Entenda como desentupir fogão

Alimentos preparados no fogão a gás fornecem um calor de cozimento muito mais uniforme e consistente do que os aparelhos elétricos. No entanto, esse tipo de fogão está sujeito a entupimento.

Os jatos de gás que levam o combustível para o sistema de ignição estão localizados abaixo dos queimadores. Com o tempo, estes jatos podem ficar obstruídos devido aos detritos que vão se acumulando, o que produz uma chama irregular ou bocas que não funcionam. A limpeza cuidadosa renova os jatos do fogão a gás e prolonga a vida útil do seu aparelho.

Com estas dicas de como desentupir fogão, você pode reacender as bocas que estão inutilizadas e fazer com que seu fogão volte a funcionar como quando saiu da loja. Confira:

Como desentupir fogão

Materiais que você utilizará:

  • Chave de fenda
  • Escova de limpeza fina ou pincel da espessura do jato de gás
  • Manual

Cuidados:

  • Nunca tente consertar um jato de fogão a gás com o combustível ligado. O gás pode facilmente vazar, o que pode causar uma explosão e, consequentemente, ferimentos graves.
  • Não coloque nenhum líquido de limpeza no jato de gás para remover os detritos. A umidade desse produto pode oxidar o jato, prejudicando seu funcionamento.

Desentupindo:

  1. Localize a válvula de gás atrás do fogão e a desligue para evitar que o gás escape enquanto você trabalha. Se necessário, mude a posição do fogão para alcançar a válvula com segurança.
  2. Desligue o fogão da tomada.
  3. Localize os jatos de gás em cada queimador. Geralmente, nos fogões convencionais, existem dois jatos em cada queimador. Os modelos e formas dos jatos são diversos, mas em geral são bicos como o modelo abaixo:entenda-como-desentupir-fogao-jato
  4. Retire os parafusos que prendem um dos jatos utilizando uma chave de fenda. Cada fabricante usa uma quantidade e tipo de parafuso diferente para cada modelo. Consulte o manual para obter informações sobre as características do parafuso do seu fogão.
  5. Coloque um pincel fino na abertura do jato fogão a gás e lentamente movimente o pincel dentro da abertura para soltar os detritos.
  6. Descarte as sujeiras cuidadosamente, virando o jato de cabeça para baixo dentro de uma lata de lixo.
  7. Encaixe o jato de volta na porta do queimador. Posicione o jato junto do braço de seu suporte e coloque os parafusos com uma chave de fenda.
  8. Repita o processo para o resto dos jatos. Em seguida, conecte o cabo elétrico de volta, gire a válvula de gás de volta e, se necessário, coloque o fogão em sua posição inicial.
    Pronto! Agora você já pode usar o seu fogão como se fosse novo.

Comentários?

Gostou do artigo? Confira as ofertas de fogão no eFácil

Deixe seu comentário