de família, pode acreditar. Confira:

Receitas de Natal

Tender glaceado com mel e especiarias

O tender é um dos pratos clássicos no Natal
O tender é um dos pratos clássicos no Natal

Ingredientes

1 tender
200g de melado
150ml de vinho branco seco
4 unidades de cravos da índia
gengibre ralado a gosto
pimenta-do-reino a gosto
4 unidades de canela em pau

Rende: 10 porções

Modo de Preparo

Retire a casca e risque o tender na horizontal e na vertical, fazendo cortes quadriculares. Misture o melado e o vinho branco seco com os cravos, um pouco de gengibre ralado, pimenta e a canela, mergulhando o tender na mistura. Coloque em uma forma funda, cubra com papel alumínio e leve ao fogo preaquecido a 180°C por 40 minutos. Retire o papel alumínio e doure por mais 10 minutos. Decore com frutas secas e frescas e sirva em fatias bem finas.

Filé Mignon à Wellington

O file mignon à Wellington é um prato sofisticado e delicioso
O file mignon à Wellington é um prato sofisticado e delicioso

Ingredientes

800g de filé mignon (peça)
300g de massa folhada em rolo
150g de presunto parma
400 g de cogumelo paris
2 colheres de sopa de azeite
3 colheres de sopa de mostarda
3 gemas
sal e pimenta-do-reino a gosto
manteiga para untar a assadeira

Rende: 6 porções

Modo de Preparo

Em um processador, coloque os cogumelos e tempere com sal e pimenta, triturando bem até obter uma pasta. Despeje a mistura em uma frigideira e cozinhe por 15 minutos, até secar toda água do cogumelo. Reserve.

Tempere a peça de filé mignon, já limpa, com sal e pimenta e, em uma frigideira, coloque com azeite e frite rapidamente a carne para selar por todos os lados. Em seguida, passe a mostarda por toda peça de carne e reserve.

Cubra uma superfície lisa com plástico filme e, sobre ela, estenda as fatias de presunto parma. Espalhe o cogumelo sobre as fatias de presunto e acomode o filé mignon no centro do preparado. Enrole o filé como se fosse um rocambole, mantendo o plástico filme, apertando bem inclusive nas laterais. Depois leve à geladeira por 30 minutos. Após a refrigeração, abra a massa folhada, retire o plástico filme e posicione o filé no meio da massa. Passe a gema levemente batida nas laterais da massa e embrulhe o filé com a massa. Leve-o à uma assadeira untada com manteiga, pincele a massa com a gema e faça cortes pequenos e superficiais, para que não crie ar. Leve ao forno baixo preaquecido a 180°C por 20 minutos ou até que a massa esteja dourada.

Retire do forno, corte em fatias grossas e sirva com o acompanhamento que desejar.

Cuscuz marroquino de frutas secas e castanhas

Deixe o cuscuz mais natalino com as frutas secas e castanhas
Deixe o cuscuz mais natalino com as frutas secas e castanhas

Ingredientes

2 xícaras de chá de trigo para cuscuz marroquino
1 cebola picada
1 alho poró em fatias finas
4 dentes de alho picados
2 xícaras de chá de caldo de galinha
1 xícara de chá de frutas secas variadas (tâmaras, uva passa, damasco, figos)
1 xícara de chá de nozes e oleaginosas variadas (nozes, macadâmia, amêndoas)
1 colher de sopa de azeite
2 colheres de sopa de manteiga
salsinha, cebolinha e hortelã a gosto
sal e pimenta-do-reino a gosto

Rende: 4 porções

Modo de Preparo

Em uma vasilha com tampa, coloque o trigo para cuscuz marroquino e adicione o caldo de frango quente. Misture, tampe e deixe hidratar por cinco minutos. Passado esse tempo, junte uma colher de manteiga, misture, solte bem com um garfo e reserve.

Aqueça o azeite e uma colher de manteiga em uma frigideira e doure o alho. Em seguida, acrescente a cebola e o alho poró, refogando por 2 minutos. Junte as frutas secas, misture bem e, por último, acrescente as nozes. Junte essa mistura ao cuscuz já hidratado, acerte o sal e a pimenta, adicione salsinha, cebolinha e hortelã a gosto. Sirva como acompanhamento.

Cheesecake com calda de frutas vermelhas

O cheesecake é uma ótima sobremesa natalina
O cheesecake é uma ótima sobremesa natalina

Ingredientes

Massa:

150g de bolacha tipo Maisena
50g de aveia em flocos finos
120g de manteiga sem sal

Recheio:

600g de cream cheese
4 ovos
1 xícara de chá de açúcar
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de chá de essência de baunilha
Suco de ½ limão
1 colher de sopa de raspas de limão

Calda:

200g de geleia de frutas vermelhas
morangos, framboesas, amoras frescas e hortelã para decorar

Rende: 6 porções

Modo de Preparo

Para a massa:

Triture as bolachas até o ponto de uma farinha grossa. Em uma tigela, misture a bolacha, a aveia e a manteiga até obter uma farofa úmida. Forre o fundo de uma forma de aro removível com papel manteiga, unte as laterais com um pouco de manteiga e disponha a massa no fundo, alisando com as costas de uma colher. Asse em forno preaquecido à 180ºC por aproximadamente 10 minutos, ou até que a massa fique ligeiramente dourada. Reserve.

Para o recheio:

No processador, coloque o cream cheese, a farinha e o açúcar e misture bem. Acrescente os ovos, um a um e continue a processar. Junte a baunilha, as raspas e o suco de limão, misturando até obter um creme liso e homogêneo. Disponha o creme na forma com a massa preassada e leve ao forno preaquecido a 170ºC por 45 minutos, ou até que o recheio esteja firme. Deixe esfriar e leve a geladeira por, no mínimo, 4 horas antes de servir.

Montagem:

Desenforme o cheesecake, cubra com a geleia e sirva decorado com as frutas frescas e um ramo de hortelã.

Agora ficou mais fácil planejar sua ceia de Natal, não é mesmo?

Comente!


Gostou do conteúdo? Então compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.