Você é #coffeelover? Confira 5 receitas especiais feitas com café

Aproveite seu amor por café e inove com receitas deliciosas da bebida

Seja por amor ou apenas para afastar o sono, o café se tornou um hábito que faz parte do dia a dia de muitos de nós. Segundo a ABIC (Associação Brasileira da Indústria de Café), 95% da população com mais de 15 anos no país consome, no mínimo, uma xícara de café diariamente.

Delicioso e saudável, a bebida in natura não possui calorias e tem ação antioxidante, é rica em potássio, sódio, ácido fólico, magnésio, fósforo e outros minerais. Além disso, ajuda na prevenção de doenças como o câncer, evita a perda de memória, melhora o desempenho do fígado e auxilia os diabéticos na redução dos níveis de glicose no sangue.

O encanto e a versatilidade do café é tão grande que faz com que os apaixonados pelo grão transformem seu amor em trabalho. Esse é o caso do barista, profissional que dedica sua vida a tirar o melhor do fruto do cafeeiro. Verdadeiros especialistas em café de alta qualidade buscam trabalhar todo o potencial do grão, seja em um simples espresso ou em drinks mais elaborados.

Segundo Ricardo Rodrigues, barista e consultor técnico da Café Utam, em Ribeirão Preto-SP, “a bebida harmoniza com diversos alimentos, como chocolates, castanhas, nozes e algumas frutas cítricas. O grão também pode ser aproveitado como ingrediente para molhos, carnes e acompanhamentos”.

A segunda bebida mais consumida pelos brasileiros também é um símbolo de conforto e boas-vindas. Por isso, para comemorar todo nosso amor pelo café, aprendemos com o Ricardo 5 receitas exclusivas feitas com o astro principal. Brinde com a gente:

Especiarias como canela, cravos e o anis estrelado são ideais para dar um toque de requinte ao seu café

Especiarias como a canela, o cravo e o anis-estrelado são ideais para dar um toque de requinte ao seu café

Mocca Espanhol


Ingredientes:
50 ml de Brandy
50 ml de Amarula
100 ml de leite
50 ml de Ganache
Um espresso curto

Montagem:
Em um liquidificador, bata o leite com a Amarula e reserve. Coloque a ganache na taça, acrescente o leite batido com Amarula, o Brandy e o café espresso (retire o café de sua cafeteira expresso 1h antes do preparo do drink e reserve). Para decorar, utilize o chantilly e distribua as gotas de chocolate por cima.

Violleta Café


Ingredientes:
30 ml de cachaça
30 ml xarope de violeta
Um espresso
Duas colheres de chantilly

Montagem:
Escolha um copo alto, acrescente a cachaça, o xarope de violeta e o café espresso, deixando que a bebida se misture sozinha. Finalize o drink decorando com o chantilly.

Café com Avelã


Ingredientes:
Um espresso
30 ml de xarope de avelã
100 ml de leite vaporizado
Uma colher de sobremesa de creme de avelã

Montagem:
Misture o xarope de avelã com o creme de avelã até formar uma pasta. Coloque a pasta em uma taça, acrescente o leite vaporizado e finalize com o espresso quente.

Drinks com café harmonizam muito bem com chocolates, diz

Drinks com café são muito bem vindos em reuniões informais, após um almoço ou jantar, diz o barista Ricardo Rodrigues

Irish Coffee


Ingredientes:
50 ml dose de Irish Whiskey
100 ml doses de Espresso
50 ml dose de chantilly
Grãos de café
Meia colher de açúcar mascavo.

Montagem:
Comece a montagem escaldando a taça com água quente. Depois coloque o açúcar mascavo, acrescente o whisky e o café espresso quente. Decore o drink com chantilly e grãos de café.

Café Caipira


Ingredientes:
Um espresso
100 ml de leite vaporizado
Uma colher de doce de leite
Uma paçoca de amendoim

Montagem:
Misture a paçoca com o doce de leite e coloque a mistura em um copo. Vaporize o leite e coloque por cima da mistura. Para finalizar, acrescente o espresso quente.

Gostaram? Compartilhe você também suas receitas com café aqui nos comentários! 🙂

Deixe seu comentário