Risoto de carne seca, abóbora e gorgonzola

Um risoto é sempre uma boa alternativa para aquele jantar especial. Então, se você gosta de inovar na cozinha, vai adorar essa receita de risoto de carne seca com cubos de abóbora japonesa e farelo de gorgonzola, gentilmente cedida pela Dani, do blog Cozinha Travessa. Veja:

Ingredientes

  • 6 xícaras de café de arroz arbóreo
  • 1 caixinha de carne seca desfiada pronta para o consumo
  • 1/3 de abóbora japonesa em cubos sem casca e pré-cozidos
  • 2 colheres de sopa bem cheias de manteiga sem sal + 1 colher para finalizar
  • 2 litros de caldo de carne (2 litros de água quente + 2 tabletes ou sachês de caldo de carne)
  • 1 cebola média picadinha
  • 150 ml de cachaça
  • gorgonzola (o quanto baste)
  • sal e pimenta do reino a gosto

Preparo

Etapa 1

Descasque a abóbora e pique em cubos. Coloque na água e leve ao fogo apenas para amaciá-la, não para cozinhar e deixar desmanchar. Escorra a água e reserve. Em uma panela grande, aqueça a manteiga e refogue a cebola picadinha. Acrescente a carne seca e deixe fritar bem. Acrescente o arroz arbóreo (sem lavar), mexa bem e deixe refogar mais um pouco. Mexa constantemente de forma a não queimar o arroz e o suficiente apenas para incorporar os ingredientes. Depois de 1 minuto, diminua o fogo para médio e adicione a cachaça. Continue mexendo. Nesta etapa, todo o álcool da bebida vai evaporar.

Etapa 2

Assim que a cachaça for absorvida pelo arroz e começar a secar, comece a acrescentar as primeiras conchas do caldo de carne quente, que deve ficar pronto antes de você começar o risoto. Acrescente sempre duas conchas por vez e não pare de mexer, não se esquecendo de esfregar o fundo da panela com a colher e deixando-o bem limpo, para que o arroz não grude. Vá acrescentando mais conchas de caldo a medida que a água for secando. Deixe o risoto secar um pouco mais e continue mexendo, observando sempre a textura do arroz e acrescentando mais caldo quando necessário.

Etapa 3

O ponto do arroz deve ser al dente e, a esta altura, ele já triplicou de tamanho e rendeu, enchendo a sua panela. Acrescente agora os cubos de abóbora e misture bem. O risoto não pode secar, não é soltinho como o arroz comum, mas sim macio e cremoso.

Experimente para ver se haverá necessidade de colocar sal, se houver, coloque um pouco, mas lembre-se que você vai colocar gorgonzola por cima. Desligue o fogo e adicione a última colher de manteiga, que deverá deve estar bem gelada, no centro da panela. Misture delicadamente, sem encostar a colher na manteiga, ou seja, misture pelas bordas da panela, de forma que manteiga fique no meio e vá se desfazendo aos poucos. Isso ajudará o seu risoto a ficar com brilho e dar um gostinho especial. Sirva imediatamente, com gorgonzola esfarelada por cima e pimenta do reino moída na hora.

A receita serve 6 pessoas e deve ser consumida imediatamente após o preparo. Bom apetite!

Deixe seu comentário